Humankind é um jogo de estratégia em turno com foco na construção de uma civilização com o objetivo de enfrentar e vencer, de maneiras diferentes, outras regiões que estão no mapa da partida. Basicamente, é um novo tipo de Civilization desenvolvido pelo estúdio de Endless Space e publicado pela Sega.
O grande diferencial vendido em todos os trailers e quando desenvolvedores falam do jogo é sobre como a ideia de Humankind é que o jogador crie sua própria civilização. Diferente de Civilization que o jogador escolhe uma baseada em regiões que existiram ou ainda existem, em Humankind o jogador cria uma nova e aos poucos escolhe filosofias e estilos que existiram para construir a sua.
Dessa forma, o jogador, começando como um nômade, evolui e escolhe uma civilização do início da humanidade. Na segunda evolução, outras nações surgem permitindo uma nova escolha. Elas podem ter novos focos, ou se manter no mesmo ideal, mas cada uma tem unidades próprias e bônus diferentes, podendo ser focada em militarização, ciência, economia e etc.
Ainda que essa ideia seja interessante, na preview que nós do Game Lodge podemos jogar,a ideia de mistura para criar uma nova civilização não funcionou tão bem. Não que seja ruim, mas pelo menos na versão que jogamos, não fez diferença. Ao mudar de uma civilização para outra, alguns prédios mudavam e novas unidades eram liberadas, mas todas funcionavam de maneira muito parecida.
É impossível não comparar com Civilization, ainda mais pelo quão Humankind é inspirado nele. Entretanto, mesmo que não fique para trás em absolutamente nada, o que jogamos foi um pouco decepcionante no quão parecido ele é com a franquia criada por Sid Meier A maior diferença visível é como ele mantem as mesmas ideias, com maneiras mais simples de fazer.
Essa foi a parte que mais achei interessante em Humankind. Nele, cuidar de questões políticas, negociar com outras cidades e até batalhar é muito mais simples, tudo isso sem perder impacto ou importância de decisões. Foi com certeza a parte mais empolgante, poder, já na primeira vez jogando, aprender sem dificuldade com os sistemas dele que funcionam.
Estou com certeza animado para o lançamento de Humankind. Na versão de preview que jogamos não foi possível chegar no último ponto da humanidade, mas em pouco tempo diversas questões e possibilidades estratégicas surgiram tornando o jogo o tempo todo empolgante.
Ele pode não ser extremamente inovador como aparentemente os desenvolvedores esperavam que ele fosse, mas se mantendo como na versão que jogamos, ele vai ser um prato cheio para os fãs do gênero.
Humankind tem previsão de lançamento para 22 de Abril de 2021 para PC