Critica: Cluster Truck, manifestações de um mal controle

Escrito por Silvio Diaz
Crítica

Diferente das manifestação que estão acontecendo no Brasil, em Cluster Truck os caminhões estão correndo o mais rápido que podem. Nesse mundo em que diesel não importa o jogador precisa saltar entre diversos caminhões até o fim da fase,sendo desafiado por esses caminhoneiros lunáticos e a física, Cluster Truck é um jogo de plataforma descontrolado e que requer pensamento rápido e reflexos para vencer.

O problema é que a versão de Nintendo Switch de Cluster Truck tem uma dificuldade extra na mistura. O terrível mapeamento de controles no console estraga qualquer possibilidade de reflexo e tornam algumas fases apenas frustrantes.

Essa dificuldade extra seria solucionada com a mudança do botão de pulo. A versão de Nintendo Switch obriga o jogador a saltar com o botão B do controle, sendo assim, para mover a câmera e escolher o melhor lugar para pousar é preciso tirar o dedo do botão e ir para o analógico direito. Esse curto tempo é o suficiente para criar confusão e dificultar absurdamente a precisão. Essa limitação é escancarada em fases que é preciso mudar de direção no meio do pulo.

Bastava permitir configurar os botões e o problema se resolveria. A possibilidade de pular com um dos gatilhos, por exemplo, deixaria que um dos dedos se mantivesse no analógico e o controle da câmera funcionaria de forma muito mais precisa.  Um controle parecido com FPS, em que o tiro seria o pulo. 

Esse pequeno problema estraga completamente o ato de jogar Cluster Truck no Nintendo Switch. Mesmo que ele tenha sido feito inicialmente para se jogar com mouse e teclado, um port para qualquer outro aparelho não é apenas sobre rodar bem com bons gráficos, mas também adaptar a forma de jogar, algo que foi completamente ignorado na versão para o console da Nintendo a tornando apenas frustrante.