Podcast: Jogo Jogado – Adios, uma falha narrativa

Por Silvio Diaz

Adios é um walking simulator sobre um fazendeiro que decide cortar relações com a mafia que usa seus porcos para se livrar de corpos. O jogo é sobre o protagonista “aceitando” sua morte. Nós do Game Lodge jogamos antes e nesse curto Podcast do Jogo Jogado falamos sobre como Adios falha com a premissa. 

Chega a ser curioso, mas ao mesmo tempo em que muito de sua história é sobre arrependimento e reconhecimento de erros, o jogo é repleto de falhas narrativas que estão longe de serem reconhecidas pelo seu criador. É um jogo que tenta ser muito mais do que consegue ser e se perde em mistérios enfraquecidos tanto pela sua construção quanto pela falta de contexto.

Tudo piora quando Adios tenta usar mecânicas para criar dramaticidade, tirando a possibilidade de entender o pensamento do personagem com opções de diálogo que ele não tem coragem de dizer, todo o resto migra entre o medíocre e o desastre.

Adios é um jogo fraco e cheio de falhas que visivelmente não foram percebidas em sua escrita, algo extremamente complicado quando estamos falando de um Walking Simulator em que o foco é totalmente narrativo, já que visivelmente o foco não estava em gráficos e mecânicas.


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Adios é exclusivo de console para Xbox e está disponível também na Steam para PC