Crítica: Cupid Parasite: Sweet and Spicy Darling Review – Doce Amoroso

Por Angelus Victor

Nota: 9

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge

Cupid Parasite: Sweet and Spicy Darling, um fandisc lançado no Japão em 2023, finalmente dá as caras em terras ocidentais graças à Idea Factory International. Desde que a publisher havia anunciado o jogo, eu fiquei animado, já que seria uma bela continuação a trama hilária do jogo original, mas será que esse título consegue ser um bom companheiro?

AVISO: Esta crítica possui spoilers do Cupid Parasite original, além de pequenos spoilers sobre certos personagens dentro do jogo. Leia com cautela.

A Cupido Que Desceu Ao Mundo dos Humanos

Primeiro de tudo, Cupid Parasite: Sweet and Spicy Darling é o que chamamos de um fandisc. O que isso significa? Este é um título que se passa após os eventos do primeiro otome game lançado em 2022, Cupid Parasite. Fandiscs são companheiros que possuem uma história que expande as tramas apresentadas no jogo original. E isso é importante, pois não é nada recomendado jogar um fandisc antes de terminar o original, pois já se assume que o jogador lembre-se dos fatos do jogo anterior.

Cupid Parasite tem como sua protagonista Lynette Mirror, conhecida como Cupido, a deusa do amor. Seu papel era atirar suas Flechas Douradas para garantir que os seres humanos abaixo possam se apaixonar. Porém, por mais que ela tentasse, não conseguia fazer com que os humanos se apaixonassem por muito tempo antes de se separarem. Foi então que ela percebeu uma companhia chamada Cupid Corporation, cujo slogan era “da primeira vista até os laços de casamento”. Curiosa, ela decide descer para o mundo dos humanos, e provar para Marte, o deus da Guerra, que não é necessário a intervenção dos deuses para garantir que o amor entre os humanos continue fluindo.

Mesmo que tenha um belo tempo desde que você jogou, o fandisc, em seus primeiros capítulos, procura te dar umas pequenas dicas de como que foi a história, baseado no final feliz de cada uma das rotas de cada personagem, além de extras como diversas situações e histórias curtas para quem ainda quer degustar do desenvolvimento de cada um dos personagens.

Uma Trama Após o Final Feliz

Há três tipos de história neste fandisc: After Drama, New Love e Bonus Episodes. O After Drama consiste de 6 histórias distintas com os Parasite 6 do jogo original, com todas as tramas se passando depois do melhor final (conhecido como Best End). O contexto de cada um em relação a protagonista varia, então é possível jogá-los em qualquer ordem.

Cada rota também possui três ou mais “finais”, com as suas escolhas atribuindo pontos para o lado Sweet ou Spicy. Para o melhor ending, é recomendado ter um balanço entre os dois. Todas as histórias fazem alguma referência ou outra ao resultado da relação entre os Parasite 6 com a protagonista. Se eu tivesse que escolher meus favoritos, definitivamente daria a coroa para três: Raul Aconite, Peter Flage e Gill Lovecraft, cujas rotas me fizeram quase chorar de tanto que eu dei risada.

Realmente, foi literalmente amor a primeira vista. Não só como esse fandisc retêm a comédia romântica de Cupid Parasite que é absolutamente hilária, mas ele também possui muitas histórias que simplesmente me fazem chorar de rir. E ao meu ver, isso é um ponto extremamente positivo, pois isso prova que a roteirista não foi nada fora do que faz o Cupid Parasite ser original.

Tudo bem que algumas histórias podem sair gravemente do normal, mas considerando a trama, não é nada atípico. O mundo de Cupid Parasite é bem moderno, porém com mudanças de nomes, tipo o Instegrimm, e o YooQube. Além disso, após conseguir todos os endings do modo After Drama, episódios que focam em cenas do original de um ponto de vista diferenciado são liberados, o que aprofunda muito a trama para quem já é familiar.

Conhecendo os Parasite 6!

Nesse fandisc, nós temos o famoso grupo do Parasite 6, que consiste de um grupo de seis homens que antes possuíam algum problema ou outro o que os impossibilitava de casar. Vamos aos perfis de cada um:

Caso 1: Gill Lovecraft, O Parasita Desamparado: Começando a nossa lista nós temos Gill Lovecraft, um freelancer que simplesmente se recusa parar de pensar da garota em que se apaixonou durante seus tempos no colegial. Porém, essa garota acabou sendo ninguém menos que a Lynette, sua consultora de casamento! Gill tende a ser um pouco obssessivo quando algo de ruim acontece com a protagonista, e jura defender ela mesmo que isso custe sua vida.

Caso 2: Shelby Snail, O Parasita Prestigioso: Shelby Snail, o presidente da Cupid Corporation. Com o objetivo de esconder sua identidade de Lynette, Shelby utilizou um nome falso, Monsieur Esse. Mas Lynette logo descobriu que o motivo de seu casamento foi para manter o mito de que ele era um esposo dedicado, só que ninguém nunca havia visto sua esposa.

Caso 3: Raul Aconite, O Parasita Obsecado: Raul Aconite. Conhecido por todos como um ator de Sillywood (a versão do jogo de Hollywood) por seus filmes de ação, Raul entra na Cupid Corporation a pedido de sua empresa, já que sua atuação em romance é terrível. Porém, o que muitos não sabem é que ele é OBSECADO por mitologia grega e romana, e suas habilidades de correr chegam a ser até impossíveis de compreender, tanto que ele chegou a ganhar o apelido de “o ator de ação que jamais usa dublês”.

Caso 4: Ryuki F. Keiisain, O Parasita Glamoroso: Ryuki F. Keiisain, um jovem designer de roupas que desde pequeno, teve a peculiar característica de enxergar pessoas como se fossem cores. Aquelas que possuiam uma cor muito feia, Ryuki nem chegava perto, o que causou com que suas tentativas passadas de se apaixonar terminaram em problemas. Mas graças a protagonista, sua vida e perspectiva mudam.

Caso 5: Allan Melvile, O Parasita Ladrão: Allan é um misterioso vendedor de travesseiros de uma loja chamada Pillow Luxuria. Reza a lenda de quem compra seus travesseiros terá sonhos que causam uma boa noite de sono. Porém, isso também causa com que esses sonhos fazem com que seus clientes, especificamente o público feminino, a se apaixonar por ele, dando o apelido de Thieving Parasite, ou Parasita Ladrão em tradução livre.

Caso 6: Peter Flage, O Parasita Sensível: Peter Flage é um misterioso humano que, similar a Lynette, não perece ter muito bom senso comum. Porém, atrás de sua aparência, esconde um segredo. No original, sua rota era apenas acessível como a última, portanto por questão de spoilers, é uma rota que inclusive o jogo te dá um aviso prévio sobre spoilers potenciais.

Merenice Levin, O Parasita Destinado

Neste fandisc, um novo personagem, Merenice Levin, é adicionado, e que possui um poder místico de conseguir observar o destino de muitos, como se fosse um filme pré-determinado. Porém, por mais que ele tente, suas habilidades parecem não funcionar na Lynette. Qual será o motivo disso? Em New Love, é possível desfrutar do sétimo caso, Merenice Levin, cuja rota opera nos mesmos moldes que o original, tendo um medidor de o quão apaixonado ele está por você, e trazendo uma perspectiva sobre quem é.

A princípio, sua rota começou de uma maneira bem fraca quando comparada às outras. Porém, isso tudo mudou a partir do ponto do meio, quando Merenice claramente começa a desenvolver um amor pela Lynette, e graduamente o jogo introduz seu passado. Além disso, sua rota possui um final secreto que eu pessoalmente foi inesperado. Adoraria falar o que é, mas gostaria de deixar isso um segredo, para evitar muitos spoilers.

Uma Interface Bem Colorida

Um dos pontos mais chamativos de Cupid Parasite: Sweet and Spicy Darling é sua interface, que é bem colorida. Cada personagem tem uma caixa de diálogo de uma cor diferente, com cada cor dando algo único para cada um deles. Infelizmente, uma feature da versão japonesa acabou sendo removida, que é a opção de mudança de fonte.

Não é algo negativo, porém eu consigo entender o por quê aconteceu: pois no original, um dos principais problemas envolviam o texto não cabendo nas caixas de diálogo com a tradução, causando o jogo até a fechar forçadamente. É possível então especular que essa opção foi removida para evitar que esse problema se repita. A música também é muito boa, mas apresenta um pequeno problema. De padrão, a configuração da música de fundo causa com que ela esteja muito alta, abafando as vozes dos personagens.

Além disso, os desenvolvedores escutaram o feedback que foi dado do original. Isso permitiu a redução da quantidade de efeitos e utilizando cores menos chamativas que podem causar fadiga nos olhos. Porém, mesmo assim, Sweet and Spicy Darling mantém aquela identidade familiar.

Um Belo Companheiro Para os Fãs de Cupid Parasite

Desde seu anúncio, estava muito animado para o fandisc do Cupid Parasite, e a Idea Factory conseguiu entregar em cheio. Cada história é muito engraçada e é capaz de aprofundar muito bem na trama do original. Seu único defeito talvez seria que é simplesmente impossível jogar sem ter algum conhecimento do original, mas isso já era de se esperar quando se fala de um fandisc. A interface colorida além de uma música boa contribuem para a experiência e imersão para fãs de Cupid Parasite.

Nome do jogo:

Cupid Parasite: Sweet & Spicy Darling

Publisher:

Idea Factory International

Desenvolvedora:

Idea Factory (Otomate)

Plataformas Disponíveis:

Nintendo Switch