Faustão e Fall Guys: Você Está no Arquivo Confidencial

Por Gabba Fernandes

A intenção inicial desse texto seria simples: falar de Fall Guys como uma mistura entre Battle Royale e esses programas tipo Ultimate Beastmaster, Ninja Warrior, ou qualquer coisa parecida. Mas dado que o jogo popularizou tanto em sua semana de lançamento, ao ponto dos servidores estarem incrivelmente instáveis, eu vou imaginar que você já viu a comparação anteriormente.

A segunda ideia veio de aproveitar o hype da minha esposa ao jogar e fazer um Girlfriend Review ao contrário, em que ela jogava e eu ficava só atrás anotando as reações e conectando palavras, como é esperado de um jornalista de games. Entretanto o jogo é bom e, mesmo com a cópia cedida pela Devolver no PC, resolvemos comprar uma segunda unidade na Steam para jogar junto.

Eis que num momento de epifania, ao meu bonequinho encapuzado ser isolado por um cotonete acolchoado em aproximadamente 36m/s (para você que faltou as aulas de física no ensino médio isso dá 129,6 km/h) fui automaticamente conectado com uma das melhores frases já proferidas na televisão aberta dominical brasileira:

“errooooou”

Faustão

Entendo, de comparação do gameplay com o famoso quadro “Olimpíadas do Faustão” a internet está tão cheia quanto de videos de gatinho, a reflexão que vou propor aqui é justamente, o que torna esse jogo tão gostoso ao referenciar o Domingão?

São sessenta “papangus” no primeiro nível, competindo em uma corrida. Parece o início do pelotão da São Silvestre só que com um bando de salsichinha-tira-gosto ao invés de seres humanos. Enquanto geral tenta se espremer para passar em uma série de portas-automáticas. O sábio, aquele que sabe, normalmente só espera a onda passar e vai tranquilo, já que passam em média 36 para a próxima rodada e isso não significa tanta coisa assim.

Porém cuidado, pois é comum os que chegam primeiro com alguma espécie de sorte, pentelharem quem vem atrás com o famoso “abraço do irlandês maluco” que nos tirou o Ouro no atletismo num ano em que não vou procurar no Google agora. Já que você entendeu, ao se deparar com um desses, pule e use a ação de dar um “peixinho”, “dibrando” o oponente.

“Se vira nos trinta”

Faustão

Possivelmente a próxima fase vai incluir você executar alguma ação em grupo, o que te fará sentir alguma espécie de remorso em ter nascido, porém, o que importa de verdade são os últimos 30 segundos, em que aparece alguma aleatoriedade capaz de mudar os rumos do jogo, o que me faz pensar que ele pode ter mais de Smash Bros. do que de PUBG.

“Você Destruiu o meu Ovo”

Faustão

Tem uma dessas fases em grupo em que você tem que juntar ovos em uma cesta comunitária enquanto tenta roubar os do time adversário. Provavelmente é a melhor fase do jogo, ou porque eu tenho a sensação de sempre ganhar, ou porque é a melhor frase já proferida pelo Faustão.

“Tanto no pessoal como no profissional”

faustão
https://www.youtube.com/watch?v=4AyIsbRSiM0

Após as fases de time, que normalmente eliminam 33 ou 50% dos jogadores, as últimas retomam aos desafios individuais, com o adendo que uma queda da arena representa eliminação. É onde os bons verdadeiramente se destacam, e a estratégia, a garra, e a vontade de foder o amiguinho transformando o piso em falso para velo sucumbir mostram que você é apto de alcançar a coroinha, se tornando assim, digno de aparecer no Arquivo Confidencial.

Além das referencias do apresentador mais Top que o Brasil já viu, o jogo tem a alma de simplicidade e divertimentos tão pura quanto um jogo da Nintendo, e a única reclamação passa a ser de um pequeno polimento técnico, que me lembra que ele é um jogo de time de produção menor do que o normal. Sendo assim, Fall Guys não é só bom ou apenas top, ele é Faustop e merece cada letra dessa palavra.

Aqui faço o pedido ao Aurélio de adicionar o verbete “Faustop” em sua próxima edição.

Fall Guys está disponível para PC, Xbox One e Playstation 4. O jogo está gratuito para os assinantes da Plus até o mês de setembro.

Este artigo foi escrito em base de uma cópia de Fall Guys cedida ao Game Lodge pela assessoria da Devolver Digial.