Crítica: Pokémon Let’s Go é uma grata surpresa

Escrito por Silvio Diaz
Crítica

Pokémon Let’s Go Evee ou Pikachu podem ser extremamente decepcionantes a primeira vista. Let’s Go não é exatamente o que se esperava quando se pensava na vinda dos jogos principais de Pokémon para um console. Ainda sim, após jogar o game, fica claro que ele é um meio termo entre o que já foi e o que pode ser, o que no fim, não é tão ruim quanto parece.

De qualquer forma o que chama mais atenção em Pokémon Let’s Go e parece ser a maior utilização do hardware do Nintendo Switch são seus gráficos. É a primeira vez que um jogo de Pokémon é lançado oficialmente em High Definition, e mesmo comparando as renderizações HD de Pokémon para 3Ds em emulador com Let’s Go, ainda que parecido, existe uma diferença artística interessante.

O visual de Pokémon Let’s Go parece uma mescla do que eles podem fazer com uma representação  fiel da versão Yellow. Os personagens estão nos mesmos lugares e as casas e ginásios seguem as mesmas ideias, entretanto, tudo é mais bonito e vivo. Desde os pokémon que podemos tirar da pokebola para nos seguir, até os selvagens que dessa vez aparecem andando pelos matinhos.

As animações dos pokémon no mundo são bem feitas e divertidas de se ver, um aspecto do game que os fãs desejam a anos e finalmente está no jogo. É uma verdadeira evolução que tem aos poucos se aprimorando na franquia e agora no Switch tem ainda mais força. As batalhas também melhoraram no quesito visual. Dessa vez é muito mais interessante deixar as animações ativadas, pois além de bonitas, elas sabem o tempo exato para terminar. Algo que torna a luta ainda mais interessante para o jogador.

Eevee Pokémon Let's Go

Essa mudança gráfica também se aproveita da maior mudança do game. Seguindo os passos de Pokémon Go, a maneira de capturar as criaturinhas mudou. Em Let’s Go  não é preciso lutar e as enfraquecer o pokémon selvagem. basta acertar a pokébola e contar com pontaria e sorte. Uma maneira muito bonita, que mesmo que não pareça. funcionou perfeitamente.

Eu mesmo fui um dos milhares que olhou feio para a mudança. A ideia de trazer algo de Pokémon Go para o RPG core parecia uma ideia ruim e fora de contexto, sendo que jogando, não demora para que essa ideia se torne ótima.

Pokémon Let's Go capturar

Graças a essa maneira de capturar, os pokémon ganham mais vida, é divertido ver eles ali na tela, com seus modelos 3D agindo e se movendo como parte do mundo.  Lutar contra pokémon selvagem sempre foi chato e o jogo reconheceu isso. Graças a essa mudança, é muito mais fácil experimentar novos pokémon e se focar nas lutas contra outros treinadores, as batalhas que realmente importam.

Graças a isso, mesmo sendo um remake com mapas e objetivos iguais ao Yellow, Pokémon Let’s Go consegue agradar os fãs e os novatos. Óbvio, implementar o sistema de captura de Pokémon Go é uma tentativa de trazer novos jogadores, mas os desenvolvedores claramente não esqueceram, em momento algum, do que faz pokémon ser divertido.

Até mesmo o sistema de encontro aleatório de Pokémon se manteve mesmo que agora eles apareçam diretamente no mapa e isso só tornou o jogo melhor. Dessa vez não existe toda a burocracia desnecessária de lutar contra vários pokémon até encontra-r o que realmente importa, basta esperar, andar e observar o que surge na tela. Algo que não chega a tornar o game ainda mais fácil, só menos burocrático.

Let’s Go Evee e Pikachu são bons jogos. Não é o melhor Pokémon já feito, mas tem muita coisa boa nele. As batalhas são legais, existe um aumento na exploração quando comparado aos jogos mais recentes e mais uma vez, desde o X e Y a  Game Freak demonstra estar correndo atrás para tornar a franquia mais acessível. Menos burocrática e focada na diversão.

Pokémon Interested in your mom

Pokémon Let’s Go é uma grata surpresa para os que não estavam animados com as mudanças e um ótimo jogo para quem já estava empolgado com as implementações do game de celular. É um jogo que realmente vale a pena e só torna ainda mais interessante o futuro da franquia.