Crítica: Irmão Grande e Brasileiro 2 – um show de absurdos.

Escrito por Arthur Tayt-Sohn
Crítica

Irmão Grande e Brasileiro 2 é a sequência do simulador de reality show, lançado pelo desenvolvedor brasileiro Virgula Leal. Como será a experiência de gerenciar, e manipular, o seu próprio programa?

Recrutando o elenco

Antes de iniciar a temporada, você pode criar uma nova casa ou usar a casa padrão. Esse editor serve basicamente para criar os cômodos da casa. Podemos por exemplo criar o cômodo “cozinha” e durante o jogo irá aparecer “fulano fez alguma ação na cozinha”.

Você pode então ficar a vontade para usar cômodos de uma casa convencional ou usar sua imaginação para adicionar algumas doses de humor a mais.

Após editar sua casa, vamos ao editor de elenco, onde iremos criar os participantes do reality show. Podemos dar nome, escolher uma profissão e distribuir pontos de “natureza”, que vão interferir na personalidade de cada participantes.

São 32 variações de natureza que vão desde heroísmo, influencer até agrotop. Além disso, temos a opção de escolher o alinhamento, que varia de ordem, neutro e caos. E por fim escolher uma bela fotografia para seu participante.

O editor é bem simples, apesar de não explicar como funciona exatamente o sistema. Então é tudo feito na base da experimentação mesmo. É perceptível que a natureza afeta a forma que os participantes se comportam, assim como o alinhamento.

O que percebi durante as partidas foi que dependendo do alinhamento e da natureza, os participantes possuem atitudes diferentes uns com os outros. Para essa “experimentação”, criei um elenco com famosos personagens da Nintendo, até como uma tentativa de quebrar o maior número de propriedades intelectuais que eu conseguisse.

Se você pudesse escolher, entre o bem e o mau, ser ou não ser?

Após editar a casa e o elenco, podemos dar início ao programa. É possível automatizar ou escolher de forma manual os vencedores das provas, paredões, decidir quem serão os indicados pelo monarca ou imunizado pelo hierofante bem como ligar ou desligar a opção de romances dentro da casa.

A jogatina é basicamente acompanhar os acontecimentos na casa e os desfechos das provas e eliminações, até a grande final. Caso tenha escolhido algum modo manual, você poderá tomar alguma decisão nos eventos específicos.

Não tem muito segredo, é simplesmente acompanhar o que rola na casa e testemunhar eventos bizarros entre os participantes. Dependendo do alinhamento e da natureza escolhida para cada participante, um tipo de interação mais absurda pode acontecer.

Os textos do jogo contam com um humor totalmente nonsense, explorando situações inusitadas. Uma briga por causa de um jogo de truco e até mesmo homicídios com ocultação de cadáver.

O jogo brinca com ideias absurdas que talvez não veríamos na vida real. Ou talvez veríamos? Sendo assim, a ideia do jogo é ser uma grande sátira aos programas de reality show que os brasileiros e boa parte do mundo tanto amam.

No meio de situações escabrosas, o jogo insere comentários pontuais sobre questões mais próximas do nosso cotidiano, como tirar sarro de influencers e coaches de empreendedorismo, por exemplo.

É um tipo de humor que eu particularmente gosto, então me diverti lendo todos os acontecimentos da casa, as provas bizarras que os participantes precisaram fazer, etc.

Irmão Grande e Brasileiro 2 então é mais uma forma de fazer piadas com um toque de críticas sociais, mas de forma bem descontraída e caótica. Algumas situações descritas são realmente bem absurdas e eu quase chamei o Virgula Legal no Twitter e perguntando se ele estava bem.

Algo que eu senti falta foi um modo streamer, que alguns jogos já disponibilizam. Com esse sistema ativado, é possível vincular sua conta de uma plataforma, como a Twitch por exemplo, e permitir que seu chat interaja com seu jogo por meio de comandos.

Dessa forma, o público dos streamers seria o próprio público da casa, podendo participar das votações e trazer maior interatividade para o jogo. Deixaria o jogo mais divertido e interativo, visto que as escolhas são ou 100% manuais ou aleatórias.

Dito isso, Irmão Grande e Brasileiro 2 é um jogo para quem curte um humor tipicamente nonsense brasileiro, explorando as situações mais bizarras do nosso dia a dia, com um toque de realidade e outro de viagem ácida.

É um jogo bem curtinho, sendo possível alcançar todas as conquistas na Steam em apenas 2 horas. Suas mecânicas de simulação são limitadas, e talvez o jogo nem tenha a intenção de ser um simulador de fato, mas ele cumpre seu papel de satirizar esse tipo de programa de TV de forma interativa.

Nome do jogo:

Irmão grande e Brasileiro 2

Publisher:

Jogo Joia

Desenvolvedora:

Virgula Leal

Plataformas Disponívies:

PC

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge