Impressões da Demo: Guns Undarkness é cru, mas tem potencial

Por Pedro Ladino

Guns Undarkness é um jogo idealizado por Shoji Meguro, o icônico compositor de franquias como Shin Megami Tensei e Persona. O jogo começou o seu desenvolvimento após o sucesso de seu Kickstarter e é um RPG por turnos de armas. Essa não é a primeira vez que Meguro dirige um jogo, já que ele foi o responsável pelos remasters dos dois primeiros Personas para o PSP, mas agora ele encara um novo desafio de criar um jogo do zero, com designs de Ilya Kuvshinov (Ghost in Shell: SAC 2045) e Lotus Juice (Persona 3) ajudando nas músicas.

Durante a próxima Steam Next Fest, que tem início em 24 de fevereiro, Guns Undarkness ganhará uma demo e nós tivemos a oportunidade de testá-la antes do tempo.

A demo de Guns Undarkness é bem curta, ela tem cerca de 20 minutos e é extremamente focada em gameplay, ao ponto de nem querer introduzir o mundo e personagens do jogo, então vou só copiar o que está na Steam.

O ano era 2045 e a humanidade estava em um estado de suspensão que permitia o desenvolvimento da tecnologia, mas intensificava a divisão social entre ricos e pobres, os “Haves” e os “Have Nots”.

Dentro das classificações dos últimos, cresceu uma facção que planejou a Grande Restauração – um evento repleto de primitivismo que mudaria o curso da humanidade.

Os Thousand Plateaus lançaram duas armas de destruição em massa, desencadeando uma guerra nuclear mundial.

E assim, a Grande Restauração foi realizada.

Entra em cena o nosso Protagonista, um membro novato de uma empresa militar privada encarregada de lidar com o agravamento da situação.
Cabe a você descobrir a verdade por trás do amor em um mundo devastado e se a humanidade é capaz de se transformar.

Agora, sobre o gameplay, é bem simples. Como mencionei, é um RPG de Turnos onde os personagens usam armas de fogo. Para entrar em combate, basta mirar no inimigo no mapa, esperar a precisão chegar a 99% e atirar o inimigo. E então entramos em um combate de turnos padrão. Se você jogou qualquer RPG em turnos, você sabe exatamente o que esperar, não há diferença alguma. Podemos dar ataques normais, usar habilidades que custam SP (“mana”), se defender, etc.

Uma coisa interessante é a possibilidade de usar as coberturas do mapa para se esconder dos inimigos e entrar em combate através disso. Fazendo isso, os personagens iniciam o combate se cobrindo e os inimigos não conseguem atingir os bonecos.

Mais para frente na demo, é possível dar comandos para os seus companheiros, fazendo-os entrarem em cobertura.

Os três personagens disponíveis da demo utilizam diferentes tipos de armas, e os inimigos possuem fraquezas baseadas nisso e levam mais dano. As habilidades são um tanto variadas também, podendo ser tiros únicos ou varados. Me pergunto se no jogo final teremos personagens que não utilizem armas de fogo.

O mapa do jogo é bem cru, com um motion blur no talo. Não há muitos detalhes nos cenários, é algo bem em desenvolvimento inicial, não há muito o que comentar. A música, as duas que temos, são boas. Não parecem ser apenas restos de Persona que o Meguro jogou aqui. Eu testei a demo no Steam Deck e rodou muito bem, dentro do possível, já que o produto está bem cru.

Por fim, acho válido mencionar que a interface da demo é bem diferente da que é apresentado no trailer, então não sei dizer se a versão que testei é uma mais antiga do que a que será lançada no dia 24. Entrei em contato com a representante, mas, até o momento em que escrevo, não obtive resposta.

Apesar de demo ser um produto bem cru, Guns Undarkness demonstra potencial, tenho certeza que o conhecimento do Meguro em Persona e Shin Megami Tensei será crucial para o desenvolvimento desse jogo e que poderá trazer algo bem único para o título, com previsão para entrar em Acesso Antecipado ainda esse ano.

Conheça a Nuuvem

Compre com a Nuuvem e ajude o Game Lodge!