https://www.youtube.com/watch?v=Hp7tNAH9Ox0Moonlighter é um roguelike com mecânicas simples de administração. No jogo, é preciso explorar dungeons procedurais, matar criaturas e conseguir o máximo de loot que puder para vender no seu mercadinho. Como um ciclo, com o dinheiro ganho na venda do loot, é possível comprar e melhorar suas armaduras,armas e poções para avançar nas dungeons.
Rogue Likes estão sendo explorados a exaustão na cena indie e isso aos poucos tem feito com que seja mais difícil jogos no gênero ganhem espaço. Em parte, o motivo é que muitos parecem seguir uma cartilha para um bom jogo e se tornam apenas medíocres,algo que Moonlighter segue mas vai além além.
Na parte básica, Moonlighter é primoroso. A mecânica de luta funciona de maneira impecável, mesmo simples, ela dá espaço para que o jogador sinta que está melhorando a cada dungeon e chefe do jogo. Não apenas por conseguir comprar armas novas, mas por estar melhor em como usá-las junto do desvio do protagonista.
Cada dungeon de Moonlighter tem um chefe final. Todos eles tem mecânicas e visuais únicos.
Os inimigos também funcionam perfeitamente para o propósito. Eles são desafiadores sem passar do ponto e se tornarem frustrantes. Todos dão chance ao jogador de aprender a maneira certa de lutar contra eles e são visualmente criativos. O mesmo acontece com os grandes chefes de cada dungeon. Cada um carrega mecânicas próprias, são extremamente interessantes visualmente e tem uma ótima dose de desafio.
O que o diferencia dos demais, além da ótima qualidade em sua base é a ideia de vender os loots, e as mecânicas envolvidas nessa ideia são muito inteligentes. Com as vendas, a recompensa passa de apenas vencer o inimigo, mas também conseguir bons itens para vender a um bom preço. Dessa forma, todo loot é recompensador, só depende do momento.
Graças a limitação de caber apenas 20 tipos de itens na bolsa do protagonista, gerenciar o que carrega nesse espaço limitado se torna um próprio jogo dentro da dungeon. O próprio jogo brinca com isso, com itens que podem quebrar um que está ao seu lado ou transformar em itens iguais. Dessa forma, administrar a bolsa vai além de apenas valor e necessidade, a posição em que cada item é colocado influência toda viagem em busca de loot.
O fato de precisar do dinheiro para melhorar e comprar armas e armaduras ajudam a criar um sistema de grind “saudável”.Em caso de achar o jogo dificil, basta uma ou duas idas em dungeons atrás de loot e conseguir dinheiro suficiente para novas armas e armaduras. Ainda sim, como não existe um sistema de level, inimigos mais fortes deixam claro que podem ser derrotados e o grind deixa de ser apenas uma busca por dinheiro,ele ajuda a ensinar a lutar e saber as melhores formas de desviar, defender e atacar o inimigo.
O jogador pode melhorar a sua loja em Moonlighter, aumentando espaço e até ganhando uma funcionaria.
Moonlighter é um ótimo indie, tem uma boa trilha sonora, é visualmente lindo e todas as suas mecânicas conversam umas com as outras de maneira impecável. É um jogo extremamente divertido lançado para Playstation 4, Xbox One e PC.
Uma versão de Switch foi anunciada mas ainda não tem data de lançamento.
Essa IndieCação foi feita em base da versão de PC de Moonlighter
Uma key foi cedida ao Game Lodge pela assessoria.