DOOM Eternal – O Clássico Ainda mais Brutal

Por Marconi

DOOM (2016) veio pra ditar como seria a franquia nos moldes atuais e apesar dele ser excelente, era possível perceber que existiam algumas coisas a serem melhoradas no gameplay. Então foi anunciado DOOM Eternal e todos ficamos curiosos para saber como eles abordariam o novo game, e felizmente com um trabalho fora do comum eles melhoraram todos os aspectos do game.

Todos sabemos que DOOM nunca teve como seu forte a narrativa, com o Eternal não é diferente. Toda a história do jogo é só um pano de fundo para DOOM Slayer fazer o que ele faz de melhor, aniquilar hordas de demônios da maneira mais brutal possível. Para isso temos um arsenal com diversos tipos de armas metralhadoras, escopetas, bazuca, lança granadas podendo ser melhoradas com pontos adquiridos nas fases através de algumas missões de tempo e sobrevivência.

Além das armas convencionais temos a moto serra que depois de matar um inimigo faz com que caia munição e o lança chamas que faz os monstros ficarem soltando armaduras enquanto eles estão pegando fogo. E você pensa que acabou? o DOOM Slayer ganhou 2 movimentos novos, a esquiva e o gancho na super escopeta que permite ele agarrar e se impulsione até os inimigos.

DOOM sempre foi um jogo brutal e veloz, mas o Eternal veio pra deixa tudo ainda mais intenso. As batalhas estão muito mais rápidas e todos os movimentos novos deixam o jogo quase como um “hack’ n slash ” de tiro em primeira pessoa. Se permitindo estar muito mais difícil do que o de 2016, exigindo muito mais atenção e habilidade dos jogadores.

Uma coisa que o DOOM Eternal soube fazer muito bem foi seu level design, o game sempre foi sobre o frenesi dos tiroteios em arenas de combate, e aqui elas estão maravilhosas, porem houve a adição de mais partes relacionadas a momentos de exploração e plataforma, a distribuição dessas partes e muito bem feita causando assim uma quebra na gameplay fazendo o jogador relaxar um pouco depois de combates intensos.

DOOM nunca esteve tão bonito quanto agora, todos os cenários são maravilhosos e diversificados dando um censo de progressão muito bom

As musicas do jogo estão surreais, cada umas das trilhas contribuem para a experiência do jogador, as batidas e riffs sempre muito fortes tornando o sentimento de ferocidade ainda mais explosivo.

Agora o jogo possui um hub, onde o player pode liberar novas skins, desbloquear mais pontos para melhorar a armadura e armas, ver e escutar todos os itens coletáveis do game, e nele o jogador pode revisitar fases anteriores.

Como todo jogo Doom Eternal não esta livre de alguns defeitos, particularmente eu achei as ultimas 2 lutas contra chefes ruins, elas não funcionavam tão bem quanto o resto do jogo, na versão de Playstation 4 o jogo apresenta um resolução meio “baixa” dando o aspecto meio borrado, porém isso é por conta do nível gráfico do game e o foco na estabilidade dos 60 fps.

DOOM Eternal é um jogo excepcional, melhora e adiciona muitas coisas que ficaram a desejar no DOOM (2016) e resgata mais uma vez o sentimento da velha guarda dos FPS, o sentimento de estar destroçando violentamente uma horda de demônios ao som de heavy metal não poderia ser mais gratificante. Fica aqui a minha recomendação para todos aqueles que curtem um FPS mais raiz, mas como um adendo o jogo está bem difícil, que particularmente melhorou a experiência para mim, mas talvez para o jogador mais casual não funcione.

DOOM Eternal está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC

Está copia de Playstation 4 para review foi cedida pela Bethesda ao Game Lodge.