DualSense precisa ser um novo padrão

Escrito por Silvio Diaz
Opinião

Questões técnicas, melhorias gráficas e de processamento são parte do padrão em uma nova geração. Até mesmo em consoles da Nintendo, mesmo que não sejam o foco, essas melhorias estão quase sempre presentes. Entretanto, às vezes surgem outros tipos de evolução, memory card, conexão com internet e até mesmo analógicos foram adições geracionais que se tornaram o padrão e hoje partes integrais do que é um vídeo game. Na geração atual, precisamos que o DualSense seja mais uma dessas adições que se tornam padrão. 

DualSense, o novo controle da Sony, é uma maravilha tecnológica que consegue levar tanto os gatilhos quanto a vibração para um outro nível. Além do HD Rumble do Nintendo Switch, no Playstation 5 é às vezes até difícil de explicar o que acontece nele. 

Em certos momentos, é apenas uma vibração muito melhor do que qualquer outro controle, com um mapeamento interessante que consegue se conectar bem com os jogos que usam bem da ferramenta. Outras vezes, como no caso de Deathloop, a vibração parece realmente como se algo estivesse dentro do controle batendo nele de maneira coerente. No gatilho, além de uma vibração além da do Xbox One, o gatilho se trava e consegue se tornar às vezes, um botão duplo. 

O ponto é que o DualSense conseguiu ultrapassar a questão da vibração ser apenas uma firula, para algo que pode se integrar e substituir questões do jogo. Em Deathloop, é possível sentir no controle o quanto de barulho estamos fazendo ao pisar,além de facilitar a acessibilidade ele aumenta as possibilidades mecânicas. Assim, não é mais preciso algum tipo de sinal na tela para dar a informação ao jogador, pois tudo está nas mãos dele. 

Com os gatilhos, ganhamos dois novos botões, em Ratchet & Clank. Armas tem dois tipos de tiro, um apertando leve e outro apertando até o fim do gatilho. Em Returnal, segurar o L2 ao máximo garante um especial ao atirar. Tudo isso falando apenas do primeiro ano do console. Sem falar em termos armas que mudam o tipo de vibração e têm pesos diferentes, nesse caso Deathloop é o exemplo perfeito, a ponto de armas que travam também travam o gatilho.

É uma questão boba, mas faz diferença. Essa geração não é só sobre o SSD, o DualSense do Playstation 5 também precisa se tornar padrão, é uma adição que pode se tornar também, parte da mecânica, algo que tínhamos de leve no início dos controles com vibração, mas agora, em um nível completamente diferente, pois com ele, é como se tivéssemos realmente sentindo parte do jogo em nossas mãos.