CRYMACHINA é o novo RPG de ação produzido pela FuRyu que conta com o mesmo produtor de Crystar e Monark, Fuyuki Hayashi, desta vez também como escritor, desenvolvido pela Aquria, na qual já tinha colaborado com a produtora no primeiro The Caligula Effect, e localizado pela NIS America.

Review escrita por EmpHighwind

O jogo se passa num futuro distante em uma espaçonave chamada Eden, encarregada de reviver a humanidade, na qual foi extinta durante uma guerra. Essa a função é exercida pelas 8 Dei Ex Machina, onde um dos planos do projeto são as E.V.E., androides que possuem dados de personalidades de humanos, na qual devem acumular ExP para se tornarem “humanos verdadeiros”.

A trama começa quando Leben, uma E.V.E. considerada A Escolhida, acorda e é acolhida por Enoa, a oitava Dei Ex Machina, que também tinha acolhido outras duas E.V.E., Mikoto e Ami. A história gira em torno destas quatro personagens, na qual são atacadas por facções de outros Dei Ex Machina.

A narrativa constantemente traz reviravoltas conforme os mistérios dos projetos são revelados tornando-a engajante, porém a visão que o jogo tem quanto a humanidade é muito negativa, mesmo que seja uma história em que o amor supera obstáculos.

O jogo é estruturado de maneira no qual tem seções geralmente com três áreas relativamente lineares e um chefe, fora destas seções há um mundo virtual chamado “Imitation Garden” no qual é possível melhorar as personagens através das duas moedas do jogo (ExP e EGO), ver a enciclopédia com as terminologia e documentos do jogo e assistir interações das personagens através do “Tea Party”, e, similar à Monark, também é possível colocar códigos geralmente descoberto através de documentos para acessar áreas especiais para adquirir mais recursos.

As interações entre as personagens acabam sendo o maior ponto positivo do jogo, seja a Leben comentando o quanto ela gosta de máquinas e baleias, a Mikoto falando e citando os filmes que ela tanto gosta, a Ami querendo formar uma família e a Enoa dando estrelas de ouro, é um aspecto bem forte do jogo, especialmente para a fã de obras estilo “yuri”.

ExP é utilizado para aumentar o nível das E.V.E. e é obtido ao derrotar os inimigos do jogo, a diferença de nível influencia bastante no ganho dela, os níveis também tem um limite que é aumentando geralmente no final de cada seção no qual a Enoa recupera um “Idea Code”. Por mais o nível sempre tenha limites, o ExP normalmente ganho pela história geralmente não é o suficiente pelo que ela demanda e exige um certo grinding.

EGO todavia é usado para melhorar atributos específicos das E.V.E., assim como as habilidades de apoio da Enoa, geralmente esta moeda é adquirida de chefes e. com uma frequência menor, de inimigos, assim como ExP a diferença de nível influencia no ganho.

Os controles do jogo são simples, nos botões de face tem o ataque normal, forte, parry e pulo, os direcionais são usados para selecionar habilidades de apoio da Enoa, os botões de gatilho tem as armas auxiliares, esquiva e a mira para ataques à distância. O combate na maioria dos casos geralmente envolve ficar batendo nos inimigos até a barra de fraqueza encher, no qual deixam ele num estado vulnerável para que possam ser jogados no ar com o ataque forte, mudando o estado deles para ficar num estado caído e usar um golpe especial feito com o botão de ataque forte e parry ao mesmo tempo. Repita isto até derrotá-los.

A mira é situacional e só é utilizado em um chefe e ligar alguns interruptores, as habilidades de apoio da Enoa tem usos limitados e são bem úteis pois podem curar ou entrar no modo despertado que deixa a personagem invulnerável por um certo período de tempo, e a esquiva tem comportamentos diferente conforme a personagem..

As armas auxiliares fazem parte do sistema de equipamento deste jogo e dão um grau alto de customização, as personagens podem equipar duas armas auxiliares diferentes e dentro destas armas auxiliares ainda é possível equipar “sentimentos” nela, um sistema que parece ser convoluto de primeira vista fazendo ser mais prático colocar a habilidade que você quer em todos os espaços da arma auxiliar.

Estas armas auxiliares são adquiridas convertendo dados de personalidade coletados de chefes, são oito tipos de armas auxiliares, sword, stakes, cannon, chackram, bot, axe, shield e jam. Os atributos destas armas são afetados pela dificuldade, fazendo que se tenha um fator de risco e recompensa, o jogo traz duas dificuldades, normal e casual, com casual reduzindo a vida dos inimigos, porém não interfere no dano que você recebe e podem ser trocadas no meio do jogo.

Porém, o fator mais importante do combate é o nível, a diferença entre o nível da E.V.E. e do inimigo influenciam tanto o dano recebido quanto infligido e caso o nível do inimigo for maior há a possibilidade dos ataques não conectarem, sinalizados com um “miss” reforçando a ideia de grinding necessário.

O conteúdo opcional acaba se tornando desinteressante especialmente por conta disso, nos caminhos opcionais das áreas tem uns portais, às vezes com desafios de plataforma ou quebra cabeça de interruptores o protegendo, que levam a um inimigo de nível próximo ao do chefe final do jogo. Os dados de personalidades obtidos destes inimigos opcionais até adicionam ao mundo, mas nada que incentive propriamente de correr atrás.

O jogo no entanto leva apenas 17 horas para terminar a história principal jogando no normal e fazendo grinding periódico. Se quiser correr atrás do 100%, pode adicionar uma boa quantidade de horas, que envolve mais repetição dos mesmos tipos de inimigos.

Os visuais do jogo são competentes e a trilha sonora composta pelo Sakuzyo (Cytus II e Crystar) dá uma atmosfera única ao jogo.

Finalmente, CRYMACHINA é um jogo com uma narrativa engajante e bons personagens, mas com sistemas problemáticos que o tornam repetitivos mesmo sendo curto, fãs de yuri irão amar, fãs de ficção científica até podem gostar, agora para fãs de RPGs de ação ele deixa a desejar.

O jogo será lançado dia 24 de Outubro para as plataformas Playstation 4, Playstation 5, Nintendo Switch e Steam.

Nome do jogo:

CRYMACHINA

Publisher:

FuRyu, NIS America

Desenvolvedora:

Aquria

Plataformas Disponívies:

PC, Playstation 4, Playstation 5, Nintendo Switch

Nota: 7

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge