Crítica: Digimon Survive

Por Guilherme Santos

Nota: 6.5

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge

Após inúmeros adiamentos, Digimon Survive teve seu lançamento em 28 de Julho de 2022, com a expectativa de apresentar a franquia em um novo formato, o game, porém, entrega uma experiência razoavelmente inconsistente, oscilando entre pontos positivos e negativos.

Crunchyroll - Agora vai! Digimon Survive tem lançamento marcado para o dia 29 de julho desse ano

Digimon Survive é uma visual novel com elementos de RPG de estratégia, com foco na história e no desenvolvimento de personagens, e também prometendo o grande aspecto de “Sobrevivência” que dá nome ao game, abordando temas de horror psicológico e uma narrativa misteriosa.

DIGIMON SURVIVE, NARRATIVA E SUAS INCONSISTÊNCIAS

Sendo o grande foco do jogo, a narrativa é ao mesmo tempo uma das melhores coisas que o jogo tem a oferecer e também é o grande ponto de inconsistência dele. A narrativa aqui envolve mais uma vez um grupo de adolescentes que acabam indo parar misteriosamente em um tipo de “Universo Paralelo” que é estranhamente similar a realidade, nesse mundo habitam criaturas chamadas de Kemonogami ou Digimon, que se juntam aos protagonistas com o objetivo de protegê-los das ameaças hostis apresentadas, a missão a partir de agora é desvendar esse local desconhecido e escaparem de volta à realidade. 

A história em Digimon Survive por cima é muito boa, ela te prende de uma certa maneira e você acaba se envolvendo com alguns dos plot points e personagens, porém a narrativa sofre com um sério problema de ritmo, repetição e momentos genuinamente entediantes.

Cada capítulo acaba sendo bem previsível, repetitivo e clichê, com você tendo que procurar algum membro da sua equipe que desapareceu misteriosamente ou explorando uma nova área, encontrando Kemonogamis hostis e por aí vai.

Sim o jogo até tem uns bons plot twist e momentos que eu genuinamente fiquei perplexo, por que ele tem uma virada pro sobrenatural em sua história que eu considero bem interessante, porém as qualidades ficam bem ocultas quando você nota mais e mais dos seus problemas.

Sobre esses momentos sobrenaturais, isso entra bastante no aspecto “SURVIVE” que dá nome ao jogo, e isso o game faz muito bem, é bem um choque de realidade que o mundo em que eles estão é hostil e não é um mundo de maravilhas, eles têm que lidar com o fato de que tem que sobreviver, lidando com a falta de água, comida, e principalmente a sanidade dos personagens.

Os personagens do game são bem humanos e realistas, e o jogo usa o aspecto psicológicos para criar momentos de incômodo, medo, tensão e muito mais, eu achei isso fenomenal, porém os problemas de narrativa constantemente alternando entre esses momentos de tensão psicológica, para atividades mundanas, momentos divertidos gera uma inconsistência tão grande, que por mais que um plot point te prenda, logo em seguida vai vir uma enxurrada de momentos tediosos que acabam com o hype de certas cenas.

Gostaria que Digimon Survive tivesse uma narrativa consistente, por que mesmo pra quem não é fã da série, poderia gostar muito do jogo, por que a base da narrativa e a premissa são excelentes e intrigantes, mas o jogo falha demais na execução.

UMA VISÃO ARTISTICA SURPREENDENTE

Falando de um dos pontos mais fortes do jogo, na qual eu não tenho nenhuma reclamação, é a direção de arte, essa com certeza é uma das visual novels mais bonitas que eu já li, a arte dos personagens, a ambientação, o uso de luz e sombras, contraste e enquadramento são perfeitos, dá pra quase sentir a sensação das cenas do jogo, isso ficou sensacional.

Ainda mais combinado com a música, ela não é a melhor coisa do mundo, mas é bem boa, e serve muito bem o seu propósito aqui, entregando algo de qualidade e que ajuda imensamente na imersão.

Outro ponto a ser ressaltado aqui é a UI do jogo, eu achei perfeita a como simula a tela de um celular, achei bem interativa e fácil de entender, com bons visuais e ótimo contraste de cores. 

DIGIMON SURVIVE, COMBATE E SEUS DETRIMENTOS

O combate em Digimon Survive é de longe o pior defeito desse jogo, e honestamente acho desnecessário o sistema de combate usado aqui, seria uma experiência bem mais satisfatória e agradável se fosse apenas uma visual novel tradicional mesmo, com foco 100% na história e personagens, muitas obras do gênero conseguem fazer um ótimo uso de “combate” mesmo sendo só escrito ou com simples animações.

Digimon Survive tenta fazer um combate de estratégia em turnos, e entrega uma experiência bem medíocre, o combate é lento e completamente sem dimensão ou profundidade alguma, não é nem um pouco divertido e basicamente não exige nenhuma estratégia envolvida.

É super simples com os Digimon tendo apenas dois ou três tipos de ataque, podendo evoluir, e tem um sistema de buffs também, é meio que é isso, não tem nada que te impeça de só rushar pra cima do inimigo e atacar, não tem nenhum risco que faça você desenvolver uma estratégia, e conforme você avança no jogo o combate continua o mesmo.

Por outro lado o jogo oferece algumas opções bem úteis, como auto battle, aumentar a velocidade das batalhas, e desligar as animações, entre outros, mas mesmo assim, mesmo com essas funções não há tanta diferença assim, esse combate poderia ser melhor se fosse mais fluido e ágil.

O jogo tem uma função de negociação/conversa com Digimon em batalhas, mais ou menos no mesmo estilo de Shin Megami Tensei, onde é possível recrutar um Digimon inimigo para sua party, e esse sistema é ok, as vezes é fácil convencer os monstros e as vezes é só injusto mesmo.

PERSONAGENS E SUAS MOTIVAÇÕES E MISTÉRIOS

O jogo conta com um modo investigação no qual é possível explorar livremente partes do mapa, para investigação e em busca de informações, mas também interagir com outros personagens, o jogo tem um sistema de social link, quantos mais você conversa e dá boas respostas a certos personagens mais forte a relação entre vocês fica, isso também influencia bastante na história.

A relação entre os personagens e os Digimon aliados é bem genuína e engraçada e muito momentos, as interações entre eles é algo que foi executado muito bem.

O jogo conta com uma variedade bem grande de personagens, cada um com uma personalidade diferente e a dinâmica do grupo funciona muito bem, ele brigam entre si, se entendem de forma bem natural, e jogo incentiva você a ir atrás deles para conhece-los melhor, usando um sistema de pontos de social link que você usa ao conversar com o personagem escolhido.

CONCLUSÕES FINAIS

Digimon Survive certamente é um dos jogos já feitos, não é tão terrível assim, mas está longe de excelente, sua inconsistência leva-o a ser bem medíocre, mas ele tem seus méritos.

A narrativa é o ponto principal do jogo, e sim, ela apresenta problemas, mas se você não importar pode acabar gostando e muito, o combate é terrível e doloroso, mas por ser uma das partes que menos aparece no jogo acaba sendo aceitável, e de restante olha ele faz tudo relativamente bem.

Digimon Survive está disponível para Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch e PC, e foi lançado em 28 de julho de 2022.

Nome do jogo:

Digimon Survive

Publisher:

Bandai Namco Entertainment

Desenvolvedora:

HYDE

Plataformas Disponíveis:

PC, Playstation 4, Xbox One, Nintendo Switch

Conheça a Nuuvem

Compre com a Nuuvem e ajude o Game Lodge!