Dead Cells

Dead Cells é um jogo excelente e todos que tiveram contato com ele puderam perceber isso.  Mecanicamente ele funciona maravilhosamente, seu sistema “roguelite” com “metroidvania” mesmo vindo de gêneros extremamente explorados atualmente consegue ser fresco.

Sua brutalidade, variedade de inimigos e armas exigência de usar todo tipo de ferramenta possível, tornam Dead Cells um daqueles jogos que é ótimo de simplesmente jogar, mas infelizmente, isso não funcionou comigo.

O meu problema com Dead Cells é muito mais sobre a “falta de petisco” e o quanto me sinto frustrado em quase todas as vezes que jogo. Mesmo que ele faça de tudo para que isso não ocorra, eu raramente sinto que avancei no jogo. Não importa se liberei alguma arma nova ou mais alguma mutação, ou até mesmo se consigo derrotar os primeiros inimigos e o primeiro chefe de maneira mais fácil e certeira. Morrer e ter de refazer tudo, só me desanima.

E não é como se eu ignorasse todos os tipos de maneiras que o jogo tenta agradar o jogador. No fim, o game design dele é inteligente o suficiente para que não importando a maneira que você queira jogar, ele te recompensa.

Se quiser ser mais rápido tem as portas que se trancam com o tempo, se quiser matar tudo e explorar, pode encontrar mais baús e vai conseguir mais celulas para evoluir o personagem. De todas as maneiras ele dá algo ao jogador, mas no fim, a aleatoriedade e a necessidade de começar do zero, me afastam do jogo.

Dá pra usar Rogue Legacy como um exemplo, ele é completamente Rogue Lite, mas caso eu derrote um chefe, eu não preciso fazer isso de novo; Enquanto Dead Cell, mesmo que permita que o jogador já comece com itens mais fortes desde o começo, ele te obriga a andar por todo o mesmo cenário, matar os mesmos inimigos e lutar contra os mesmos chefes.

Obviamente, isso não tira o mérito de Dead Cells ser um jogo excelente, ele só não é pra mim. Consigo reconhecer a inteligência em seus sistemas e o quão bem integrado foi o “RogueLite” com “Metroidvania”, eu só queria ele um pouquinho mais lite e me sentir um pouco mais cheio com os petiscos que o game me dá, algo que infelizmente me afastou.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *