Jogamos Sekiro Shadows Die Twice

Escrito por Silvio Diaz
BGS18

A demo que pude jogar de Sekiro: Shadows Die Twice na BGS ( Brasil Game Show) de 2018 me deixou claro que a base de Dark Souls pode nos levar a diversos outros bons jogos. Mesmo tendo um combate único, Sekiro tem o DNA de Dark Souls, porém dessa vez focado em brutalidade, algo que percebi após morrer diversas vezes. 

Essa brutalidade se traduz em um jogo que pede muita agilidade do jogador. Dessa maneira, qualquer combate é uma possível luta mortal em que é preciso saber a hora de usar sua mão robótica sem esquecer de desviar e sempre tentar bater o mais rápido possível.

Jogando por 15 minutos, Sekiro pareceu exigir agressividade ainda maior que Bloodborne, ao mesmo tempo que pede mais estratégia,tanto com a  mão robótica quanto na possibilidade de voltar a vida.

Na demo disponibilizada na BGS, o braço mecânico podia se tornar um “lança chamas”, um machado e lançar shurikens, e cada uma dessas três armas do braço ajudaram de maneira diferente.

Com o machado, mesmo recebendo dano era possível ignorar o ataque do inimigo enquanto golpeava com seus movimentos fortes porém lentos. Já com o lança chamas o ataque era mais rápido e desequilibrava de maneira eficiente o inimigo.

Essas duas armas permitem o jogador “combar”, então usar o ataque do braço com o R2 e seguir com um golpe do R1 causa um novo ataque, desta vez mais ágil. Vale lembrar que com o lança chamas a espada começa a pegar fogo. Basicamente um bônus pela sua brutalidade e agilidade no combate.

A necessidade de estar constantemente batendo vem do que está sendo chamado de “postura”, um tipo de status que tanto jogador quanto, inimigos, dos pequenos aos chefes, têm. Conseguindo “quebrar” essa postura, exemplificada por uma barra que aparece na tela, é possível dar um golpe ainda mais forte no inimigo, para chefes, é a chance de acabar com uma barra de vida, para inimigos mais fracos, uma finalização.

É impressionante como mesmo com essa necessidade de agilidade, o game ainda tem em seu DNA algo de Dark Souls. É impossível jogar ele por alguns minutos sem sentir a FroM Software agindo ,e por isso, nos 15 minutos que tive com o jogo, eu só consegui me animar ainda mais para seu lançamento oficial.

Sekiro: Shadows Die Twice será lançado para Playstation 4, Xbox One e PC no dia 22 de Março de 2019