Oninaki tem todos os elementos para ser um bom jogo, mas ele simplesmente faz tudo tão errado. Por mais interessante que seja, os problemas do jogo não facilitam e o jogador acaba não ligando pra quase nada no game.
Começando pela história do jogo, ela se inicia com o personagem principal ainda criança no velório de seus pais. Mais pra frente com seu personagem adulto você passa por histórias com apelo emocional barato, com uma narrativa mal elaborada e pouco desenvolvida, que mais parecem uma grande side quest com alguns resquícios de história principal. Esse ritmo segue mais ou menos até a metade do jogo, já na outra metade o jogo começa a entrar de fato na história principal que não é ruim, mas acaba desinteressante pelo mesmo problema de narrativa.
O combate e todas as mecânicas de Oninaki são baseadas nos “Daemons“, espíritos especiais de guerreiros que dão habilidades de utilizar armas dentro do game. Existem vários Daemons, cada um com um arma e uma árvore de habilidades própria. Os Daemons tem sua própria história, e por incrível que pareça elas são boas. O problema é que o jogador precisa fazer muito farming, e farmar nesse jogo não é algo divertido. Os monstros são muito repetitivos, muita das vezes o jogador não precisa utilizar mais do que o ataque básico para lidar com os inimigos que se resumem a hordas de inimigos sem graça. São pontos importantes que acabam desestimulando o jogador a descobrir mais sobre o passado dos Daemons, já que para isso, existe a barreira de continuar nas lutas monótonas e repetitivas.
Visualmente o jogo é agradável, porem os personagens parecem ter vindo de um jogo de Playstation 2, oque não condiz nem um pouco com os cenários. Senti uma inspiração em Zelda Breath of The Wild misturado com algo mais anime no visual do mundo, como um todo a parte visual e bem agradável.
Já a parte sonora do game lembra muitos os jrpgs da era psx (Playstation 1) o que da um charme, mas musicalmente o jogo não tem nada muito memorável, porem cumpre bem o papel que se propõe a fazer.
Oninaki é um jogo estranho. Ele tem muitos elementos interessantes que não funcionam -talvez por imaturidade do estúdio. Eu perdi a conta de quantas vezes eu pensei como poderia ser melhor se tivesse sido feito de uma maneira diferente. O jogo poderia ter dado para personagem x, mais tempo de tela, talvez se os personagens não fossem em tão baixa resolução e tivessem expressões verdadeiramente convincentes tudo seria diferente, mas ainda sim não falo que Oninaki e um jogo ruim. Só e um jogo medíocre.
Essa crítica foi escrita em base de uma cópia cedida pela Square Enix para o Game Lodge.