Eu tenho Conan Exiles na Steam desde seu lançamento de Early Acess, quando o jogo ficou famoso por ter nudez completa e possibilidade de aumentar o tamanho do peito das personagens e da rola dos homens.

Na época eu tentei jogar mas era quase impossível. Os servidores não funcionavam muito bem, ele era mal otimizado e sua interface e tutorial eram terríveis a ponto de ser complicado entender que podia pegar gravetos e pedras no chão. Por isso, como tinha recebido o jogo para escrever sobre, achei melhor esperar o lançamento oficial, já que uma análise de um Early Acess não é de forma alguma, uma boa ideia.

Foi exatamente isso que fiz. No dia 8 de maio, Conan Exiles foi lançado oficialmente e lá fui eu jogar por curiosidade-já que eu recebi ele para escrever no finado Player 2. Abri acreditando que jogaria por 30 minutos, iria ver algumas melhorias e sair. O problema é que esses 30 minutos se transformaram em praticamente um dia inteiro.

O game melhorou muito e se tornou mais divertido do que outros games do gênero. Ele não tem tantas diferenças em sua base, é um jogo de sobrevivência e o jogador precisa evoluir seu personagem e aos poucos construir base, explorar e achar novos recursos. Entretanto, o que mais me prendeu no jogo foi sua mecânica de luta.

Diferente de jogos como Ark, Conan Exiles tem um combate divertido. Ainda que muito simples, poder travar a mira no inimigo, ter dois golpes diferentes com animações próprias em cada estilo de arma, e precisar ser ágil tanto em golpe quanto desvios foi surpreendente. Mesmo que o foco do game não seja o combate, a existência dele e a forma como funciona conseguem deixar o jogo como um todo mais divertido.

Graças ao combate eu acabei dando mais chance para o jogo e me permiti impressionar com outros detalhes comuns do gênero. É impressionante ver a comunidade de um pequeno servidor criando suas próprias histórias e conversando sobre o que estão fazendo. Chega a ser inspirador ver as construções que diferentes clãs fizeram. No servidor que estou jogando por exemplo, criaram uma base imensa próxima a uma cachoeira e chega a ser bonito de ver.

Eu tinha muito preconceito com esse tipo de jogo, me parecia um colecionismo que não funciona comigo. Uma vontade bizarra de ter o maior castelo com as melhores criaturas e itens do jogo. De qualquer forma, Conan Exiles conseguiu abrir meus olhos, estou até mesmo pesquisando outros do mesmo estilo para testar. O curioso é que eu só me permite descobrir esse mundo graças ao combate, a mecânica mais básica entre todos os jogos.

Conan Exiles está disponível para PC, Playstation 4 e Xbox One.