Crítica: Nanotale – Um RPG para crianças

Escrito por Silvio Diaz
Crítica

Nanotale – Typing Chronicle é um excelente RPG para crianças no início da alfabetização e para quem quer treinar digitação. No game, o jogador precisa digitar para derrotar inimigos e completar puzzles. É algo parecido com Type of Dead, entretanto, em Nanotale temos uma fábula puxada para algo mais infantil, com visão isométrica e totalmente localizado para o português brasileiro. 

Com essa ideia de digitar, Nanotale se permite ser muito sobre aprendizado e escrita. Parte da ideia é que a protagonista está explorando esse mundo mágico e enquanto desenvolve suas magias, que se tornam palavras específicas com respostas próprias no mundo. Dessa forma, ao liberar e escrever atrair com a palavra de um objeto, o mesmo irá sugar para perto tudo o que pode para si. Basicamente com essas ideias que seus puzzles são formados, exigindo combinações de palavras específicas com algumas aleatórias dadas no mapa. 

Essas palavras aleatórias criam dificuldade. Para derrotar os inimigos é preciso escrever palavras aleatórias,normalmente temáticas com as criaturas, que surgem acima deles e a cada acerto, eles recebem um dano. Nisso se abre uma gama interessante de estratégias. Em momentos de hordas de inimigos, onde é necessário sobreviver por um tempo, o jogador pode tanto usar as palavras específicas para criar novos efeitos, escolher bem os inimigos para atingir e controlar a personagem para se distanciar da horda. 

É uma mistura interessante de ideias complexas, com execução simples que funcionam muito bem. É um dos motivos de eu realmente defender que Nanotale é um ótimo jogo para crianças, o nível de digitação pode ficar um pouco complicado com o tempo, mas jogando junto de alguém,  o game pode se tornar uma maneira de treinar e aprender. 

Outro ponto que fortifica Nanotale como um RPG que funciona bem para crianças é a sua narrativa. Bem simples e com pouco texto, o jogo cria uma fábula básica puxada para contos infantis. Ao mesmo tempo, ele permite o jogador explorar os detalhes do mundo e conhecer os animais e sua botanica, tudo com o uso da escrita.

Infelizmente o jogo ainda é problemático tecnicamente. Além de ser mal otimizado, sua interface não facilita a identificar HP e o som quando a personagem leva dano é terrível. O jogo tanto reconhece que tem problemas, que no menu mesmo tem uma opção para voltar ao ultimo checkpoint caso tenha algum problema. São detalhes que incomodam, mas não atrapalham o todo.

Nanotale Typing Chronicle é um RPG perfeito para crianças e funcionar dessa forma com mecânica de digitação é ótimo. Estamos falando de um jogo criativo que sabe usar suas mecânicas tanto em combate quanto puzzle. Nele, não basta digitar rápido, o jogo exige pensamento além e entender do mundo e dos inimigos para tirar vantagem. Nanotale é uma ótima surpresa e merece a sua atenção. 

Confira mais indicações clicando aqui

Nome do jogo:

Nanotale - Typing Chronicles

Publisher:

Fishing Cactus

Desenvolvedora:

Fishing Cactus

Plataformas Disponívies:

PC

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge