Crítica: Monster Hunter Stories 2 – Sustentado por combate

Por Silvio Diaz

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge

Vídeo Game é algo complicado. Enquanto outras mídias são mais restritas e precisam de menos recursos e conteúdo, nos jogos existe uma coleção de fatores para estarem completos. Imagem, Som, Mecânica, Narrativa e muito mais. Todas elas tendo que ter cuidado em sua produção para a criação de um bom produto. Quando nenhum desses pontos de um jogo é bom, existe um problema. Entretanto, em diversos casos, os desenvolvedores não querem focar em tudo e se esforçam pela qualidade de um ou dois desses espaços. Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin é um desses jogos.

O que é Monster Hunter Stories?

Monster Hunter Stories é uma franquia spin-off de Monster Hunter em RPG de Turno. Com inspiração em Pokémon, o jogador pode conseguir monstros da franquia para lutar junto e é necessário se preocupar com elementos, fraquezas e status de cada criatura. Sendo assim, com a inspiração também vem o sistema de pedra, papel e tesoura. Dessa vez, um pouco mais evoluído. 

Monster Hunter Stories 2 Montaria

Além dos monstros, o protagonista tem seus próprios golpes, com também diferentes forças e fraquezas. Ataque de força, agilidade e técnico permitem que o jogador não tenha apenas que atacar normalmente, mas pensar no movimento do monstro para garantir que vai conseguir vencer em um combate direto. Não obstante, existem diferentes armas, que podem ter diferentes status e monstros têm fraquezas de diferentes tipos. Espada, Martelo e Arco podem ser carregadas pelo jogador em Stories 2 e é preciso ter atenção nisso para dar o máximo de dano e as vezes, quebrar parte do monstro.

O que essa quantidade de sistemas significa? Significa que Monster Hunter Stories 2, além de ser bem conciso em seus sistemas, é um jogo extremamente focado em seu combate de turno. Que por sinal, é uma conversão excelente do combate de Monster Hunter original para o turno. Ainda assim, o ponto principal aqui é, o novo RPG da Capcom é focado em combate. 

Combate e nada mais

Não é exatamente um problema, mas Stories 2 é um jogo que não se esforça em nada além do combate. E a maior evidência disso é a sua narrativa. A história em tom normalmente bobo não se aprofunda em seus personagens ou temas, e quando tenta fazer algo assim, ainda cai no buraco da mesmice e vazio. A situação é que, isso não importa muito pois na maior parte do tempo, são apenas desculpas para obrigar o jogador a cumprir uma missão e ir derrotar um monstro específico. 

Monster Hunter Stories 2 anjanath

Dessa forma, com toda a graça focada no combate, o resto parece ser apenas um intervalo do momento realmente divertido. Andar com os monstros, explorar seus mapas lineares e dungeons geradas aleatoriamente de maneira pobre não é bom, mas são necessários para encontrar ovos que dão monstros e cumprir missões que várias vezes levam o jogador aos combates excelentes. 

Sendo assim, dá pra dizer que Monster Hunter Stories 2 é um monte de elementos equilibrados apenas pelo seu combate, e com isso, tudo estritamente ligado a ele segue junto. Andar pelo mapa não é bom, mas verificar status de novos monstros e analisar bônus que podem ser passado para outras criaturas, é. A campanha se perde um pouco, mas lutar online ou em modos mais desafiadores funciona muito bem. Não é apenas o foco, o sistema de batalha de turno de Stories 2 é ótimo.

Uma junção de sistemas

Já está bem claro, o texto é 100% focado no motivo do combate ser bom e o como não dá para falar do resto. Mas o que exatamente faz ele ser bom? Um diálogo limpo e muito claro de todos os seus sistemas, sem tirar nem pôr.

Óbvio que o brilho acontece quando existe desafio. Monstros que alteram constantemente seu tipo de ataque e exigem diferentes armas para quebrar diferentes partes de seu corpo melhoram muito o combate. Quanto mais é necessário brincar com a variedade de sistemas, mais divertido Stories 2 fica. 

Monster Hunter Stories 2 Keiju

Não é atoa que ele demora a engatar, pois o começo é bem longo e lento na ideia de realmente utilizar tudo ,mas no momento que você percebe que por um erro pequeno, quase morreu no jogo, é quando o brilho chega.

Por exemplo, se o monstro inimigo usa normalmente golpes de força. A primeira ideia é trocar de monstro para um com tendência e habilidades de ataque rápido, segundo é normalmente utilizado ataques rápidos com o protagonista. Em Pokémon, seria por um motivo de mais dano, em Stories 2 não. Dano fica para elementos e o tipo de arma correto, o tipo de ataque garante que se o inimigo ataca você e o seu golpe for do tipo que vence o dele, além de você conseguir atacar, o ataque inimigo é bem menor. Então não é apenas sobre o maior ataque, mas também sobre menor dano e quando o protagonista não tem muito sangue, isso faz uma enorme diferença.

Isso é apenas um fator, ver o ataque do seu monstro e tentar dar o mesmo tipo para criar um golpe conjunto é uma possibilidade. Existem diversos pequenos detalhes que entram no combate e fazem a diferença. Focar em uma parte do monstro para evitar futuros ataques fortes, tentar criar status de debuff, aproveitar quando um inimigo não vai te atacar para criar diferentes estratégias. O combate de Monster Hunter Stories 2 é divino quando funciona.

A necessidade de um futuro

Com esse combate, ele só precisa de uma coisa, tempo. Stories 2 tem online cooperativo e pvp. A batalha contra outro jogador é ótima, justamente por obrigar dois jogadores a tentar um ultrapassar o outro em estratégia. Entretanto, é difícil encontrar partida. A Capcom já anunciou atualizações futuras com novos monstros e isso pode alavancar uma comunidade que vai permitir que essa junção de sistemas em combate seja utilizado ao seu máximo, entretanto, isso é algo que vai depender muito dos próximos meses. 

No fim, é Monster Hunter

Por fim, qualquer um que jogar Monster Hunter Stories 2, vai reconhecer as similaridades com a franquia principal, mesmo em turno, todos esses sistemas estão ali não por motivos de diversão, mas também por ajudarem a criar uma ótima simulação do combate original, convertido para turno. Ao mesmo tempo, vale avisar que Stories 2 é um jogo melhor apreciado aos poucos. Com uma narrativa nada engajante e momentos fora da batalha tediosos, é complicado ficar muito tempo nele na maior parte do tempo.

Monster Hunter Stories 2 gato

Talvez um fruto de sua origem de exclusividade portátil, mas agora saindo ,além do Switch, mas também no PC, alguns jogadores podem se sentir um pouco exaustos rapidamente pela falta de ritmo que o jogo tem. De qualquer forma, isso não retira em nada o brilho mecânico que ele tem. 

No final, mesmo com apenas um fator excelente. Monster Hunter Stories 2 se provou não apenas como um bom jogo, mas também como o que melhor entendeu a graça de Pokémon. Ele não apenas se inspira, mas aprimora todo o sistema, criando algo excelente e com muitas possibilidades de ser duradouro. 

Vale lembrar que Monster Hunter Stories 2 tem localização para português-brasileiro.

Confira mais posts como esse clicando aqui.

Nome do jogo:

Monster Hunter Stories 2: Wings of Ruin

Publisher:

Capcom

Desenvolvedora:

Capcom

Plataformas Disponíveis:

PC, Nintendo Switch