Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge
Coromon é um jogo monster-tamer. Você sabe, jogos como pokémon ou alguns da franquia Digimon, que gira em torno de capturar monstros e treina-los para tirar melhor proveito possível. Sendo completamente sincero, nunca fui o maior fã de Monster-tamers. joguei diversos jogos do gênero mas raramente me empenho para aprofundar.
Contudo, observo bastante fãs engajados de pokémon com toda a parte mais profunda da coisa. Desafios propostos pela comunidade como Nuzlocke também são populares entre fãs.
Mas sempre teve um pequeno porém, em pokémon muitas das coisas profundas não estão tão visíveis e acessíveis para o jogador médio, deixando essa parte um tanto mais restrita.
Pode parecer um pouco chato ficar comparando jogos, mas Coromon trouxe essa comparação para si. Muito da estética do jogo, trilha e sentimento num geral bebe bastante de pokémon. É claramente um jogo feito por fãs da franquia que entendem muito bem o que pokémon faz bem e faz errado. Afinal, mesmo sendo uma franquia amada, é uma série complicada. Há muitas questões de qualidade de vida que faltam em pokémon e muito de seu brilho é um tanto obscuro. Nenhum jogo faz tanta questão de te explicar bem sobre as nuances de cada monstrinho, e sendo um jogo costumeiramente fácil, a comunidade constantemente impõe desafios para si para melhor proveito.
Coromon é um jogo que almeja abraçar tanto o jogador casual quanto o hardcore. Você quer apenas ver uns monstrinhos e passear no jogo do começo ao fim? ta tudo bem. Você deseja um desafio tenso onde precisa entender as nuances de cada monstrinho e tirar melhor proveito? ta ótimo também
O jogo tem modos de dificuldade moldáveis de forma que abrace todo tipo de jogador, incluindo dentro do sistema desafios como Nuzlocke. Se você quiser se desafiar podendo capturar apenas um número limitado de Coromons, pode. Além disso, você pode aumentar as consequências de uma batalha, podendo perder um coromon pra sempre nas dificuldades mais altas.
Apesar de pokémon ter muitas nuances, elas são bem pouco claras, aqui as coisas são um tanto diferentes. Desde o começo o jogo deixa claro vários atributos únicos e nuances de cada coromon, e seu inicial não se limita a três únicos tipos. Aqui você pode selecionar seu inicial de acordo com um pequeno teste de personalidade que lhe dará diversas opções variadas, dando uma individualidade melhor pra cada escolha.
Claro, se quiser ignorar boa parte disso o jogo não te fará se sentir cobrado, mas constantemente ele irá te incentivar a ir um pouco mais além.
Aqui não temos uma criança viajando num mundo utópico, temos um funcionário de uma empresa de pesquisa que vai estudar estas criaturinhas chamadas coromon. Batalhar, coletar, observar faz parte de seu trabalho. Essa abordagem um pouco diferente faz com que seu senso de importância seja um pouco maior neste jogo. Afinal, aqui você realmente é um pesquisador que está trabalhando com diversas possibilidades e catalogando coisas novas.
Coromon é um monster-tamer muito bem polido, com muita qualidade de vida e feito tudo de forma redondinha e bonita. Não inova em muita coisa mas ta tudo bem, pois essa não é a proposta dele. Se você gosta desse tipo de jogo e quer uma experiência muito bem polida, esse jogo é pra você, mas não espere nada fundamentalmente diferente de um pokémon.
Coromon
Freedom Games
TRAGsoft
PC