Crítica – Natsu-Mon: 20th Century Summer Kid – Férias de Verão

Por Angelus Victor

Nota: 6.5

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge

As vezes imagino como é que seria voltar a ser criança novamente. Há várias pessoas que afirmam que mesmo após a gente crescer, nosso espírito de criança ainda vive dentro de nós. Natsu-Mon: 20th Century Summer Kid visa nos levar de volta para tal era, onde brincar e decidir o que fazer durante às férias escolares eram as únicas coisas que queríamos fazer.

Uma Nova Cidade No Meio do Interior

Em Natsu-Mon: 20th Century Summer Kid, uma tropa de circo chega à um local fictício chamada de Yomogi Town. Você joga com Satoru, um garoto de 10 anos que é filho do dono deste circo. Yomogi Town é uma cidade situada entre vários rios e pequenos vilarejos. Como você está de férias da escola, você tem todo o mês de agosto para explorar a cidade como quiser.

Um Livro de Desenhos e Memórias

Natsu-Mon é um jogo que oferece uma série de atividades para fazer, e não limita o jogador em qual ordem cada ação deve ser feita. Você pode pegar uma série de insetos, pescar em rios e oceanos, brincar com espíritos brincalhões, ou embarcar em um trem para descobrir cidades vizinhas. Cada atividade feita dentro do jogo, o protagonista faz uma espécie de diário, anotando tudo que ele viu e vivenciou durante suas férias.

Também há vários objetivos como “pegue 30 tipos de insetos” ou “junte 30,000 ienes antes do dia 15”, cuja recompensa são vários adesivos que podem aumentar a quantidade de stamina que Satoru pode utilizar para correr por mais tempo, ou até mesmo escalar várias estruturas. Você também pode se encontrar com um grupo de crianças que se autoproclamam detetives, resolvendo todos os tipos de casos estranhos pela vila.

Tempo de Jogo Quase Que Infinito

Uma das desvantagens que Natsu-Mon tem é pelo fato de que não existe nenhum indicador de fácil acesso sobre o horário. Quando você faz um salvamento manual, a hora aparece no nome do seu arquivo, mas considerando que o jogo salva automaticamente de uma maneira bem frequente, e pelo fato que ao dormir, o jogo também faz mais um salvamento, você quase não irá usar. Porém, isso traz um certo charme ao jogo, pois você provavelmente nunca ficou com os olhos colados no relógio enquanto brincava.

E é honestamente fácil perder a noção do tempo, tanto que o jogo permite que você possa configurar o quão rápido quer que o tempo passe, com três velocidades diferentes. Um dos aspectos é o fato de que no final de suas férias, você recebe uma espécie de “nota”, porém não no sentido tradicional. Independente da quantidade de objetivos que você fazer, Natsu-Mon te encoraja a sempre descobrir algo novo, na ordem que você quiser. Isso significa que cada gameplay do jogo pode variar de pessoa por pessoa.

Inclusive, no final de cada dia, durante o salvamento, o jogo te pergunta se deseja continuar jogando, o que me faz pensar que a recomendação é talvez jogar um dia de cada vez, aproveitando o momento de uma maneira bem devagar. Ou seja, se você for do tipo que gosta de jogar o mais rápido possível, talvez o rítimo de Natsu-Mon não seja para você. Esse jogo é bem casual, focado em fazer as coisas no seu próprio ritmo, mas, no caso do Natsu-Mon, tal foco se concentra em um único mês, repleto de eventos.

Referências Constantes à Cultura Japonesa

Natsu-Mon foi originalmente lançado em 2023 no Japão, com essa versão pro ocidente chegando um ano depois. Apenas jogando por um tempo, é possível perceber que o jogo é extremamente puxado em retratar um local do Japão. E o que isso significa? As referências e piadas podem não traduzir bem para a nossa cultura ocidental.

Há várias instâncias de vezes que os tradutores tiveram que optar por uma tradução bem mais literal, ao pé da letra, mas também há uma leve inconsistência. Por exemplo, em certas partes do diário do Satoru, você vê nomes com os honoríficos em Inglês, como “Ms.” e “Mr.” e as vezes os honoríficos japoneses, como “-san” e “-chan”. Além disso, Natsu-Mon adora fazer jogo de palavras, que muitas das vezes não fazem muito sentido no Inglês. Sempre me parece que os tradutores quiseram fazer alguma coisa criativa, mas infelizmente decidiram voltar atrás.

Porém, se você busca jogar algum jogo em Japonês para fins de aprendizado, então Natsu-Mon é um belo jogo para fazer isso, caso isso seja seu interesse. O japonês dele é bem tranquilo de se ler, e você de quebra aprende uma palavra ou outra enquanto explora o mundo, o que é bem legal para o aprendizado.

Gargalo no Nintendo Switch

Infelizmente, por Natsu-Mon ser um jogo estilo de mundo aberto, eu esperava que os desenvolvedores pudessem ter feito uma otimização um pouco melhor para o Nintendo Switch. Drops de FPS são frequentes, especialmente após a atividade de exercícios, onde uma quantia grande de NPCs fica presente na tela.

Também dá pra perceber um leve gargalo em relação a draw distance, onde o jogo tem dificuldades para renderizar objetos que estão muito longe da vista, e até mesmo as sombras de certos NPCs quase que some depois de uma certa distância. Imagino que tais problemas podem não ser tão presentes na versão de PC, mas em minha opinião, esse jogo é bem mais puxado para o Nintendo Switch no modo portátil.

Uma Aposta A Nostalgia

Natsu-Mon: 20th Century Summer Kid é um jogo que cumpre o que promete, trazendo uma experiência que busca transportar o jogador, bancando em nostalgia acima de tudo. Porém, sua tática não pega tão bem aqui no ocidente quando comparado ao Japão, então ao menos que você queira utilizar este jogo como um método para aprender a língua e a cultura, talvez este jogo não pegue bem com o público geral.

Pessoalmente, eu adorei as suas constantes referências à cultura japonesa, mas pra mim, são tanto uma benção como uma maldição. Pessoalmente, eu as vezes achei que o jogo bem legal, mas confesso que Natsu-Mon é um daqueles jogos que não inova muito na sua gameplay, especialmente quando comparado à outros jogos em sua categoria.

Nome do jogo:

Natsu-Mon: 20th Century Summer Kid

Publisher:

Spike Chunsoft Inc.

Desenvolvedora:

TOYBOX Inc., Millennium Kitchen Co., Ltd.

Plataformas Disponíveis:

PC, Nintendo Switch