Street Fighter 30th Anniversary Collection – Um musêu com problemas de conexão

Por Silvio Diaz

Aos poucos as empresas têm buscado uma maneira de manter a memória de seus jogos viva e lucrar com isso. Coletâneas como as dos jogos da Rare, lançada exclusivamente para Xbox One e as de Mega Man são bons exemplos de como ajudar na restauração da história dessas franquias. Elas não permitem apenas que jogadores tenham acesso aos games de maneira legal, como são repletas de imagens usadas para a produção do game.

Essas coletâneas vão além de apenas agradar aos fãs, elas ajudam a contar essa tão mal armazenada história dos vídeo games. Algo que a Capcom, tem aos poucos fortalecido. Dessa vez com Street Fighter 30th Anniversary Collection, uma coleção de jogos da Franquia Street Fighter,com 12 jogos, indo do primeiro até o Third Strike

Diferente da coletânea de Mega Man, também lançada pela Capcom, a de Street Fighter tinha um gosto mais especial. Por ser um jogo de luta, a melhor forma de relembrar e permitir uma melhor forma de jogar é o modo online. A existência dessa coletânea com todos esses jogos clássicos, seria a chance de permitir que pela primeira vez, alguns desses jogos estejam disponíveis para lutas online de forma legal.

É algo que vai além do museu cheio de histórias e imagens da produção dos jogos. É permitir que qualquer jogador, possa experimentar Street Fighter 2 online, de maneira legal e sem nenhuma dificuldade. Algo que infelizmente Street Fighter 30th Anniversary Collection não consegue cumprir muito bem.

Além de não reconhecer diagonal em alguns modelos de Arcade Stick, tornando impossível soltar um simples hadouken, jogar essa edição de aniversário de Street Fighter online é na maioria das vezes, terrível.

São poucas as partidas online sem lag, e boa parte dessas partidas com problema são injogaveis, a música trava, diversos frames do personagem são pulados e a luta é arruinada. É normal encontrar jogadores que nem tentam quando tem lag. Eles ficam parados esperando acabar. Jogos de luta online precisam de um online bem feito e isso não parece ser entendido na coletânea.

A conexão funciona bem apenas com jogadores da própria região, mas não existe maneira nenhuma de escolher sua área para facilitar o matchmaking. Sendo assim, os jogadores ficam na mão da aleatoriedade e sorte. Tendo que passar por diversas lutas ruins até achar alguma boa.  

Street Fighter 30th Anniversary Collection ainda é uma boa coletânea. O modo museu é um prato cheio de detalhes para os fãs e todos os 12 jogos inclusos funcionam muito bem na parte offline. Algumas pessoas podem se incomodar em não poder jogar nenhum deles em tela cheia, mas com as bordas, é possível ver a beleza particular de cada um desses jogos.

Ainda sim, a área online não pode ser ignorada. É um dos motivos de muitos jogadores terem se animado com o anúncio da coletânea e ela praticamente não funciona. Basta uma atualização, permitir escolher região ou trabalhar para diminuir o lag contra jogadores em uma distância maior. Pois até que isso não seja resolvido,Street Fighter 30th Anniversary Collection é ótimo, mas não pra quem quer jogar online.

Street Fighter 30th Anniversary Collection está disponível para Playstation 4, Xbox One, PC e Nintendo Switch.

Está critica foi feita por uma cópia cedida pela Capcom na versão de PC.