Em 2022 a Bandai Namco anunciou Synduality em um State of Play, sem muitas informações na época, além que sairia para PC, PS5 e Xbox Series X|S em algum momento de 2023. Para quem não lembra, ou não viu, esse foi o trailer de revelação.
Passados por volta de 2 anos desde a revelação do projeto, o jogo já foi adiado, e atualmente está sem uma data definida para sair, e ganhou o subtítulo de Echo of Ada. Também tivemos no período duas betas fechadas e um anime com duas temporadas, disponível no Disney+, em uma tentativa multimídia de expandir a IP.
A última beta fechada do jogo ocorreu agora em setembro, entre os dias 13 e 16, e a Bandai Namco convidou o Game Lodge para experimentar. Como já havia jogado a primeira beta meses atrás, pude não apenas testar novamente o jogo, mas como perceber as mudanças que ocorreram no período. Então, sem mais delongas, vamos as impressões.
Synduality Echo of Ada se passa em 2222, anos após uma chuva tóxica misteriosa conhecida como Lágrimas da Lua Nova quase ter extinguido a humanidade e dado vida a criaturas xenomórficas deformadas, Enders, que passaram a caçar a população. Em meio à calamidade, as pessoas construíram uma instalação subterrânea para sobreviver.
Nesse cenário os humanos criaram uma IA humanoide, Magus, para ajudar na exploração, na coleta e no combate. Cada modelo de Magus tem uma personalidade e aparência diferentes. Eles dão assistência enquanto pilotamos nossos “CRADLECOFFIN” e também servem de maneira ativa na batalha, graças a algumas habilidades especiais que eles possuem.
Os “CRADLECOFFIN” são mechas desenvolvidos para se locomover pelo terreno difícil da superfície. Cada robô tem um nível diferente de resistência, capacidade de carga, tempo de operação, e pode ser personalizado com muitas peças e armas de estilos e objetivos diferentes.
No jogo assumimos o papel de um Nômade, que são pilotos de “CRADLECOFFIN”, e, com o auxílio dos Magus, ganhamos a vida prestando serviços que vão de eliminar Enders a coletar os cristais AL, que são um recurso raro nesse universo.
Como as betas focaram mais na jogabilidade e no teste de rede, não temos muito mais detalhes do enredo e do que podemos esperar de aprofundamento em história. O máximo que da para ter como base é o anime, mas como o jogo se passa num período diferente não serve como um parâmetro definitivo. Nesse quesito resta aguarda mais detalhes, além desses básicos já revelados.
Synduality Echo of Ada me foi uma surpresa quando joguei na primeira beta, pois ele é um shoot de extração PvPvE em terceira pessoa. Isso é algo que eu não imaginava, já que o trailer de revelação não me passou essa ideia em momento algum.
Então o jogo funciona da seguinte forma: nos menus, antes de iniciar uma missão, definimos nosso equipamento – que vai de escolher com quais peças do robô iremos, quanto de munição, quais itens de suporte serão levados e coisas do gênero – depois a gente é despachado em alguma área aleatória do mapa e a partir dai buscamos cumprir o objetivo – que pode ser matar algum inimigo especifico, entregar ou coletar algum item, entre outras coisas – e então ao finalizar vamos até alguma das áreas seguras do mapa para voltar a base e ganharmos a recompensa por concluir as tarefas.
Claro que isso descrito é com tudo dando certo, pois podemos acabar com o robô destruído por algum NPC ou jogador e perder tudo que levamos para a missão e voltar sem recompensa, pois não vamos ter concluído os objetivos. Por isso a estratégia e planejamento é crucial para poder realizar as missões em segurança.
O jogo requer sempre uma tomada de decisão para saber o melhor momento de explorar, de enfrentar um inimigo ou de recuar de volta para a base, já que corremos risco de perder tudo que temos em mãos se algo der errado. Além disso, ao menos na beta, estamos sempre online, então além de NPCs inimigos, encontramos outros jogadores no mapa e isso requer atenção, pois pode ser um jogador tranquilo e te ajudar ou ignorar, ou pode ser alguém que vai querer te derrotar e pegar seu loot.
Para tentar diminuir o prejuízo do jogador, é possível aplicar um seguro nas peças do mecha, o que não vai fazer a gente recuperar tudo, mas ao menos não iremos perder todo nosso investimento também. Além disso, existe uma bolso segura que permite salvar um item e caso a gente seja destruído no mapa, o item guardado nessa bolso não é perdido.
Com o dinheiro que ganhamos coletando cristais AL e cumprindo missões, podemos comprar novas peças, equipamentos ou roupas para os Magus. O jogo também conta com um sistema de base, que vamos aprimorando a medida que obtemos mais recursos, e com um sistema de crafting de peças e itens. O crafting e os aprimoramentos da base requerem, além dos itens e dinheiro, um tempo de espera real para serem concluídos.
Esse tempo no começo é de segundos, mas pode crescer até vários minutos e imagino que horas também. Podemos acelerar o processo gastando nosso dinheiro in-game ou com um outro tipo de moeda, que não sei do que se trata, pois não estava disponível em nenhuma das betas.
Como dito, eu consegui jogar a primeira beta que teve no começo do ano e graças a isso, além de já ter uma noção do que me aguardava, eu pude perceber as melhorias e diferenças que ocorreram entre essas betas. Vale destacar que tudo que eu falar é referente a minha experiência na versão de Xbox Series X.
Sinto que houve uma melhora de desempenho nesse período, na primeira beta o jogo parecia mais pesado e com algumas quedas de desempenho. Nessa segunda beta, onde eu joguei apenas no modo desempenho, embora desse para ver algumas texturas zoadas, o jogo, no geral, estava estável e tinha momentos bonitos mesmo com o foco no desempenho.
A conexão também me parecia melhor, mas não me sinto seguro de afirmar com tanta certeza isso, pois sinto também que encontrei menos players do que na primeira beta. Só que fico com a impressão de que nos, poucos momentos que encontrei outro jogador, as coisas estavam mais estáveis.
Foi melhorado também os tutoriais do jogo, que agora aparecem em vídeos animados (que me lembram muito o estilo de Fallout). Algumas explicações de coisas importantes agora foram passadas de forma mais lúdica para os jogadores, o que definitivamente é positivo. Só sinto que algumas coisas poderiam aparecer antes de ocorrerem e não depois. Ex.: um tutorial falando para eu tomar cuidado com os Enders, que só apareceu depois de eu morrer para um.
A customização do Magus teve mais opções de roupas, além da adição de dois nossos modelos, um masculino e outro feminino. Só sinto que ainda tem algumas opções na hora da criação que pouco mudam e as cores na palheta não se traduzem de forma boa no personagem. Ex.: na palheta parece que a cor é branca, mas no Magus fica cinza.
Alguns outros ajustes feitos foram de balanceamento, animações, controles ou layout. Não saberia falar de todos os detalhes e mudanças, mas na minha experiência final essa segunda beta estava mais agradável de jogar e mais convidativa a novatos.
Olha, se eu falar que estou empolgado com Synduality eu estaria mentindo, só que o motivo disso não é por achar o jogo ruim, o motivo é por eu não gostar da proposta de um shooter de extração. Não me atrai sair pelo mapa com o risco de perder o item que acabei de comprar, porque um jogador resolveu me atacar ou por uma emboscada de um inimigo. Não é meu tipo de jogo.
Só que ao mesmo tempo, eu acho válido e bacana, a Bandai estar investido em um gênero que nem sempre vemos por ai. Existem muitos jogos do gênero, que tem seu público fiel, mas não são todas as empresas que investem nisso. Ainda menos no estilo anime e com a temática mecha.
Além disso, apesar de não gostar do gênero do jogo, eu adoro o gênero mecha e se em algo que ainda me prende nesse universo é justamente os robôs. É claro que é legal ter sua base, criar sua waifu/husband para ser seu assistente, só que o mais legal mesmo é montar seu robô e pilotar ele.
O jogo funciona bem com as diferentes peças que são possíveis usar, pois ao experimenta-las você sente a diferença no desempenho. O jogo apresentar diferentes objetivos de missão também é legal, pois faz o jogador usar uma variedade maior de peças, já que algumas são mais apropriadas para combate, outras para coleta de recurso e por ai vai.
A parte visual também é algo que ao mesmo tempo acho positivo, eu acho negativo. Tem cenários no mapa muito coloridos e bonitos, na mesma medida que algumas texturas são bem abaixo e criam um contraste visual incômodo na tela. Outro contraste que eu sinto é entre o robô, que é lindo, com o modelo dos Magus, que eu ainda acho muito abaixo e um tanto genérico. Esse ponto fica até pio, ao meu ver, quando você compara com o design dos Magus do anime.
No fim meus sentimentos com Synduality são mistos. No mesmo tempo que não gosto da sua proposta de jogo, eu adoro suas temáticas. O que me deixa com interesse, mas não empolgado. Espero que em breve possamos saber mais informações de uma campanha, se tiver claro, e de mais mapas ou tipos de missões para o jogo. Eu acredito que o jogo vai ser pago, mas também resta essa confirmação, pois se por algum acaso ele for gratuito, pude mudar bastante a maneira que olhamos para o jogo.
No geral é isso, apesar de apresentar um gênero de jogo que não me atrai, Synduality possui qualidades e temáticas atraentes para mim, o que faz eu ainda nutrir interesse. Se tiver interesse em mechas ou shooters de extração eu recomendo experimentar o jogo se você tiver alguma oportunidade no futuro. De resto é aguardar por mais novidades, já que, apesar das duas betas que já ocorreram, pouco foi mostrado de Synduality no geral.