Impressões: Project Colonies: MARS 2120 – No caminho certo

Escrito por Arthur Tayt-Sohn
Crítica

Desenvolvido pela QUByte Interactive, conhecida por publicar jogos clássicos, Project Colonies MARS 2120 é um projeto da casa inspirado em jogos como Metroid e Castlevania, o “subgênero” mais conhecido como metroidvania.

Tive a oportunidade de receber uma chave do acesso antecipado do jogo, que atualmente está em sua versão 0.71.7. Ou seja, o jogo ainda tem um longo caminho de desenvolvimento pela frente e essa análise se limitará ao que ele apresenta hoje.

O projeto Colônias

Ambientado no século XXII, a humanidade finalmente desenvolveu a tecnologia que permitiu viagens tripuladas para outros planetas. Como forma de aliviar o problema de superpopulação da Terra, humanos se estabeleceram em colônias em três planetas: Marte, Vênus e Júpiter.

Após um tempo sem conseguir comunicação com a colônia de Marte, a Terra recebe um sinal de socorro e cabe a você, no papel de Anna “Treze” Charlotte, investigar o que aconteceu na Primeira Colônia.

Chegando no planeta, encontramos uma estação infestada de monstros e devemos explorá-la para descobrir a causa desse desastre.

Explorando Marte

O jogo é um tradicional metroidvania, ou seja, você deve explorar diversas áreas interconectadas. Como em clássicos do gênero, algumas delas vão exigir que você adquira algumas habilidades especiais para ter seu acesso liberado.

Essas áreas contam com inimigos que alternam de acordo com a área onde você está. Por exemplo, nas cavernas você irá encontrar com mais frequência monstros desse elemento. Você também encontrará humanoides armados que possuem ataques de elementos variados.

O combate do jogo se alterna entre curso alcane, com socos e chutes, além de armas que você pode alternar rapidamente durante o combate. Até onde foi possível jogar, encontrei uma arma do elemento neutro, além de uma de eletricidade e uma de gelo.

Também existem habilidades elementais que servem tanto para combate quanto exploração. Por exemplo, uma habilidade do elemento eletricidade permite energizar caixas para que elas se tornem plataformas flutuantes. Também é possível se locomover entre cabos de eletricidade com um dash elétrico.

A QUByte mostrou competência em entender como funciona um metroidvania, mas incluindo seus próprios elementos originais. O jogo no atual estágio de desenvolvimento já apresenta uma variedade satisfatória de recursos de exploração e combate.

Pude encontrar inimigos que são imunes a determinados elementos, me forçando a alternar meu equipamento, por exemplo. Além disso, pude perceber que alguns inimigos já reagem ativamente às minhas ações, como ativando um escudo ao ser atacado por armas de longo alcance.

Há também o incentivo entre alternar entre ataques de longa e curta a distância. Alguns inimigos são vulneráveis aos poderosos chutes de Anna e são facilmente atordoados e deixados fora de combate por um tempo, permitindo que você foque em outros inimigos.

Alguns pontos que precisam ser melhorados são o balanceamento, já que é praticamente impossível morrer para golpes comuns dos inimigos, porque a protagonista está bastante resistente.

Também senti que em alguns pontos não há razão para perder tempo em combates, como na caverna de gelo onde encontrei um golem gelado que me tomava tanto tempo de combate que compensava mais ignorá-lo e seguir adiante, já que ele não deixa uma recompensa que valha a pena lutar.

Mas é importante lembrar que o jogo está em acesso antecipado e certamente a desenvolvedora está colhendo feedbacks e esse ponto poderá ser melhorado em versões futuras.

O importante é que o projeto já apresenta um nível de polimento muito bom para a versão em que ele está. E pelo que eu vi em trailers e imagens de prévia, eu só arranhei todos os recursos e habilidades que ele irá disponibilizar na versão final.

A exploração está satisfatória, com ambientes bastante distintos entre si e que incentivam que o jogador explore cada canto, retorne a alguns pontos do mapa que antes eram inacessíveis, etc. O jogo conta com um mapa que indica com ícones e cores os locais inacessíveis, permitindo que você identifique com facilidade onde retornar quando adquirir uma nova habilidade.

Outro ponto interessante que a QUByte teve o cuidado é a aprendizagem das novas habilidades. Em cada área onde você as encontra, você chega por um caminho acessível, encontra a habilidade e apenas precisa ler um rápido texto de tutorial. A saída dessa área sempre será utilizando essa habilidade recém adquirida, o que é uma ótima forma de aprender como utilizá-la.

Um ponto negativo e que gostaria que fosse melhorado é a fluidez da exploração em alguns pontos, que possuem bastante telas de loadings durante a transição de algumas áreas. Fãs de metroidvania certamente se sentirão incomodados com essa quebra de ritmo que os loadings impõem.

Eu me senti bastante confortável com o jogo por já ter experiência no gênero, mas também achei ele bastante amigável para iniciantes. Ele é bem claro e simples nas instruções, possui uma hud que indica as habilidades que você possui e quais botões utilizar para ativar. A troca de equipamentos é rápida e descomplicada.

Ao mesmo tempo, o jogo vai beneficiar aqueles mais curiosos que gostam de explorar diversos tipos de combinações. Com as habilidades de eletricidade por exemplo, já consegui executar alguns combos usando dashes em diversas direções.

Além disso, o jogo já conta com um boss que exige uma condição específica para ser derrotado, não bastando apenas gastar todos os seus recursos causando dano, o que também vai exigir mais do jogador.

No caminho certo

Após jogar e rejogar algumas vezes, encontrei um jogo que demonstra maturidade nas escolhas de design e mecânicas. Em seu atual estágio de desenvolvimento, encontrei escolhas muito conscientes do que o jogo quer ser.

Naturalmente que ainda há muito a ser feito e melhorado, mas Project Colonies: MARS 2120 tem um grande potencial. As estruturas básicas de um bom metroidvania estão todas aqui, de forma competente.

Project Colonies: MARS 2120 tem lançamento previsto para 2023 e já se encontra em acesso antecipado na Steam, que você pode conferir clicando aqui. Caso tenha gostado do projeto, considere adquirir o jogo para dar aquele gás no financiamento do projeto. E fiquemos de olho para mais novidades desse projeto promissor.

Nome do jogo:

Project Colonies: MARS 2120

Publisher:

QUByte Interactive

Desenvolvedora:

QUByte Interactive

Plataformas Disponívies:

PC

Esta crítica foi escrita usando uma key enviada para o Game Lodge