BGS2018: Entre aviões e blocos na realidade virtual

Escrito por Silvio Diaz
BGS18

A Brasil Game Show 2018 estava repleta de jogos em VR e entre os stands que levaram o equipamento para a feira, a Sony era a mais interessante. Misturando jogos já lançados, com demos de games que ainda não estão disponíveis, os visitantes podiam sentir um gosto da realidade virtual de hoje e da que está por vir.

 Em minha ida a BGS decidi experimentar os dois jogos que ainda não foram lançados: Tetris Effect e Ace Combat 7 VR. Duas experiências completamente diferentes e incríveis.

Enquanto com Tetris Effect, jogo desenvolvido por Mizuguchi(Rez, Space Channel 5 e etc) eu tive uma experiência mágica e completamente fora da realidade, Ace Combat 7 me fez sentir um medo real e não demorou pra me deixar enjoado de uma boa maneira.

No caso de Ace Combat 7, tudo funciona como o esperado. É verdadeiramente um jogo de “aviãozinho” com VR. Com visão em primeira pessoa, o jogador pode olhar os controles do jato, ter visão comleta pela janela do jato e precisa alinhar tanto o avião quanto a visão para acertar o inimigo. A questão é que você realment-e acredita por um segundo que está voando, ou se desce com tudo, parece mesmo que está caindo. Tudo isso sem dar tontura.

Óbvio que dá um frio na barriga e um pouco de enjoo, mas não é nada fora do comum, é como um brinquedo de parque de diversão que te permite sentir estar de cabeça para baixo sem estar. Foi uma verdadeira surpresa o como tudo funciona bem e me fez sair querendo um VR, mesmo que o que tenha me surpreendido mesmo tenha sido Tetris Effect.

Tetris Effect é o mais próximo de algo mágico que pude presenciar. A cada linha completada, além de pontos o jogador recebe como os efeitos visuais como prêmio. Brilhos e criaturas feitas de partículas brilhantes saem do Tetris e criam um show de efeitos bem na sua cara.

Além dos efeitos visuais, o jogo altera seu estilo artístico quando o jogador bate uma quantidade de linhas completas e se torna cada vez mais musical. Não é apenas algo de fundo, quando move ou gira a peça, ela faz sons diferentes e se encaixa perfeitamente com a música.

É um show de luzes e som em realidade virtual que consegue tornar ainda mais interessante a base de um dos jogos mais perfeitos já feito. Jogar alguns minutos de Tetris Effect conseguiu me arrancar um pucado de sorrisos pela sua magia. É impressionante ver o que está sendo feito com ele, principalmente em VR.

Tetris Effect conseguiu me mostrar não só a tecnologia, mas como pode funcionar a magia de um jogo quando estamos completamente focados nesse “mundo virtual”.