Em um lançamento adiantado demais até mesmo para Early Access, Blightbound é um Beat’em Up com elementos de Diablo que precisa melhorar muito. Entre problemas em sua base, até diversos detalhes que claramente serão corrigidos ao decorrer das atualizaçõe, Blightbound é um jogo com um possível bom futuro, mas um presente difícil de defender.
Similar a Diablo, todo o jogo é sobre fazer missões em dungeons geradas proceduralmente. Nessas missões, até o momento só é possível jogar online com mais duas pessoas e o objetivo varia de mapa para mapa. Sempre tendo loot, inimigos e chefes para finalizar. Nessa estrutura, temos iniciais problemas. Não existem bots nem a possibilidade de só jogar você e mais um, algo que estão para chegar em futuras atualizações. Entretanto, o maior problema fica no loot, o que deveria ser a base desse Beat’em Up.
Independente da quantidade de vezes que repeti missões graças a um sistema quebrado de escolha de fases, não consegui bons loots. Foi muito tempo até realmente ter espadas ou itens decentes e todos eles consegui criando. Aquela cenoura na frente do cavalo, pronto a fazer o animal correr está podre em Blightbound e os motivos de continuar andando não são tantos. Com personagens 2D e visuais fixos, o máximo que temos de diferença visual com itens é a mudança de aparência de algumas armas, um efeito que querendo ou não, ajuda em um incentivo a conseguir itens novos.
A real é que até o momento, parece que o objetivo dos desenvolvedores é transformar os personagens no grande loot. Toda a promessa deles é baseada em uma vasta quantidade de personagens o que até o momento é preocupante,já que os disponíveis não são tão únicos assim. Jogando, consegui 3 novos personagens explorando o mapa, Dois são extremamente parecidos com os de começo do jogo e o mais diferente invoca um personagem idêntico a outro. Com esse foco em quantidade e não qualidade, parte do que realmente poderia ser algo legal pela variedade, tem chances de ser mais um problema. Algo que ainda pode ser corrigido por estar em Early Access.
Esse acesso antecipado é o motivo desse texto ser uma preview, e também a razão de ainda manter uma esperança no jogo. Blightbound não é ruim e tem melhroado. No lançamento, por exemplo, o jogo rodava muito mal e travando constantemente, algo já corrigido. Novos mapas foram lançados e o problema de repetir sempre a mesma também foi solucionado. A questão é que, ele pode ter todo tipo de problema agora, daqui a um ano tudo isso pode ter sido mudado e pela quantidade de updates, quase diários que ele tem recebido, isso é bem possível.
Sendo assim, Blightbound é uma incógnita agora. Com certeza não é um jogo para se ter hoje, mas tem ideias e mecânicas boas o suficiente para se acreditar em uma melhora drástica a longo prazo. Dessa forma, se quer jogar ele, é melhor esperar. Ele ainda não ta pronto para ser realmente experimentado.
Blightbound está disponível em Early Access para PC.
Para mais artigos como esse, clique aqui e conheça mais do Game Lodge
Esta preview foi feita baseada em uma cópia cedida ao Game Lodge pela Devolver Digital Studios.