Tales of Vesperia Definitive Edition

Existe uma relação complicada entre a minha pessoa e a franquia Tales. Pois quase todos os jogos da franquia são uma “jornada do herói” da forma mais tradicional possível, porém Tales of Vesperia é um pouco diferente.

O herói não tão convencional

Apesar da história começar apresentando o protagonista Yuri de forma comum, logo o jogo nos mostra que ele é o tipo de herói que faz o que precisa ser feito independente de ser certo ou errado.

Se é preciso transgredir as leis para poder transformar o mundo em um lugar menos pior ele o fará. Tornando o mesmo um dos personagens que mais foge do padrão de protagonista da série, o tornando, pra mim, um dos personagens mais interessantes da trama

Tales of Vesperia Party

Antigo porém charmoso

Tales of Vesperia tem um charme particular devido a certas escolhas de design da época em que foi lançado. Algo que eu particularmente gosto mais do que a abordagem atual dos novos Tales of.

O mundo de Vesperia é retratado através de câmera fixa nas Dungeons e cidades. Como era comum, os mapas são interligados por um “overworld” e seu sistema de combate é mais side scroller. Diferente dos Tales of mais modernos que tem um abordagem mais aberta tanto em câmera e gameplay.

Sistema de combate e seus erros


Tales of é famoso por ser um dos primeiros jogos de sistema action é um JRPG, porém o mesmo já se encontra um pouco datado nos dias atuai. No lançamento do Vesperia já existiam jogos como Kingdom Hearts 2 em sua versão final mix que possuíam um design de combate contra chefes muito mais interessante e interativo.

Tales of Vesperia Combate

Já em Vesperia é basicamente ” trancar o dano e se curar” uma fórmula usada por Tales of até hoje em dia e que hoje em dia já parece ultrapassado.


Tales of Vesperia Definitive Edition é um jogo que possui uma história interessante e um personagem principal diferente dos abordados na série. Mesmo com gameplay um pouco datado em alguns aspectos, ele ainda é funcional. No geral Tales of Vesperia é um jogo divertido.

Tales of Vesperia Definitive Edition está disponível para Playstation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch com tradução em português.

Está critica foi feita usando uma cópia cedida pela Bandai para Playstation 4.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *