Crítica: Lake Season’s Greetings – De Volta a Providence Oaks

Escrito por Leonardo Costa
Crítica

Lake foi um jogo lançado em 2021 que me conquistou por sua simplicidade e imersão. Viver na época a rotina de Meredith Weiss como carteira substituta em sua cidade natal e sua tentativa de escapar da agitação da cidade grande foi uma experiência muito agradável e única, sendo um jogo que definitivamente guardo com grande carinho em minhas lembranças.

Graças a isso, quando anunciaram Lake Season’s Greetings, uma DLC para o jogo base, fiquei bem animado em poder reviver esse universo e curioso em saber o que seria acrescentado a ele. Então sem mais delongas explico em mais detalhes minha experiência com o jogo desenvolvido pela Gamious e publicado pela Whitethorn Games.

Fim de ano em Providence Oaks

Season’s Greetings é uma DLC que funciona de forma independente, com o jogador podendo escolher entre jogar Lake ou Season’s Greetings no menu inicial. Nela jogamos com Thomas Weiss, pai de Meredith, entre 23 de Dezembro de 1985 e 1 de Janeiro de 1986, o que é um pouco mais de 7 meses antes da trama original de Lake.

É fim de ano, período festivo e a pequena cidade de Providence Oaks está totalmente coberta de neve. Thomas vive sua tranquila vida como carteiro no fim de ano, enquanto convive com o pessoal da cidade e tentar lidar com a falta de sua filha que está sempre atolada em mais trabalho na cidade grande.

Uma experiência mais distante

Assim como no jogo base devemos sair pela cidade entregando cartas e encomendas aos moradores, enquanto vivenciamos o dia a dia da pequena cidade de Providence Oaks. A diferença aqui é que Thomas, diferente de Meredith, está vivendo sua rotina normal e não temos uma premissa inicial ou uma sensação de um caminho sendo trilhado que nem tínhamos com Meredith, que estava em dúvida entre escolher sobre seu trabalho cheio de exigências na cidade grande ou a vida tranquila no lugar onde cresceu.

Esse conflito criado para Meredith permitia que o jogador se sentisse mais inserido e participativo na história, afinal uma decisão deveria ser tomada no final de tudo. Então uma falta de uma problemática mais clara para Thomas diminui um pouco da imersão total com o jogo, pois não temos a sensação do personagem evoluindo.

O jogo até aborda assuntos como a relação de Thomas, e sua esposa Emily, com Meredith e como eles tentam lidar com a falta da presença física dela em suas vidas, graças correria que ela tem com o trabalho. Além de tocar em assuntos como uma possível aposentadoria e uma vida fora da cidade. Só que, esses assuntos são mais mencionados ou sugeridos do que algo realmente trabalhado e desenvolvido pela trama.

Na DLC, Providence Oaks, tem uma vida própria assim como tinha no jogo base. Encontramos com rostos já conhecidos, mas num estágio diferente, afinal temos 7 meses de diferença na história, e também encontramos novos personagens. Os personagens antigos tem importância na trama mas sem o desenvolvimento que eles terão no jogo base, alguns servindo apenas para mostrar traços iniciais das situações trabalhadas em Lake.

Com isso o destaque fica para os personagens novos, que são boas adições ao elenco, trazendo uma história bem legal para vivenciarmos. Definitivamente são o ponto alto do jogo, por permitir que o jogador, através de Thomas, consiga direcionar eles para um desfecho nesse período de uma semana que se passa o jogo.

Um bug prejudicando a experiência

Infelizmente um bug no áudio presente na versão de lançamento do jogo atrapalha demais a experiência do jogador com a obra. O bug faz com que muitos diálogos fiquem mudos, com alguns nem iniciando com som e outros ficando mudos durante as falas.

Isso realmente acaba com a experiência do jogador, pois muito da alma de Lake está na atuação de voz que os dubladores fazem desde o jogo base. Realmente é um trabalho incrível e muito bem feito e que com o bug não permite aos jogadores aproveitarem.

Até o dia de escrita desse texto o problema ainda não foi corrigido, mas a desenvolvedora já informou estar procurando a causa para resolver. É um problema totalmente arrumável e que assim que o for, esse paragrafo ficará obsoleto, mas como estou destacando minha experiência tive que o acrescentar, pois realmente prejudicou minha jornada pelo jogo.

Em Providence Oaks um tchau nunca precisa ser um adeus

Lake Season’s Greetings é uma DLC que traz um ponto de vista diferente e novos personagens para um mundo que já conhecemos. Só que contamos com uma experiência menos imersiva devido ao fato do personagem principal, Thomas, não ter uma problemática definida que se mistura com a vida na cidade e vai nos guiando pela nossa estadia nela. Isso acaba tirando um pouco da magia presente no jogo base.

Apesar de menos envolvente que o jogo original, Season’s Greetings é um conteúdo que vale a pena ser experimentado por aqueles que gostaram da experiência anterior em Lake. Com outro show de atuação de voz dos dubladores e personagens interessantes de se acompanhar, visitar Providence Oaks é sempre bom, afinal nessa cidade um tchau nunca precisa ser um adeus.

Nome do jogo:

Lake Season's Greetings

Publisher:

Whitethorn Games

Desenvolvedora:

Gamious

Plataformas Disponívies:

PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S|X

Nota: 6.5

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge