O estilo Monster Tamer, mesmo que com franquias extremamente populares, ainda carece de opções no mercado. Mesmo entre os indies, comumente o caminho são mods e hackroms de jogos antigos, que adicionam melhorias de qualidade de vida ou funções novas. Raramente temos um jogo novo que busca juntar o máximo de possibilidades espalhadas em outros jogos e trabalhar um universo próprio, justamente o que Coromon pretende fazer.

A demonstração disponível em evento pré-E3 pela publisher Freedom Games, junto de um bate papo com os simpáticos desenvolvedores, mostra todo o coração de um jogo sendo desenvolvido ao longo de 7 anos, voltado a refinar ao máximo as mecânicas tradicionais do gênero. Batalhas por turnos, treinamentos específicos para atributos, puzzles ao redor do mapa em exploração de cavernas e encontros aleatórios. Tudo isso você encontra aqui, mas com twists que muitas vezes aparecem em jogos mas não fazem retorno em sequências e deixam saudade.

batalhas de chefes de coromon
Criatividade em quests e chefes mostra o DNA de Coromon


Entre as mecânicas mais interessantes, temos duas barras de níveis, uma barra comum, com evolução de stats, golpes e formas novas, e uma segunda, de potencial. Coromon com mais potencial possuem sprites levemente diferentes e garantem maior distribuição de pontos de forma deliberada pelo jogador, ou seja, com a versão certa, é possível ter um monstrinho que seria naturalmente um tank, mas formatado para uma distribuição de dano mais rápida, o que expande os horizontes de forma absurda no norte competitivo. Do lado da qualidade de vida, temos diversos slots de save e também modos de dificuldade, com opções de permadeath inspiradas em conjuntos de regras criados pelas comunidades por aí, como a famosa Nuzlocke Challenge.


A história segue uma linha um pouco incomum e parte para um plano mais adulto. Sai o aventureiro adolescente e temos um jovem adulto no seu primeiro dia de emprego em uma multinacional de pesquisa Coromon. Ainda utópico para o mundo de hoje, mas um pouco mais calcado na realidade. Isso permite uma liberdade maior que encosta até as batalhas de chefe, com múltiplos estágios e formas, aproximando Coromon dos JRPGs tradicionais, além de músicas mais tensas.

Coromon battle

Ainda com a alma mais leve de um monster-tamer, mas sem a extrema infantilização, Coromon é um jogo fruto de 7 anos de muito carinho e pretensões altas. Pela demonstração disponível no evento pré E3, parece fazer tudo muito certo para fisgar seu público alvo, do estilo gráfico ao seu gameplay, mas também pode ser uma grata surpresa para quem busca um RPG não tão comum quanto parece. Sua data estimada de lançamento é o início de 2022, com versões para Steam, Mobile e Nintendo Switch.

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