O produtor Naoki Yoshida revelou, em entrevista ao IGN, que Final Fantasy XVI não será em mundo aberto, como poderiam imaginar os fãs. Diferente do seu antecessor, Final Fantasy XV, Yoshida diz que o jogo irá trabalhar com áreas instanciadas, algo que pode lembrar o que encontramos em Pokémon Legends Arceus e na franquia Monster Hunter. Apesar disso, ele diz que o jogo ainda possui inspiração em RPGs mundo aberto de grande orçamento.
“Nós descobrimos, em uma pesquisa extensa, que uma grande parcela de jovens jogadores nunca jogaram Final Fantasy ou não tem interesse algum pela franquia. Para criar um jogo que possa, não apenas, empolgar ou atrair nossos fãs, mas também essa nova geração, nós jogamos um monte de jogos. E sim, em [Final Fantasy 16] você encontrará inspiração de recentes RPGs de mundo aberto de grande orçamento.”, diz Yoshida.
Yoshida complementa dizendo, “Contudo, para trazer uma história que abrange o mundo inteiro e além, nós decidimos evitar o design de um mundo aberto que nos limite a um único espaço de mundo aberto, e em vez disso, focar em um design de jogo baseado em áreas independentes, que possa dar aos jogadores uma melhor sensação de uma verdadeira escala ‘global’.”.
Final Fantasy XVI tem previsão de lançamento para 2023, mas sem uma data definida. Ele tem apenas a versão de PS5 confirmada oficialmente, mas espera-se que ele tenha uma versão de PC também.
Fonte: IGN