Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge
Quando vi Urban Myth Dissolution Center numa Nintendo Direct japonesa, fiquei imediatamente interessado. Esteticamente o jogo é muito chamativo e parecia ter uma atmosfera bem interessante. Tive a oportunidade de jogá-lo e devo dizer que sai do jogo com muitos sentimentos.
O jogo é um Adventure que lembra bastante uma leva de jogos na época do Nintendo DS, o que me deixou particularmente nostálgico. Aqui você tem o controle de Azami Fukurai, uma garota que acredita ver fantasmas e pede ajuda para o Centro de Dissoluções de Mitos Urbanos. Chegando lá, ela descobre que não enxerga fantasmas, mas rastros do passado, e acaba sendo manipulada para trabalhar como detetive no centro.
O jogo consiste em investigar casos aparentemente sobrenaturais que envolvem alguma lenda urbana, identificar o que está acontecendo e resolver a situação. Logo você vai percebendo que os casos investigados possuem alguma conexão e que potencialmente estão atrelados numa história muito maior, envolvendo teorias da conspirações e talvez até o fim do mundo.
As duas etapas principais de se investigar é explorar o cenário, conversar com pessoas e colher informações e pesquisar nas redes sociais sobre o caso. Existe uma temática muito forte nesse jogo sobre como lidamos com redes sociais e internet, como mitos são formados e a percepção das pessoas com certos comportamentos online. Enfim, é um jogo bem claro em seus temas e críticas.
O jogo além de ser muito bonito, tem uma direção artística bem inteligente e sabe fazer muito com pouco. Existem cenas cutscenes breves mas muito eficazes ao longo da trama, com takes bem criativos. O uso de cores do jogo é bem chamativo e característico, fazendo ele se destacar de forma bem interessante. A trama vai para lugares interessantes e me peguei investido nos personagens mais do que imaginei que estaria. Todo fim de capítulo o jogo me deixava engajado para continuar de alguma forma, e na conclusão da trama passei por uma montanha russa de emoções que valeu bastante a pena no fim.
O jogo tenta ser estiloso em suas abordagens e acerta na maioria das vezes. Tendo vários efeitos quando você acerta uma questão do mistério e avança, é bem estimulante.
Vale mencionar também que este jogo está localizado para o português do Brasil, e muito bem localizado. Os personagens usam termos abrasileirados mas sem parecer uma forçação de barra. Existe um nível de liberdade quando você pesquisa coisas nas redes, mas tudo bem fidedigno do que se vê em uns Twitter da vida, o que contribui pro tema do jogo.
Enfim, é um adventure aonde toda a questão estética, atmosfera e narrativa são seus pontos mais fortes, o que faz esse jogo com certeza valer a pena. Dito isso, se eu falar que sai plenamente feliz ou que esse jogo não tem falhas eu estaria mentindo.
Urban Myth Dissolution Center foi um jogo cansativo apesar de tudo. Sua estrutura principal de investigar o cenário e ver redes sociais é muito truncada e linear. Não é um jogo de mistério que você tem uma sacada, vai ao lugar certo e avança, é um jogo que te faz exaurir diálogos até receber tudo. Muitas vezes acaba caindo em redundâncias cansativas, como ir numa estante e escolher “observar” e não ver nada, e depois de um diálogo ter que ir na mesma estante e ir na nova opção chamada “observar melhor” ou variantes disso.
As vezes a dinâmica de redes sociais funciona, mas na maioria das vezes ela acaba soando mais um meio para jogar informações de forma muito pouco natural. As vezes as coisas tão indo pra direção X e ai você vê no “twitter” do jogo uma informação completamente nova que muda a perspectiva das coisas. Muitas vezes a repetição dessas dinâmicas me soavam um pouco estranhas e quebravam um pouco o ritmo. Então, mesmo sendo um jogo que me deixou investido, demorei um tempo a terminar porque saia cansado toda vez que jogava.
Também senti um pouco de falta de mais momentos um pouco casuais dos personagens para conhece-los melhor. Se visse algumas interações entre a protagonista e os personagens ao redor menos hiperfocadas em cada caso, talvez saísse mais impactado das conclusões da história do jogo.
Tenho algumas picuinhas com a pixel art e algumas pequenas animações no jogo, mas são momentinhos mais pontuais que só me saltaram mesmo devido a qualidade estética alta que o jogo tem em média.
Apesar de por vezes cansativo e repetitivo, Urban Myth Dissolution Center é um jogo bem legal, bonito e intrigante. Talvez o final do jogo seja um tanto divisível, o que me deixa com expectativas de ver discussões sobre o jogo no momento em que ele sair.
Era um jogo com potencial de ser ser uma experiência excelente, mas por não conseguir sair de sua própria estrutura formulaica decai um pouco. Mas enfim, algo potencialmente excelente que se perde um pouco ainda é algo bom.
Urban Myth Dissolution Center
Shueisha Games
Hakababunko
PC, Playstation 5, Nintendo Switch