Far Cry 5 é a prova de que um jogo divertido pode superar qualquer problema pois a história e todos os diálogos dele são terríveis. Mal escritos, cheios de piadas que não funcionam e com uma superexposição mal feita dos personagens.
Existem alguns momentos que o jogo dá importância para alguns personagens em uma tentativa de criar drama com eles e nenhuma delas funciona. É fácil não reconhecer o personagem nesses momentos de tão mal explorados que são e os problemas de narrativa não param por aí.
Far Cry 5 claramente tenta evoluir todos os aspectos que Far Cry 3 trouxe para a franquia. Uma delas é o conceito do personagem Vaz, vilão do terceiro jogo. Todos os grandes vilões do novo jogo são versões mais loucas de Vaz, até mesmo frases de efeito surgem nas cenas com os novos “chefões” do jogo.
Entretanto,todas essas tentativas de frase de efeito em cada personagem é só forçado e em certo ponto vergonhoso. Não existe nenhum motivo para realmente gostar dos personagens desse jogo e o fato do jogo levar essa narrativa a sério só a torna pior.
A Ação do Far Cry 5 se mantem muito parecida com os outros jogos da franquia
Entretanto, tudo o que a história de Far Cry 5 tem de problema, a jogabilidade e escolhas de gamedesign tem de qualidade. Ainda que repetindo quase tudo que a franquia criou com Far Cry 3, o quinto jogo tem um frescor necessário.
Mesmo que não esteja perfeito, parece que tudo o que poderia ser melhorado ganhou atenção. A impressão é que a Ubisoft entendeu o que realmente importava para o jogo. Com mapas separados entre três regiões o jogador pode se concentrar em cada um deles separadamente. Graças a isso, não existem mais longos trajetos, tudo se concentra em pequenos espaços e dificulta que as explorações sejam cansativas.
Além de incentivar a exploração, em Far Cry 5 as missões secundárias fazem parte da campanha. Já que qualquer objetivo no game ajuda a ganhar as pontuações necessárias para o fim de cada área. Uma forma inteligente de incentivar o jogador a fazer o que quer da forma que quer e focar no mais importante: se divertir.
Ainda sim, tudo isso funciona apenas pela excelência mecânica do jogo. Misturando diversos elementos de outros jogos da empresa, em Far Cry 5 atirar é prazeroso, saltar de paraquedas e usar wingsuit é fácil e dirigir é ótimo.
Far Cry 5 permite o jogador ter ajudantes na ação. Entre eles um urso e um cachorro
Essa excelência mecânica permite que o mapa do jogo se torne um verdadeiro playground construído especificamente para servir ao jogador. Todos os locais permitem diversas possibilidades de ataque e acontecimentos tornando todas as possibilidades mais imprevisíveis e gratificante de todas as maneiras.
Far Cry 5 é uma ótima combinação de mecânicas em um playground bem construído. Um conjunto construído de forma equilibrada que consegue tornar toda a história terrível completamente ignorável. Mesmo sendo o mesmo jogo desde Far Cry 3, as evoluções e escolhas de game design são frescas, mudanças simples mas surpreendentemente boas, misturando o já conhecido da franquia com o frescor de jogos atuais.
Está review foi escrita usando como base uma cópia da versão de Xbox One cedida pela assessoria da Ubisoft.
Far Cry 5 está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC