Citzen Sleeper: uma distopia surpreendentemente otimista

Escrito por Jean Kei
Opinião

Lá estava eu zapeando pelo Gamepass em busca de algum joguinho pra passar a tarde. Acabei vendo Citzen Sleeper na lista de coisas recém adicionadas e ouvi algumas pessoas falando bem, então decidi baixa-lo. A principio, Citzen Sleeper me parecia um jogo legal que ocuparia algumas tardes. Com algumas horas de jogo, me pareceu ser um jogo marcante citado entre as melhores coisas do ano… Chegando ao fim de Citzen Sleeper, fiquei convicto que provavelmente este será meu jogo do ano.

Mas afinal, do que se trata esse Citzen Sleeper?

Citzen Sleeper é um adventure que é quase inteiramente baseado em textos. Aqui você não terá nenhum elemento de gameplay baseado em  habilidade, tudo que você faz é dialogar, escolher ações e ter uma descrição das consequências das mesmas. A historia do jogo se passa num futuro distópico onde empresas podem comprar corpos de forma legalizada.

você é um Sleeper, uma espécie de android originado a partir de um humano que vendeu o corpo para ser criogenado. A empresa que comprou o corpo, usa os dados do cérebro para criar replicas que pertencem a uma empresa, estas replicas são funcionárias que fazem trabalho análogo a escravidão. Não se sabe as razões para que sua “versão original” vendeu o corpo, mas provavelmente foi por uma situação desesperada, mas isso não importa mais.

O que importa é que você escapa da empresa e vai parar numa estação espacial que foi abandonada, mas ainda existe um grande grupo de pessoas vivendo por lá. essa estação funciona como uma cidade com questões políticas peculiares. Há diversos grupos que dominam áreas específicas da cidade e existe uma certa disputa de poder. Há discrepância de classes sociais, trabalhadores, uma pequena comunidade rural…Há de tudo, e cabe a você se adaptar a sobreviver nesta cidade

E sobreviver não é uma tarefa tão fácil

Primeiramente, você já começa com uma desvantagem de ter uma obsolência programada. Como você era tratado como propriedade privada que não pode fugir ou ser roubado, você precisa tomar uma espécie de soro de tempos em tempos para se manter funcional, soro esse que só é fornecido pela empresa que te criou. Obter esse soro e se manter vivo é um desafio principalmente no inicio do jogo. Além disso, você precisa ter dinheiro para se alimentar diariamente, o que também não é uma tarefa fácil. O começo desse jogo é um pouco difícil e é normal se ter muitas dificuldades nas primeiras horas de jogo.

Aqui temos um sistema simples baseado em RPG de mesa, todos os dias você tem alguns dados que definirão a porcentagem de sucesso e falha em cada ação que escolher, sendo que quanto pior seu estado, menos dados você terá. Se não tomar cuidado, vai ficar com poucas ações para conseguir se alimentar direito e comprar soro, consequentemente entrando no risco de cair numa espiral onde você só fica cada vez mais decadente e necessitado.

Mas o jogo não está interessado em te desafiar

Essa dificuldade inicial serve muito mais para te ambientar do que de fato criar um desafio. Depois de um tempo, você se acostuma com o ritmo do jogo e a maioria dos obstáculos ficam triviais. Em vários jogos a dificuldade se trivializar é um ponto negativo, mas quando isso ocorreu em Citzen Sleeper eu já estava muito investido na historia e nos personagens apresentados, o que me fez agradecer pela trivialização das mecânicas, pois assim consegui me focar completamente no que me interessa.

A parte que me encantou nesse jogo foi o fato dele ser absurdamente bem escrito e ter personagens muito carismáticos. Você vai encontrar muitas pessoas nessa estação espacial e conhecer a historia delas. Aqui temos um pai numa situação financeira terrível que vê como única esperança sair da estação, uma mercenária que perdeu todos seus aliados e está abandonada na estação, um mafioso e muito, muito mais.

Dentre essas várias historias o jogo foca muito num tema: Quem é você?

O que você quer da vida? Aonde você pertence?  Pra que continuar vivo? Essas são algumas das perguntas principais do jogo e a jornada principal dele é sobre seu personagem entender quem ele é. E é a partir disso que eu percebi o quanto esse jogo pode ser otimista.

Apesar dessa historia ser distópica, você passar por muitas histórias pesadas e melancólicas, o jogo sempre me deu um otimismo. Pois sempre havia alguma esperança, alguma coisa para se agarrar. Meu personagem criou laços, aliviou dores pessoais e fez com que o inferno que é viver nesse mundo seja algo tolerável, e por vezes, até com momentos legitimamente prazerosos.

É muito difícil falar de forma concreta o que me encantou sem dar algum spoiler, mas acredite em mim quando digo que os temas desse jogo são bem abordados e encantadores. Falando assim, pode parecer que é um jogo mais sério e com escrita um tanto complicada, mas achei a leitura do jogo muito fácil e com boa variedade entre momentos tensos e mais leves, tanto que finalizei o jogo em uma sentada só.

O meu único problema real com o jogo é que, apesar de muito satisfatório, ele poderia reconhecer melhor minhas decisões (ou falta delas) no fim do jogo. Mas tudo bem, mesmo não sendo plenamente satisfatório, um dos finais que presenciei me fez chorar por me pegar desprevenido em certas descrições.

Se você gosta desse tipo de jogo, por favor, jogue Citzen Sleeper

Com o que eu escrevi já da pra entender se Citzen Sleeper é ou não pra você. Se você gosta de Visual Novel ou adventures, provavelmente esse jogo será muito satisfatório.

E ele ta no Gamepass, então ele é super acessível.