Goat Simulator 3 é um Todo Mundo Em Pânico em Sandbox

Escrito por Leonardo Costa
Crítica

Goat Simulator 3 é sequência direta do Goat Simulator de 2014. E sim, é isso mesmo, é direta, não existe Goat Simulator 2, o título já é uma piada. O nome de sua edição deluxe também, que se chama Downgrade Edition. O jogo traz um mundo aberto e cooperativo até quatro jogadores, além de muitas piadas e diversão. Afinal, cabras são criaturas únicas e seus simuladores também.

Qual a história e como funciona um simulador de cabras?

Como você poderia imaginar, Goat Simulator 3 não tem uma história principal que você deva seguir ou algo que se assemelhe a isso. O que existe são missões que você deve completar para poder elevar seu ranking “Illuminati”, dessa forma melhorando seu castelo e liberando o final do jogo. Eu enxergo essas missões como “pequenos universos” únicos e que envolvem coisas especificas do mundo sandbox do jogo, e que cada missão que você faz, vai lhe passar muitas vezes uma referência a alguma obra famosa, seja de jogos ou audiovisual, e uma consequência daquilo no mundo ao seu redor.

Um exemplo: existe uma missão que ao encontrar uma árvore que possui um fruto dourado, ao lamber esse fruto, você ativa a irá divina que, aleatoriamente de tempos em tempos, faz com que Deus lhe puna de alguma forma, como te deixando em chamas ou eletrocutado. Ou uma missão que você roda tão forte três bailarinas que elas formam um tornado que fica passando por aquela área do mapa indefinitivamente.

Apesar de existir belas referências e momentos engraçados no jogo, não são todas as missões que as possuem, existindo missões bem chatas de se fazer também. Seja, justamente por não passar uma piada tão boa ou não ser algo tão louco, somado ao fato de que as missões não dão muito indicador do que fazer, então até que você perceba o que a missão está querendo, pode ser entediante. Só que, em alguns casos, e esses casos são principalmente as missões secretas, a falta total de informação do que se deve fazer é bom.

A sensação de você realizar sem querer uma missão ou pensar em algo bem doido e no final quando você faz aquilo e percebe que se trata de uma missão, é algo simplesmente maravilhoso. Não vou especificar aqui um exemplo, para não estragar a surpresa, mas as duas últimas missões que fiz no jogo, para liberar o boss final, foram totalmente sem querer. Uma porque eu bati em um item bem na hora que outro estava passando perto e me veio na cabeça que eles se relacionam e outro porque o cenário estava meio suspeito e eu quis testar fazer algo e era justamente a missão.

Uma coisa bem legal que vale destacar também, é que o castelo Illuminati das cabras, a medida que você sobe de ranking e que você completa missões vai evoluindo e referências das missões que você completa servem como enfeite para o castelo, o que é bem legal de se ver. E como mencionado anteriormente, ao chegar no ranking máximo, você libera o boss final, que é uma luta bem divertida, de umas 5 fases e lotada de referências a obras como Mortal Kombat, Dark Souls, Mario, entre outras.

Como funciona a gameplay da cabra e estrutura do jogo?

Em Goat Simulator 3, a cabra pode pular, escalar, nadar, berrar, dar cabeçada, lamber, usar emotes (de dança e coisas do tipo), usar habilidades de item (ex: atirar laser com uma arma a laser acoplada nas costas), dirigir carros e bicicletas (sim, dirigir) e simplesmente “desistir de viver”, que é como eu chamo o botão que você aperta e a física da cabra simplesmente desliga e ela fica largada no chão. No geral eu não tive problemas com os controles do jogo, funcionaram bem para mim e o jogo fica bem tranquilo quando você entende a física dele e usa a seu favor. O que é legal, afinal o jogo não tem barreiras, você pode e consegue ir a qualquer lugar do mapa independente do seu progresso ou itens, o que muda é que dependendo do que você tenha acesso vai facilitar alcançar certos lugares.

O jogo no início tem uma introdução baseada em Skyrim, onde um fazendeiro te leva até o rancho e então você consegue controle da cabra (tecnicamente você tem controle desde o inicio e pode pular a intro, já que eu ganhei uma conquista por ver tudo). Ao assumir o controle da cabra, você recebe um pequeno tutorial dos controles e libera a sua primeira torre (pegada Assassin’s Creed) mostrando as interações do mapa e suas primeiras missões. Como dito antes, você pode ir a qualquer lugar do mapa, inclusive ir liberar ele por completo desde o início, são seis grandes áreas no total.

Ao completar as missões, ganhamos pontos para subir nosso Ranking Illuminati e muitas vezes ganhamos itens equipáveis também. Além dessas missões, é possível completar desafios chamados de instintos que dão dinheiro do jogo ao serem realizados. Pelo mapa também podemos achar colecionáveis, rampas para passar com um veiculo ou itens equipáveis para a cabra. Ao todo é possível escolher uma cabra, que pode ser uma cabra mesmo, um tubarão, uma girafa, um rinoceronte, entre outros; um pelo para o corpo, que pode ser uma cor ou uma pintura especial (um exemplo é uma pintura de panda); um item para a cabeça; um item para a pata; um item para o corpo; um item para as costas e os chifres. Esses itens podem ser conseguidos de três formas: existem o que são compráveis com dinheiro do jogo no guarda-roupa, os que são entregues ao completar uma missão ou os que podem ser encontrados no mapa.

No jogo é possível jogar minijogos, contudo essa mecânica só está disponível no modo multijogador, coisa que não tive acesso durante o período da review, por não conhecer mais ninguém com acesso antecipado ao jogo. Vale destacar também que o jogo pode ser feito inteiro em modo cooperativo até 4 jogadores e acredito que isso deixe o jogo ainda mais divertido.

Desempenho e Bugs

Essa versão analisada de Goat Simulator 3 foi jogada no Xbox Series X e devo dizer que o desempenho foi sólido mas não foi perfeito. Da metade para o final do jogo, em alguns momentos, o FPS do jogo caia demais e com isso ficava tudo bem lento e travado, mas depois voltada. Não sei exatamente a causa, se foi o fato do mapa estar com muito mais informação a medida que fui avançando e fazendo as missões ou algum outro problema. Também não sei se o jogo já receberá algum patch no seu lançamento e isso possa ser corrigido e nem se acontece também em outras versões do jogo. Só sei que foi bem estranho pois em momentos que usava um chapéu que invocava infinitas cabras pra tela ou que muitas coisas explodiam nada travava, mas ai quando estava andando tranquilamente no mapa acontecia isso as vezes.

Em questão de bugs, não tive nenhum problema crítico. Apenas uma vez eu tive que voltar para o menu do jogo, porque uma mensagem do tutorial não saia da tela de jeito nenhum. Aconteceu deu entrar no chão e cair num out of bounds, mas como o jogo tem como dar respawn indo no menu, não foi nada que atrapalhasse. Obviamente não estou contando bugs de objetos flutuando ou física bizarra, pois acredito que isso é o charme do jogo e faz parte dele.

Conclusão

Eu genuinamente gostei mais de Goat Simulator 3 do que imaginaria. No primeiro dia jogando foi uma reação mais morna, mas no segundo dia no qual eu entendi melhor a estrutura do jogo e fui fazendo mais missões, o jogo me conquistou bastante. O sandbox do jogo é muito divertido e bem feito, dando liberdade ao jogador e mostrando um mundo vivo e ativo (um mundo bem do maluco diga-se). Suas missões foram me conquistando nos detalhes e referências, além dos impactos que muitas delas causavam nas coisas ao meu redor e no castelo. Eu me atrevo a chamar este jogo de o “Todo Mundo Em Pânico” dos jogos, afinal é um jogo sem pé nem cabeça e com sátiras maravilhosas. E o melhor detalhe é o berro da cabra, impossível resistir a algo assim.

Goat Simulator 3 é recomendado para quem gostou do primeiro ou quem goste de sandbox ou quem goste de uma boa sátira e piadas idiotas. E acredito que seja ainda mais recomendado com quem tiver ao menos um amigo para jogar junto.

E pra finalizar queria destacar que o jogo possui referências a Skyrim, Mario, Dragon Ball, Marvel, Exterminador do Futuro, Piratas do Caribe, Mortal Kombat, CS, Metallica, Dark Souls, Slashers, Zumbis, Senhor do Anéis, Simpsons, Fallout, Doom e outras obras que eu não devo me lembrar ou não reconheci.

Nome do jogo:

Goat Simulator 3

Publisher:

Coffee Stain Publishing

Desenvolvedora:

Coffee Stain North

Plataformas Disponívies:

PC, Playstation 4, Playstation 5, Xbox One, Xbox Series S|X

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge