Desperados 3 já saiu a um pouco mais de uma semana e desde o primeiro dia eu estou com ele na Steam (obrigado THQ Nordic) e mesmo com os planos de terminar logo e escrever um texto aqui no Game Lodge, isso não aconteceu. Parte disso eu culpo a vida, The Last of Us 2 e o motivo de eu estar escrevendo aqui, o meu estresse com Desperados.
Desperados é uma franquia que ficou adormecida por muito tempo. Podendo ser comprado até hoje na Steam, os dois jogos anteriores foram um dos poucos de um gênero que morreu cedo e a Mimimi Games, desenvolvedora do terceiro game tem tentado ressuscitar.
Explicando para quem não sabe, Desperados 3, tal qual o antigo Commandos e o também desenvolvido pela Mimimi Games, Shadow Tactics é um jogo de estratégia em tempo real,que diferente de Warcraft e outros, o jogador apenas controla heróis específicos. Dessa forma, com até 5 personagens a serem controlados, é preciso saber utilizar cada um deles enquanto faz um certo malabarismo para agir sem ser percebido em suas missões.
Cada um desses cinco personagens tem características bem únicas que permitem que o jogador crie suas próprias estratégias em seus mapas e desafios construídos cirurgicamente para obrigar o jogador a usar o máximo de cada uma dessas habilidades. A sincronia de estrutura rígida em suas missões com a diversa possibilidade dada ao jogador permitem genuinamente brincar e experimentar, entretanto, é graças a essa perfeita construção, que o jogo se permite ser rígido, o que é ótimo, porém estressante.
Essa rigidez é tão reconhecida que o jogo se preocupa constantemente de alertar o jogador de fazer “quick saves”. Além do botão f5 para salvar e f8 para carregar estarem sempre no topo da tela. Na configuração básica, após um minuto, o jogo passa a alertar a falta de save. É claro que a Mimimi Games vê isso muito mais do que só uma função, para Desperados 3, isso é uma mecânica.
Se a sua ideia não deu certo, algum inimigo te viu e acionou o alarme ou acha que pode fazer melhor e de maneira mais efetiva, é só apertar f8 e pelo menos o jogo garante que você não vai ter perdido tanto tempo assim. Entretanto, com tanta rigidez, recarregar um minuto antes tantas vezes estressa um pouco.
Imagine esse vai e volta em uma enorme missão que você fica, facilmente, por mais de uma hora. É outro elemento que incrementa meu estresse com o jogo, suas missões são imensas e não existe um segundo sequer sem desafio. Qualquer lugar do mapa vai ter algum empecilho e conforme a progressão da campanha, eles aumentam a ponto de dar um leve desespero. São momentos que parecem impossíveis, mas obviamente tem diversas formas de serem solucionadas e quando uma dessas maneiras são encontradas, o sentimento é ótimo.
Ao mesmo tempo que a cada missão eu saia estressado e querendo xingar Desperados 3. É muito recompensador passar por um minúsculo pedaço da fase mesmo que não vá ter uma real recompensa. É exatamente como um puzzle, a vantagem de conseguir passar, é o sentimento de vencer e se sentir inteligente.
A questão é que sem o estresse, a vitória não teria tanto significado. Se eu não tivesse ficado 10 minutos, batendo a cabeça no auge da minha burrice, eu não estaria gostando tanto dele como estou. Claro, eu adoraria já ter terminado ele, mas empurrar dessa forma, me estressando a cada momento, poderia tornar uma experiência maravilhosa em algo terrível só pelo fato de ter que escrever sobre o jogo. Desperados 3, na minha experiência, precisa ser apreciado aos poucos e é o que estou fazendo.
Essa dificuldade, em parte é minha culpa, falta de habilidade com um jogo díficil fazem fazem isso acontecer,e alguns não valem tanto a pena passar por isso, mas não é o caso de Desperados. Se fosse um texto de indicação, eu indicaria, e se fosse uma crítica eu estaria elogiando ele sem parar. O texto é sobre o meu estresse com um jogo excelente e parte de suas qualidades são elementos estressantes.
Enquanto escrevia o texto, fiquei com vontade de jogar Desperados 3, inclusive, foi uma certa agonia querer tanto jogar enquanto escrevia para publicar logo. Esse é o tanto que gostei dele. Então para finalizar, eu só queria deixar claro, estamos falando de um ótimo jogo que deveria ter ganho mais visibilidade e infelizmente não aconteceu, o estresse que ele causa em mim, e pode causar em outras pessoas, é apenas uma parte do resultado de sua experiência. Um pequeno e importante pedaço do quebra cabeça que é Desperados.
Desperados 3 está disponível para PC, Xbox One e Playstation 4
Este texto foi escrito em base da versão de PC, cedida pela THQ Nordic ao Game Lodge