Jogos de tabuleiro estão cada vez mais ganhando espaço e mostrando como são interessantes, divertidos e como tem poder de funcionar com todos os tipos de pessoas. Dito isso, decidimos criar uma lista com os 6 melhores jogos de tabuleiro moderno. Confira:
Bang! Dice Game é uma mistura de “Mafia” ou “Cidade Dorme” com dados e velho oeste. Nele, cada jogador tem um personagem com habilidade própria e um papel. Este papel pode ser de xerife, assistente, fora da lei e renegado. Sendo que cada papel tem um objetivo especifico para vencer que exige diferentes estratégias, mecânicas e sociais, para chegar em seu objetivo.
Para apimentar ainda mais as questões estratégicas, as possíveis ações de cada jogador em seu turno depende do jogar de dados. Com 5 dados, o jogador terá q cumprir as 5 ações disponíveis que caírem, criando ainda mais momentos interessantes de deixar todos em pé na mesa torcendo pra diferentes resultados.
Um ótimo jogo para iniciantes, pequeno para levar para qualquer lugar e excelente para grandes grupos de pessoas. Facilmente um dos melhores jogos de tabuleiro moderno.
Uma das melhores possibilidades em jogos de tabuleiro moderno são as adaptações de mecânica que fazem com jogos baseados em video game. No caso de Bloodborne, o jogo traz o clima, ambiente e até os monstros e caçadores em forma de miniatura para adaptar todas as mecânicas do game da From Software para algo analógico, e funciona muito bem.
Jogando e cumprindo missões, evoluindo e ajudando seus amigos em coop, Bloodborne em tabuleiro cria uma experiência interessante em colocar o jogador não como se estivesse jogando o vídeo game, mas na real, participando das histórias envolta do lore criado por Hidetaka Miyazaki.
Um jogo mais complexo e que precisa de bastante atenção e pessoas mais experientes em jogos, mas excelente para todos os fãs do jogo ou de jogos coop.
Terraforming Mars pode assustar vendo pela primeira vez, mas jogando fica fácil de entender e muito divertido de se competir. Nele, os jogadores precisam terraformar marte e isso inclui todo tipo de evolução e construção que podem ser instaladas no planeta ou aumentar o nível de oxigênio ou equilibrar a temperatura.
Para isso, o jogo usa um sistema de cartas que exigem recursos para serem utilizados e podem garantir diferentes ajudas ou pontos ao jogador. Quem conseguir mais pontos no fim da terraformação vence o jogo.
Terraforming Mars é excelente, e com um pouco de paciência e vontade funciona muito bem com iniciantes, vale ressaltar que existe uma versão digital oficial do game que pode ser jogada online com amigos.
Coup é um sucesso garantindo com qualquer tipo de publico, isso graças a sua extrema simplicidade, ele é tão simples que nas primeiras explicações das regras, até confunde.
Aqui, o objetivo do jogo é ser o ultimo com cartas em mão. Cada um dos jogadores recebe duas cartas de personagem, cada personagem tem uma habilidade e para vencer, é necessário que os personagens dos outros jogadores morram. Para isso é necessário utilizar moedas que podem ser resgatadas a cada turno para chegar no valor necessário de assassinato, porém, existe um pequeno grande detalhe: você pode mentir sobre quais personagens tem a sua mão.
Você pode ter uma carta que te impede de ser assassinado por uma carta de assassino(que gasta menos moedas do que a maneira normal) ou não, mas se dizer que tem, o jogador pode acreditar e passar a vez ou duvidar. Caso ele duvide, infelizmente você perde a carta, mas se você não ta mentindo, ele perde uma carta e isso é possível com todas as habilidades.
Nessa, de mentiras e blefes, Coup se torna um jogo cheio de tensões, gritaria e facilmente divertido para todos que nunca jogaram nada na vida, o melhor de tudo, é pequeno e pode ser levado para todos os lugares.
That Time You Killed Me é uma ideia genial em que a complexidade se encontra no aprofundamento. Basicamente um xadrez com viagem no tempo, dois jogadores se enfrentam em pequenos tabuleiros que representam o passado, o presente e o futuro e com essa temática, diversas estratégias podem ser criadas com a viagem no tempo.
Nele, se mover entre o tempo pode criar uma nova versão sua, ou seja, mais uma peça a ser movimentada e que permita novas estratégias para derrotar a peça inimiga.
De extra, o jogo já inclui diversos pacotes de expansão que acrescentam regras e maneiras de jogar, tudo com peças e arte linda.
Quase o pai dos tabuleiros modernos, Catan não poderia faltar nesta lista. Com um mapa construído em hexágonos e que pode sempre ser alterado, o game é um prato cheio para todos os tipos de jogadores.
Em Catan, o jogador precisa ter 10 pontos para vencer a partida, entretanto, para conseguir pontos é necessário construir assentamentos, cidades e etc. Para construir, é necessário recursos e esses recursos vem dessas construções. Ou seja, o tempo todo o jogo deixa claro que está evoluindo e se abrindo na partida.
Tudo isso ainda com mecânicas de negociação, que permitem jogadores negociarem recursos livremente e abrangerem ainda mais suas estratégias.
Catan é um jogo excelente e é talvez o melhor jogo para iniciantes.