Caso queira ler minha crítica, falando mais sobre a maturidade e coragem de Yakuza 6 clique aqui. Neste texto irei comentar algumas coisas que não se encaixavam na crítica, mas pode ajudar muita gente a saber o que esperar do jogo e até se vale a pena ou não jogar.
Da pra jogar Yakuza 6 sem ter jogado os outros e não ficar perdido?
De fato, o jogo tem muitas novidades em história e personagem e além de ter um resumo de todos os jogos anteriores no menu, logo no começo da campanha tem uma cena explicando o básico dos personagens importantes da franquia. Então, sim, dá para entender e gostar da história e dos personagens sem ter jogado os outros.
Uma forma de conhecer mais do jogo sem jogar os outros é o Yakuza Experience. Um site lançado pela Sega com quadrinhos resumindo a história dos jogos e com uma linha do tempo de cada personagem. No mesmo site tem um mapa temporal para situar os jogadores novos e refrescar a memória dos que já jogaram.
Ainda sim,a melhor forma é jogar o 6 é pelo menos terminar Yakuza 0 e o Kiwami(Remake do primeiro Yakuza) já que os dois estão disponíveis para Playstation 4 e são realmente o começo de toda a história do protagonista, Kazuma Kyriu. Em Yakuza 6 existem até algumas referências a esses dois jogos.
O combate do jogo mudou bastante quando comparado ao Kiwami e o 0. Dessa vez o jogador não tem estilos de luta diferente que pode trocar no meio da batalha. Esses estilos de luta estão misturadas em combos diferentes e algumas habilidades de cada uma delas também.
Por exemplo, a possibilidade de bater nos inimigos com objetos sem apertar o botão de agarrar, apenas misturando no combo está presente apenas no modo “Extreme Heat Mode” um estado temporário que deixa os golpes mais fortes e permite Kyriu usar novos combos. Outras habilidades também aparecem dessa forma.
O combate de Yakuza 6 é muito mais fluido graças a nova engine usado pelos desenvolvedores
Vale ressaltar que as lutas conseguem estar ainda mais divertidas, não apenas graças a essas mudanças, mas pela evolução tecnológica do jogo. Cada golpe agora parece mais eficaz e responsivo para o jogador. Com certeza é um dos jogos mais divertidos em quesito porradinha.
Mesmo não tendo gráficos surpreendentes, o jogo ainda é bem bonito, tanto na face dos personagens quanto no cenário. Além dos gráficos, esse primeiro Yakuza lançado apenas para a geração atual tem um mundo muito mais aprofundado com novos locais para explorar.
Além de lojinhas e alguns lugares que o jogador podia entrar na franquia, agora é possível subir no telhado de diversos locais. Entrar em escritórios, ir para alguns andares de prédio e até brigar dentro dos locais. Tudo isso sem loading nenhum, algo inédito na franquia.
A franquia Yakuza tem o costume de por outros jogos dentro dele, junto é claro dos minigames já clássicos na franquia.
Dessa vez, nos arcades da Sega de Kamurocho os jogadores podem jogar Puyo Puyo, a versão arcade de Virtual Fighter e jogos retrô como Out Run, Space Harrier, Fantasy Zone e Super Hang-On. Todos esses jogos podem ser jogados inteiro em Yakuza 6.
Além deles, os mini games clássicos se mantiveram e estão até melhores. Em Yakuza 6 é possível ir ao Karaoke, jogar Baseball tanto em para rebater algumas bolas quanto como um treinador de time, Mahjong e a maior novidade: Live Chat.
A atriz porno Anri Okita é uma das duas meninas que Kyriu pode conversar no live chat de Yakuza 6
Com o Live Chat Kyriu pode conversar e assistir duas CamGirls famosas no Japão. Yua e Anri, com filmagens diferentes gravadas especialmente para o jogo.
Yakuza 6 é cheio de detalhes interessantes nas mecânicas. Aqui reuni apenas as partes interessantes e diferentes, que podem ajudar quem não conhece o jogo a entender. Caso tenh alguma dúvida, basta perguntar nos comentários que irei responder.
Yakuza 6 estará disponível no Ocidente a partir do dia 17 de Abril para Playstation 4.