Indicação: Spelunky 2: Mais conteúdo, a mesma qualidade

Por Silvio Diaz

Spelunky 2 foi lançado no início de Setembro de 2020 para Playstation 4 e no dia 23 do mesmo mês para PC. O game,uma continuação de um dos mais importantes indies já feitos, segue as mesmas propostas, mecânicas e ideias de seu antecessor. Dungeons em plataforma 2D feitos de maneira procedural, extremamente desafiadoras e cheias de segredo, do jeito que precisa ser.

O primeiro Spelunky 

Spelunky teve duas versões. A primeira que pode ser baixada gratuitamente no site oficial do jogo, com gráficos mais simples e pixelados foi lançada apenas para PC, enquanto a segunda, a versão HD chegou para os consoles da geração passada e também no PS Vita. Essa versão pode ser encontrada em valor bem baixo na Steam, principalmente quando em promoção. 

Mecanicamente, ele é o clássico roguelike que já estamos cansados de ver tanto indie fazendo, entretanto, em 2009 isso era novidade, e mesmo tendo tido tantos jogos seguindo o gênero, ele é até hoje um dos melhores. Existem diversos motivos para isso e Spelunky 2 deixa isso ainda mais claro.

Spelunky 2

Spelunky 2 é claramente uma evolução do primeiro e ao mesmo tempo é praticamente o mesmo jogo. Lançado 8 anos depois da versão HD, Derek Yu, o criador do game, parece ignorar tudo o que foi feito nos últimos anos com o gênero e segue o caminho que ele mesmo criou, sem nenhum desvio, isso é ótimo.

Dessa forma, Spelunky 2 consegue ser mais criativo, ter mais conteúdo e ideias usando novas tecnologias. Enquanto se apoia no clássico e no que os fãs já conhecem, o jogo consegue criar surpresas que funcionam tanto para os novatos, quanto paras o que dissecaram o primeiro game.  Elementos que só funcionam tão bem, graças a base criada desde antes de ser HD, Spelunky 2 continua sendo sobre exploração acima do desafio. 

A dificuldade do jogo existe por um motivo simples, é graças a ela que o jogador precisa explorar. Com pouca vida, ataque inicial fraco e muitos inimigos e armadilhas por toda a fase, o jogo cria desde o início uma barreira que não se quebra apenas se tornando melhor em reflexos, mas também com a experimentação e descoberta do jogador. 

É esse detalhe que tantos jogos não pegaram e estavam ali desde o primeiro Spelunky, é por isso que ele não precisa ser um rogue lite, com sistema de level ou aumento de facilidades em pegar itens melhores. Spelunky criou uma base tão boa e concisa, que Spelunky 2 poderia ser o exato mesmo jogo e ainda seria ótimo hoje, entretanto, o que foi feito é tornar algo que já era incrível em algo melhor, graças a mais possibilidades e itens. 

Uma continuação excelente 

A continuação consegue dar tudo o que o jogador queria apenas por aumentar seu escopo sem esquecer, em momento algum, o que fez do primeiro tão bom e impactante e isso fica claro em todo o jogo. Dessa forma, a continuação passa longe de criar o pensamento sobre a necessidade de uma continuação, ele é simples e direto da maneira certa. Uma brincadeira refrescante com tudo o que tornou o primeiro um clássico, e agora é ainda melhor em Spelunky 2.

Spelunky 2 está disponível para Playstation 4 e PC

Confira mais posts como esse clicando aqui