A estrada para o The International 2018 – Mapa e Heróis

Por Kasu

The International (ou simplesmente TI), o campeonato mundial de Dota 2 está cada vez mais perto. Sendo assim, nos próximos dias começam uma série de textos aqui no Game Lodge que vão tentar ajudar os leitores a se situarem sobre o jogo, o que devem esperar nas partidas e quem são os concorrentes à maior premiação do cenário de jogos eletrônicos mundiais. Nós já publicamos sobre o torneio e o que é Dota 2 e hoje iremos falar dos mapas, objetivos e heróis do game. 

O MAPA E SEUS OBJETIVOS

O mapa de Dota 2 é um quadrado dividido diagonalmente por um rio. Em duas extremidades está a base dos Radiantes e dos Sombrios (Radiant e Dire). As bases se conectam pelas lanes do topo, meio e baixo (top, mid e bot).

Mapa de dota 2

Avançar pela lane e ganhar controle sobre o mapa é um dos primeiros e mais importantes objetivos ao longo do jogo, pois a cada torre destruída deixa a equipe mais próxima de entrar na base inimiga, além de diminuir a área de segurança dos inimigos. Mas não é só nas lanes que existem objetivos a serem alcançados.

Ao longo do mapa você encontra outros creeps que não pertencem a nenhuma base, eles são os neutros (neutrals), e podem ser úteis, pois, se derrotados, conferem mais xp e gold que os creeps comuns. Além disso, alguns heróis ou itens tem a capacidade de dominar creeps, o que pode ser bem útil, pois cada neutral tem habilidades únicas que pode auxiliar bastante um time.

Em uma caverna escura ao longo do rio que corta o mapa, se encontra o monstro Roshan, O Imortal. Um monstro único, que poderia facilmente ser considerado um chefão no jogo. Ele é sem dúvida um dos maiores objetivos da partida. Roshan é extremamente difícil de matar, normalmente requisitando que toda a equipe se reúna, mas a recompensa vale o esforço.

Quando morre, além de XP e gold, a criatura deixa cair no chão um item chamado Aegis, que da a pessoa que o pegar uma “vida extra”. Ao morrer, o item é consumido e o portador ressuscita no mesmo local, cinco segundos depois, com vida e mana cheia e sem perder dinheiro. O item dura por 5 minutos e desaparece caso não seja usado, o que da a equipe que o conquista, maior segurança para avançar pelo mapa, pelo menos por um tempo. Vale lembrar que, o item não vai automaticamente para a equipe que matar o monstro, o que significa que, se o inimigo for ligeiro, pode pegar para ele o item no chão. Também não é possível trocar o item, quem pega-lo fica com ele.

Roshan ressuscita de 8 a 11 minutos depois de morrer. Voltando mais forte e resistente a cada morte. Se morto uma segunda vez, ele deixa, além do Aegis, um segundo item no chão, um queijo. O queijo pode ser consumido a qualquer momento pelo herói que o pegar, faze-lo recupera 2500 de vida e 1800 de mana, praticamente recuperando ao máximo um herói que ainda esteja vivo. Caso seja morto uma terceira vez, o monstro deixa um terceiro item, Refresher Shard, que faz todas as habilidades do herói estarem prontas para uso, resetando o tempo de recarga que toda habilidade tem.

Por último, temos as runas. Em locais específicos do mapa, é possível encontrar runas de poder ou runas de dinheiro. As runas de poder se dividem entre dano duplo que duplica o ataque do herói que a pegar por 45 segundo. Rapidez que dá ao herói velocidade de movimento máximo por 22 segundos. Invisibilidade que torna o personagem invisível até que utilize algum item ou faça alguma ação. Ilusão, que cria 2 cópias que podem ser controladas pelo herói que duram 75 segundos, mas causam apenas 35% de dano e recebem 200% de dano corpo a corpo e 300% a distância. Arcana que diminui o tempo de recarga de todas as skills e o custo de mana em 30% por 50 segundos) e Regeneração que rende recuperação de vida e mana máxima em 6% por 30 segundos. Essas runas de poder aparecem uma por vez e a cada 2 minutos de jogo. Qualquer uma delas pode significar, em menor ou maior escala, uma superioridade para acabar com o equilíbrio em uma das lanes.

Runas de Dota 2

Ícone de runas de Dota 2

As Runas de recompensa surgem quando o relógio está em 0 e a cada 5 minutos de jogo, sempre surgindo uma em cada um dos pontos onde podem nascer. As runas de recompensa dão à equipe que as pega 40 de dinheiro e mais 2 para cada minuto de jogo, fazendo com que controlar a aquisição dessas runas ao longo do jogo significa uma injeção de dinheiro para toda a equipe. Algo muito importante à longo prazo.

OS HERÓIS

Heróis de Dota 2

O jogo tem 115 heróis, divididos entre os atributos de força, agilidade e inteligência. Cada herói possui os três atributos, mas apenas um deles é seu atributo principal, o que influência nas funções, forças e fraquezas dos personagens. Eles também são divididos entre heróis com ataque corpo a corpo ou heróis de ataque à distância e cada herói possui, como regra, quatro habilidades ou skills. As três primeiras são básicas e a quarta é sua “ultimate”, normalmente seu poder mais forte.

  • Heróis de força têm mais vida e resistências à skills de controle como paralisações, lentidão ou enraizar (stuns, slows e roots). Por outro lado, tem pouca mana, podendo utilizar poucas skills no começo do jogo.
  • Heróis de agilidade tem mais velocidade de ataque e armadura, sendo assim mais resistentes e efetivos no combate físico ao longo da partida, principalmente em partidas que duram muito tempo, pois seus principais itens melhoram essas características. Por outro lado, tem pouca vida e pouca resistência a habilidades de controle, sendo mais vulneráveis a grandes quantidades de dano, principalmente mágico, que ignoram sua armadura.
  • Heróis de inteligência, por sua vez, tem mais mana a sua disposição além de mais dano mágico que os outros, sendo assim, são os melhores personagens para combate com dano mágico, que é a fonte de dano mais comum de skills. Também são os personagens que normalmente tem maior acesso as habilidades de utilidade. Por outro lado, tem pouca vida, resistência, armadura e velocidade de ataque.

Além disso, cada herói costuma ter uma função na equipe, geralmente baseado em suas habilidades e atributos. Apesar de existirem diversas formas de caracterizar um papel na equipe, as mais normais são o carregador (carry e semi carry), offlaner, suporte e roaming.

  • Carregadores são os heróis que devem ao longo da partida se fortalecerem ao máximo para que, ao final dela, sejam capazes de “carregar o time nas costas”, garantindo a vitória pois já se tornaram fortes demais para o inimigo combater.
  • Offlaner é o herói que, como regra, não precisa de muitos equipamentos para funcionar, mas precisam de níveis, pois suas habilidades podem fazer muita diferença, e quanto maior o nível do herói, melhor as magias e mgais rápido elas estão prontas para serem usadas outra vez. Por isso, são heróis que conseguem se virar sem muita ajuda na lane, fazendo o possível para não morrer, mesmo que esteja em desvantagem numérica.
  • Suportes são heróis que tem por obrigação, tornar a vida dos outros mais fácil. Seja protegendo seu Carry na lane contra os inimigos, seja comprando itens de utilidade como sentinelas (itens que garantem ao time visão de determinado local do mapa onde forem colocadas) ou garantindo o controle das runas, os suportes são os personagens do time que fazem o “trabalho sujo” para garantir que tudo ocorra bem até o final.
  • Roaming Também se encaixa no papel de suporte, mas esses são suportes um pouco diferentes, pois sua principal função é “caçar”. Eles vão rodar por todo o mapa, sem uma lane fixa como sua, tentando garantir mortes para o seu time sempre que a oportunidade aparecer. Sua função é botar pressão em todas as lanes com ganks.

Cada personagem, com suas mesclas entre atributos, habilidades e equipamentos faz cada herói funcionar de maneira única no time, gerando centenas de possibilidades e estratégias possíveis. Não existem regras na hora de compor o time, podem ser cinco heróis corpo a corpo, ou 5 de inteligência, ou 3 homens 1 esqueleto e 1 dragão de duas cabeças. “Mas então porque não pegar 5 carrys já que são os mais fortes? ”. Talvez você pergunte. Bom, o importante são os heróis e suas habilidades conseguirem se completar e cobrir as fraquezas ou melhorar as forças um do outro, mas é sempre bom ter em mente que algumas composições podem ter fraquezas facilmente exploradas pelo inimigo. Um grupo todo de carrys ficaria desbalanceado, pois são personagens que necessitam de muito tempo e dinheiro para ficarem fortes assim, e talvez não tenham esse tempo, se o inimigo, sabendo disso, pressionar desde o início.