O The International (ou simplesmente TI), o campeonato mundial de Dota 2 está cada vez mais perto. Sendo assim, nos próximos dias começam uma série de textos aqui no Game Lodge que vão tentar ajudar os leitores a se situarem sobre o jogo, o que devem esperar nas partidas e quem são os concorrentes à maior premiação do cenário de jogos eletrônicos mundiais. Nós já publicamos sobre o torneio e o que é Dota 2 e hoje iremos falar dos mapas, objetivos e heróis do game.
O MAPA E SEUS OBJETIVOS
O mapa de Dota 2 é um quadrado dividido diagonalmente por um rio. Em duas extremidades está a base dos Radiantes e dos Sombrios (Radiant e Dire). As bases se conectam pelas lanes do topo, meio e baixo (top, mid e bot).
Avançar pela lane e ganhar controle sobre o mapa é um dos primeiros e mais importantes objetivos ao longo do jogo, pois a cada torre destruída deixa a equipe mais próxima de entrar na base inimiga, além de diminuir a área de segurança dos inimigos. Mas não é só nas lanes que existem objetivos a serem alcançados.
Ao longo do mapa você encontra outros creeps que não pertencem a nenhuma base, eles são os neutros (neutrals), e podem ser úteis, pois, se derrotados, conferem mais xp e gold que os creeps comuns. Além disso, alguns heróis ou itens tem a capacidade de dominar creeps, o que pode ser bem útil, pois cada neutral tem habilidades únicas que pode auxiliar bastante um time.
Em uma caverna escura ao longo do rio que corta o mapa, se encontra o monstro Roshan, O Imortal. Um monstro único, que poderia facilmente ser considerado um chefão no jogo. Ele é sem dúvida um dos maiores objetivos da partida. Roshan é extremamente difícil de matar, normalmente requisitando que toda a equipe se reúna, mas a recompensa vale o esforço.
Quando morre, além de XP e gold, a criatura deixa cair no chão um item chamado Aegis, que da a pessoa que o pegar uma “vida extra”. Ao morrer, o item é consumido e o portador ressuscita no mesmo local, cinco segundos depois, com vida e mana cheia e sem perder dinheiro. O item dura por 5 minutos e desaparece caso não seja usado, o que da a equipe que o conquista, maior segurança para avançar pelo mapa, pelo menos por um tempo. Vale lembrar que, o item não vai automaticamente para a equipe que matar o monstro, o que significa que, se o inimigo for ligeiro, pode pegar para ele o item no chão. Também não é possível trocar o item, quem pega-lo fica com ele.
Roshan ressuscita de 8 a 11 minutos depois de morrer. Voltando mais forte e resistente a cada morte. Se morto uma segunda vez, ele deixa, além do Aegis, um segundo item no chão, um queijo. O queijo pode ser consumido a qualquer momento pelo herói que o pegar, faze-lo recupera 2500 de vida e 1800 de mana, praticamente recuperando ao máximo um herói que ainda esteja vivo. Caso seja morto uma terceira vez, o monstro deixa um terceiro item, Refresher Shard, que faz todas as habilidades do herói estarem prontas para uso, resetando o tempo de recarga que toda habilidade tem.
Por último, temos as runas. Em locais específicos do mapa, é possível encontrar runas de poder ou runas de dinheiro. As runas de poder se dividem entre dano duplo que duplica o ataque do herói que a pegar por 45 segundo. Rapidez que dá ao herói velocidade de movimento máximo por 22 segundos. Invisibilidade que torna o personagem invisível até que utilize algum item ou faça alguma ação. Ilusão, que cria 2 cópias que podem ser controladas pelo herói que duram 75 segundos, mas causam apenas 35% de dano e recebem 200% de dano corpo a corpo e 300% a distância. Arcana que diminui o tempo de recarga de todas as skills e o custo de mana em 30% por 50 segundos) e Regeneração que rende recuperação de vida e mana máxima em 6% por 30 segundos. Essas runas de poder aparecem uma por vez e a cada 2 minutos de jogo. Qualquer uma delas pode significar, em menor ou maior escala, uma superioridade para acabar com o equilíbrio em uma das lanes.
Ícone de runas de Dota 2
As Runas de recompensa surgem quando o relógio está em 0 e a cada 5 minutos de jogo, sempre surgindo uma em cada um dos pontos onde podem nascer. As runas de recompensa dão à equipe que as pega 40 de dinheiro e mais 2 para cada minuto de jogo, fazendo com que controlar a aquisição dessas runas ao longo do jogo significa uma injeção de dinheiro para toda a equipe. Algo muito importante à longo prazo.
OS HERÓIS
O jogo tem 115 heróis, divididos entre os atributos de força, agilidade e inteligência. Cada herói possui os três atributos, mas apenas um deles é seu atributo principal, o que influência nas funções, forças e fraquezas dos personagens. Eles também são divididos entre heróis com ataque corpo a corpo ou heróis de ataque à distância e cada herói possui, como regra, quatro habilidades ou skills. As três primeiras são básicas e a quarta é sua “ultimate”, normalmente seu poder mais forte.
Além disso, cada herói costuma ter uma função na equipe, geralmente baseado em suas habilidades e atributos. Apesar de existirem diversas formas de caracterizar um papel na equipe, as mais normais são o carregador (carry e semi carry), offlaner, suporte e roaming.
Cada personagem, com suas mesclas entre atributos, habilidades e equipamentos faz cada herói funcionar de maneira única no time, gerando centenas de possibilidades e estratégias possíveis. Não existem regras na hora de compor o time, podem ser cinco heróis corpo a corpo, ou 5 de inteligência, ou 3 homens 1 esqueleto e 1 dragão de duas cabeças. “Mas então porque não pegar 5 carrys já que são os mais fortes? ”. Talvez você pergunte. Bom, o importante são os heróis e suas habilidades conseguirem se completar e cobrir as fraquezas ou melhorar as forças um do outro, mas é sempre bom ter em mente que algumas composições podem ter fraquezas facilmente exploradas pelo inimigo. Um grupo todo de carrys ficaria desbalanceado, pois são personagens que necessitam de muito tempo e dinheiro para ficarem fortes assim, e talvez não tenham esse tempo, se o inimigo, sabendo disso, pressionar desde o início.