Honkai Star Rail é a nova proposta da desenvolvedora miHoYo de trazer algo diferente em cima daquilo que deu certo em Genshin Impact e bebendo de inspirações, principalmente de jogos da Nihon Falcom e outros RPGs do gênero.
Após o fenômeno que foi Genshin Impact três anos atrás, ficamos nos perguntando qual seria o próximo passo da Mihoyo? É claro que eles iriam e ainda estão dando suporte a Genshin, porém, dar esse passo e expandir ainda mais sua outra IP, “Honkai”, para um jogo desse escopo foi um movimento um tanto quanto interessante.
Honkai Star Rail foi anunciado a mais de dois anos atrás, e já há algum tempo vem me chamando a atenção, principalmente nos últimos meses quando o marketing do jogo veio pesado se tornou um dos jogos mais antecipados pra mim do ano.
Eu joguei Genshin por muito tempo, desde o lançamento, porém acabei enjoando depois de certo tempo pela fórmula repetitiva que gachas geralmente se tornam no endgame, e é inevitável que Star Rail vai passar pela mesma fase, mas o game é muito mais digerível, só o fato do jogo não ser mundo aberto e ser um jogo de batalha por turnos com auto-mode já é excelente nesse quesito.
No game acompanhamos a história pelo ponto de vista dos Inominados, um grupo de Desbravadores que fazem viagens interestelares a bordo do Expresso Astral, uma locomotiva a vapor que trilha pelo espaço, em busca de ajudar planetas que estão sofrendo anomalias por causa de um Stellaron, também descrito como o câncer de todos os mundos.
O protagonista do jogo, é um receptáculo para um desses Stellaron, embora seu real poder ninguém saiba, com isso ele se junta a bordo do Expresso Astral para acompanhá-los em suas aventuras.
O world buiding desse jogo é algo muito interessante. Pelo que eu saiba ele é um universo alternativo do Honkai Impact 3rd e pega muita coisa desse outro jogo da Mihoyo, mas sua história é completamente nova. Seus conceitos, mundos, personagens, facções e muito mais, possui um nível de detalhes impressionante.
Atualmente o jogo possui três mundos exploráveis, e mais serão adicionados no futuro dando continuidade a história do game.
Honkai Star Rail usa um sistema de batalhas por turno que é surpreendentemente incrível de divertido, ele é fluido, rápido, fácil de entender e com muita profundidade.
Cada personagem tem um elemento e uma classe diferente, usando as skills certas o objetivo é quebrar a barra de defesa do inimigo, baseando-se em suas fraquezas, e aplicar o ataque mais poderoso, mas o jogo explora isso de uma maneira bem versátil, e brinca e te desafia com vários tipos de barreiras, buffs e debuffs, e habilidades bem criativas.
O combate aqui tem várias inspirações de jogos como Persona 5, Dragon Quest e o maior de todos, a série The Legend of Heroes, mais especificamente o combate moderno da série Trails, apresentado nos jogos de Cold Steel, os S-Breaks e S-Crafts são as inspirações mais claras, é claro que não é no mesmo nível de profundidade desses jogos, é bem mais simplificado, mas fãs da franquia certamente sentiram uma familiaridade.
Outros modos de jogos incluem o Universo Simulado, que é um modo tipo roguelike, onde você navega por um mapa adquirindo diversas tipos de habilidades únicas, incentivando o jogador a criar uma build que funcione, esse é um dos modos com a maior dificuldade o jogo até agora juntamente com o Salão Esquecido, outro modo bem desafiador.
Sim, de fato o jogo é um gacha, mas pra ser sincero é um dos mais de tranquilos atualmente, não precisa gastar nada com o jogo, mesmo se você se interessar por um personagem 5* limitado, é 100% possível conseguir ele só jogando o game normalmente, já que o sistema de pity está lá para te ajudar.
E também o game é um dos mais fáceis de se farmar recursos, devido ao auto-mode e o quão rápido e ágil é quando comparado a Genshin por exemplo.
Mas é claro que tenha em mente que Honkai Star Rail é um jogo gacha, então esteja avisado, por mais que seja totalmente possível jogá-lo normalmente só pela história sem nenhum grind ou farm.
Honkai Star Rail é um excelente jogo com um potencial enorme, é divertido e confortável, tanto para quem quer só ver a história, para os jogadores hardcores, e até para quem só abre uma vez por dia para fazer as missões diárias. O jogo está disponível para Android, iOS e PC, com versões para PlayStation 4 e 5 chegando em breve.