Crítica: Project Winter

Por Silvio Diaz

Project Winter é um jogo online de sobrevivência. Nele, o objetivo caso o jogador seja um sobrevivente, é reparar equipamentos no mapa para fugir e caso seja um traidor, é tentar matar todos os sobreviventes sem ser pego. Uma mistura muito bem polida de tudo o que tem aparecido em jogos para computador dos últimos anos e seria uma ótima compra para se divertir online, se não fosse um problema: É um jogo quase vazio.

Mesmo sendo um bom jogo, eu demorei muito a perceber isso pois, além de ser difícil achar partida, quando achava nenhum dos jogadores (todos de outros países) tentavam explicar como jogar. Algo que não é um erro deles, e sim de Project Winter. Não existe um tutorial nem um guia e como parte da dificuldade na mecânica de sobrevivência, é fácil se perder no mapa. No fim, com dificuldade de comunicação pelas diferentes línguas, era normal eu e outros jogadores estarem completamente perdidos e não conseguindo aproveitar a partida já que nada é intuitivo nem explicado, tornando tudo mais frustrante.

Entretanto, quando tudo isso é ultrapassado -basicamente conseguindo conversar com outras pessoas que sabem como o jogo funciona- ele é excelente. Os acontecimentos aleatórios do mapa são calculados para atrapalhar sobreviventes e ajudar traidores de uma boa maneira e não duram o suficiente para se tornar sufocantes. As mudanças nos objetivos e nas necessidades a cada partida apoiam e incentivam os jogadores a conversarem e tudo isso aumenta as intrigas e suspeitas de quem é o traidor.

Project Winter é um ótimo jogo que tem tudo para ser um sucesso e essa é a única coisa que falta nele. Sem muitas pessoas jogando, fica quase impossível aproveitar toda a sua qualidade e quem estiver realmente interessado pode entrar no discord do jogo e tentar fazer um grupo lá, mas o trabalho de ter que ir atrás de jogadores para aproveitar um jogo, por si só é um problema. Um que não é culpa de ninguém, é só uma questão que pode ou não ser resolvido com o tempo, algo que só o futuro pode dar a resposta.  

Project Winter é atualmente exclusivo para PC na Steam.

Está crítica foi feita por uma cópia cedida pela assessoria ao Game Lodge

Para mais críticas como essa, clique aqui.