O remake de Tony Hawk Pro Skater 1 e 2 pode ser visto como uma óbvia obra prima se pensar na qualidade e no amor existente até hoje pelos originais. Estamos falando de um dos jogos mais bem avaliados no metacritics e uma franquia que até hoje, mesmo depois de tanta decepção cria uma certa esperança nos fãs em todo lançamento.
Óbvio que Tony Hawk Pro Skater 1 + 2 é ótimo e com certeza um dos melhores jogos do ano, mas ele vai além. Tony Hawk Pro Skater 1 + 2 não é apenas remake de um jogo, ele é a reconstrução de um momento da indústria.
A franquia Tony Hawk passou por isso e diversos outros jogos também. Uma busca incessante por conteúdo, em uma visão de que quanto mais e maior, melhor mudou completamente como jogos são feitos. Dessa forma, o Pro Skater “deixou de fazer sentido” e Tony Hawk passou a ser mundo aberto e experimentar mecânicas como a de precisar jogar com um controle skate.
O motivo de Tony Hawk ter mudado é simples. Já não fazia tanto sentido um jogo pequeno em que o objetivo é a repetição em busca de melhora pessoal e pontuação alta. A geração do Playstation 2 permitia muito mais que isso e era o que os jogadores buscavam. Claro, não é como se jogos sobre pontuação e repetição tivessem sumido, pelo contrário, eles mudaram e podemos ver mais disso nos últimos anos com jogos indie.
A repetição de fases se tornou design de level construído proceduralmente e a pontuação se tornou apenas um detalhe em diversos outros jogos. Não é atoa que até mesmo na última tentativa de remake de Pro Skater 1 e 2, a Activision apelou para o foco em online. O que Pro Skater foi, não fazia mais sentido hoje em dia.
Isso fica evidente até mesmo com o enorme foco em música. Algo que antes era algo muito comentado em jogos de corrida e GTA’s da vida passou a ser ignorável. A playlist de um jogo perde o sentido quando o próprio videogame pode executar spotify enquanto o roda.
Isso tudo era diferente no passado. Os consoles não aguentavam tanto conteúdo e música era algo que só ouvíamos comprando um CD. Em 1999, o ano em que o primeiro Pro Skater saiu, não era fácil jogar algo e ouvir suas músicas favorita ao mesmo tempo. Ainda mais playlists personalizadas, pensadas para algo específico como andar de skate virtualmente.
Pontuação, na época, era ainda grande coisa. O elemento que fez arcades tão lucrativos por muito tempo continuou como parte do motivo de se jogar vídeo game e Tony Hawk sabia usar disso muito bem. Com um sistema que parecia simples, entretanto, extremamente complicado,Pro Skater usava tudo o que arcades tinham para se tornarem viciantes e misturava com a complexidade que um controle com muito mais botões permitiam.
Não é difícil entender como o jogo fez tanto sucesso. Ele tinha tudo o que precisava ter na época para chamar atenção, e de bônus era extremamente bem feito e cuidadoso. A física, que se mostrou essencial nos fracassos futuros da franquia era perfeita, os mistérios das fases que criavam motivo de conversar com amigos para saber como conseguir personagens secretos ou completar desafios funcionava muito bem. Para época, Tony Hawk Pro Skater era a epítome de tudo o que os jogadores queriam e precisavam.
Todos esses elementos mudaram e alguns, não fazem mais sentido hoje em dia. Não precisamos de um cuidado com a playlist de um jogo e temos diversos jogos onlines que ocupam um espaço muito maior na ideia de algo. O mundo mudou e os jogos de Tony Hawk não conseguiram acompanhar. Entretanto, com o remake, Tony Hawk Pro Skater 1+2 faz tudo isso, que mudou a tantos anos, voltar com força e fazer tanto sentido e ser tão bom como foi no seu lançamento original.
Eu posso ouvir podcast ou as músicas que já estou acostumado enquanto jogo, mas a playlist é tão bem trabalhada e cuidadosamente planejada que isso nem passa pela cabeça. Chega a parecer errado jogar Pro Skater 1+2 sem estar ouvindo as músicas que foram postas ali.
Hoje não preciso conversar sobre como liberar o Jack Black ou chegar em locais mais difíceis das fases com amigos, tem vídeos no youtube e dezenas de sites explicando como fazer tudo. Mas o jogo é construído de uma maneira tão especial que isso também parece errado. Como se não quisesse nada, o novo Tony Hawk me deixa com vontade de parar e discutir sobre ele, comentar sobre combos e cenários, descobrindo socialmente os seus detalhes.
Até mesmo suas fases, que nesse ponto, a própria Activision reconheceu que conteudo poderia ser um problema e uniu os dois primeiros funcionam na repetição. Eu não sinto falta de muitas fases ou algo novo toda hora. O cuidado no level design é tão nítido que sem perceber, eu me sinto impelido a voltar diversas vezes nas mesmas fases sem me importar em reiniciar o jogo várias vezes para completar os objetivos. O desafio por si só, basta e dessa forma, até o extinto e hoje visto com humor “fator replay” faz sentido.
O motivo de Tony Hawk Pro Skater 1+2 conseguir recriar todos esse sentimentos e necessidades que já não existiam na indústria, é simples. O jogo original é excelente e tudo o que é recriado no remake é feito sem uma enorme adaptação para o mundo de hoje. Existe uma certa honestidade em como ele foi refeito, onde claramente se percebe um respeito pelos desenvolvedores no que estavam fazendo.
Claro, a adição de modo online, o número absurdo de desafios e a possibilidade de jogar pistas criadas por jogadores e publicadas no game são mudanças do original. Ainda assim, todas essas adições não interferem em nada a base do jogo, na verdade, a utilizam e brincam com ela, dando ainda mais charme e qualidade a ele.
Dessa forma, Tony Hawk Pro Skater 1+2 é sem dúvida um dos melhores exemplos de um remake, podendo ser o melhor já feito. Parte de recriar um jogo não é apenas apresentar algo antigo a uma nova geração, mas também tornar o game mais próximo da memória dos que o jogaram antes.
Dois elementos que a Activision fez com maestria ainda adicionando um terceiro. Tornar o exato mesmo jogo relevante sem mudanças drásticas, dando sentido a tudo o que ele é e faz independente do tempo. Dessa forma Tony Hawk Pro Skater 1+2 passa a não ser só um excelente jogo, mas algo além do tempo. Um jogo que a mais de 20 anos atrás foi extremamente importante e hoje consegue refazer esse feito.
Tony Hawk Pro Skaer 1+2 está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC na Epic Store
Está critica foi escrita usando uma cópia para Playstation 4 cedida pela Activision ao Game Lodge
Confira mais posts como esse clicando aqui