My Friend Pedro é uma decepção e ironicamente, o seu maior problema é refletido em sua melhor ideia. O jogo ficou famoso com seus gifs, um mais legal que o outro. É impossível não olhar pra eles e não ter vontade de jogar. Não é atoa que o próprio game tem um sistema que cria gifs e permite baixar ou publicar no twitter. Entretanto, tal qual um gif, o jogo entra em um loop e as mecânicas se repetem até não dar mais.
A ideia de My Friend Pedro é excelente, ele é um jogo sobre matar inimigos de maneira estilosa, permitindo usar câmera lenta, skates e até mesmo chutar membros despedaçados em outros oponentes. O começo dele é maravilhoso justamente por isso. Aos poucos o jogador é apresentado a cada um desses estilos e passa a ter oportunidades diferentes de matar, o problema é que essas maneiras são poucas e facilitam na repetição tediosa.
A impressão que dá é que os desenvolvedores só sabiam como usar essas ideias no início e no fim, deixando o meio com um sentimento vazio, como se tudo ali fosse só uma maneira de “encher linguiça”. Tratando a matança de My Friend Pedro como momentos específicos -em que o jogador só tem uma maneira correta de fazer- elas ganham características de um puzzle. Algo que não seria um problema se não se repetisse tantas vezes, dessa maneira a se torna apenas tedioso. O problema não está na ideia, mas na execução.
Falando em puzzle, essa é uma das maneiras que o estúdio usou muito para preencher lacunas e fracassou completamente. A maior parte desses quebra cabeças são apenas obstáculos que não conseguem diminuir a sensação de estar apenas andando reto, na maioria das vezes eles parecem apenas longos tutoriais de tão simples e fáceis que são. Isso piora quando tentam misturar com a ação, pois falham novamente não renovando em nada o que já foi apresentado.
Todos esses elementos só aumentam a sensação do estúdio ter tido uma boa ideia mas não ter reunido maneiras suficientes para fazer funcionar. Um forte exemplo disso são as lutas contra chefes. Elas não tem nenhuma criatividade e nem se esforçam para ser algo diferente, são apenas inimigos com sangue maior e que no máximo exigem um pouco mais de desvio do jogador. Uma total decepção tendo toda a mecânica parruda e bem feita do seu lado e sendo jogada de lado nesses momentos.
My Friend Pedro é um jogo que poderia funcionar e chega a dar esperança de ver o próximo trabalho do estúdio já que as mecânicas do jogo são boas, mas infelizmente, toda a parte divertida é repetida como um gif que com o tempo perde a graça. É um looping de ações iguais que só mudam o cenário e não conseguem incentivar o jogador nem mesmo usando um sistema de pontuação. Com todos esses problemas, é difícil olhar para as qualidades de My Friend Pedro após finalizar o game, só resta um gosto amargo de algo que foi bom antes,apenas aumentando o quão decepcionante o jogo é.
My Friend Pedro está disponível para PC e Nintendo Switch localizado em Português Brasil
Está crítica foi feita usando uma cópia cedida pela publisher Devolver Digital Games para PC