Jojo’s Bizarre Adventure All Star Battle R: O melhor fanservice que o fã poderia ter

Por Jean Kei

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge

Jojo’s Bizarre Adventure All Star Battle R é uma versão melhorada de um jogo de luta do Playstation 3. Que além de trazer algumas melhorias técnicas, adicionaram mais personagens e cenários e trocaram os dubladores do jogo original. Agora temos os dubladores do anime. Originalmente o jogo estava preso no antigo console da Sony, agora esta versão está disponível para todas as plataformas modernas.

Jogo esse que se você for pensar em um jogo de luta competitivo, não vai sair feliz.

O jogo é desequilibrado, tem alguns golpes e combos mais difíceis de executar do que se vale a pena e em alguns personagens acabei sentindo que faltava alguns golpes pras coisas se encaixarem bem de verdade. O online deste jogo é bem ruim também, não apenas por não ter rollback (um netcode que funciona bem com jogos de luta), e mesmo entre outros jogos de luta que usam netcode por delay, ele é pior do que a média. Demorei muito pra achar partidas mesmo durante a semana de lançamento, e em todas elas senti problemas com input lag, algo crucial pra um jogo de luta.

Dito isso, All Star Battle é muito divertido e se você tem algum apego com a série Jojo‘s Bizarre Adventure vai encontrar muito aqui.

Comecei este texto falando dos meus maiores problemas com jogo para tirá-los logo da frente. A partir daqui, vou só rasgar ceda pelo excelente trabalho no fanservice.

E quando digo fanservice, eu penso na atenção aos detalhes

Esse jogo tem 50 personagens, e todos eles tem diversas referências ao mangá de forma criativa. Ver golpes, provocações, especiais criativos e pensar “Olha, tiraram isso daquela cena” foi uma experiência mais agradável do que imaginei. Não apenas isso, mas foram criativos em pequenas interações entre os personagens na luta, desde diálogos pré e pós luta que fazem referências ao que acontecem até diálogos criativos entre personagens que canonicamente nunca se encontraram. Pra você ter uma ideia do quão longe esse jogo vai, existe um especial onde o oponente fala mal do cabelo do Josuke e ele entra num modo Berserk, uma habilidade referenciando uma piada recorrente do mangá. Ao usar essa habilidade, cada personagem vai ter uma ofensa diferente ao cabelo dele. Esse tipo de detalhe você encontra em vários personagens.

Jojo não é um mangá de luta tão convencional, muitos personagens tem habilidades nada convencionais e difíceis de transportar para um jogo de luta facilmente, o que mesmo causando um certo desequilíbrio, me deixa admirado a forma como encaixaram tantos personagens para encaixar num jogo de luta mais tradicional.

Incentivo estético

Esse jogo é muito bonito, e ele tem mecânicas que te incentivam muito a fazer a luta ser cheia de poses e frases de efeito. Se reagir ao inimigo se defendendo ou esquivando na hora correta vai fazer com que o personagem esquive fazendo pose, e normalmente esse tipo de esquiva lhe da espaço para punir o oponente. Se o oponente cair no chão e você apertar o botão de taunt no momento que isso ocorrer, o jogo vai dar zoom no personagem fazendo seu movimento de provocação e o oponente perderá uma barra de especial. Com essas duas coisas, é comum uma batalha ser um palco pra um monte de poses e frases de efeito.

Além dessa parte, você pode jogar as fases com gimmicks onde coisas acontecem pelo cenário. Você pode ser atropelado pelo motorista do Dio, ser eletrocutado em Morioh, ser pescado pelo Pesci na estação de trem… Além destas gimmicks, se você derrotar o inimigo na posição certa usando especial é possível acontecer um Dramatical Finish, finalização aonde a luta acaba com alguma dramaticidade que referencia uma luta no mangá, você pode arremessar seu oponente pra caixa d’agua, derruba-lo do castelo do Dio, pode fazer ele parar numa certa rua de Morioh…

Conteúdo single player satisfatório, mas poderia ter mais

Com o online sendo um problema, é possível que você passe a maior parte do tempo jogando sozinho. E aqui você vai achar conteúdo o suficiente pra se ocupar. Temos o modo All Star Battle que bota você em lutas pré definidas, onde a maioria é baseada em lutas que ocorreram no mangá. Neste modo, você tem missões secretas pra cumprir, que no caso são coisas que você pode fazer na luta pra ganhar recompensas (como dar o primeiro ataque, usar algum tipo de especial, vencer sem perder nenhum round etc). Também tem lutas que o desafio é ganhar uma batalha com condições diferentes (ataque do inimigo maior, barra de vida sempre cheia, vida caindo aos poucos etc). É tudo bem simples mas é gostoso de fazer. Também temos o clássico modo arcade, survival e derivados.

Mas sendo bem honesto, senti falta de um modo história um pouquinho robusto, seja com alguma historia e diálogos originais ou só recontando o que acontece no mangá mesmo. Esse jogo aposta todas as fichas em quem já gosta de Jojo. O jogo de luta de Stardust Crusaders feito pela Capcom nos anos 90 tinha um modo história com fases bonus divertidas, que poderiam até servir de introdução pra alguém que não conhece Jojo se interessar. Em All Star Battle R eu sinto que se alguém for jogar sem conhecer Jojo, não vai aprender sobre o mundo e os personagens o suficiente para gerar um interesse.

No fim, All Star Battle é um bom jogo para um excelente fanservice

Se você não se importa com Jojo, tem jogos de luta melhores disponíveis. Não que All Star Battle R seja ruim, mas ele é um bom jogo com suas limitações, e infelizmente sofre de um péssimo netcode. Agora, se você gosta de Jojo e quer ver referências, diálogos alternativos e um jogo esteticamente muito bonito, provavelmente vai gostar muito desse aqui.

Nome do jogo:

Jojo's Bizarre Adventure All Star Battle R

Publisher:

Bandai Namco

Desenvolvedora:

CyberConnect2, Bandai Namco

Plataformas Disponíveis:

PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S|X, Nintendo Switch