Fundada em 2009 e adquirida pela ZeniMax Media em 2010, a Machine Games é um dos estúdios que compõe o grupo que foi adquirido pela Microsoft. Desde que se juntou a ZeniMax, o estúdio trabalhou basicamente com a franquia Wolfenstein, até que em janeiro de 2021, a Bethesda anunciou que a Machine Games está trabalhando em um jogo do Indiana Jones. Contudo, desde o anúncio do projeto, a mais de um ano atrás, não se teve mais notícias a respeito do jogo. Até que na última sexta-feira (24), o site Gamereactor.ue postou uma entrevista com o produtor executivo, Jerk Gustafsson, da Machine Games e com isso recebemos algumas informações a respeito do projeto. A principal delas foi que o jogo está se inspirando principalmente em Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida (1981), o filme preferido de Jerk.
“Para mim é o Caçadores da Arca Perdida, com certeza. É nele em que os personagens principais são estabelecidos, e onde eles criaram os pilares que o resto dos filmes basicamente se sustentam. Eu também acho que é o melhor filme, é um filme de aventura clássico. Nós estamos olhando bastante para Caçadores da Arca Perdida enquanto desenvolvemos o jogo.” disse Jerk Gustafsson durante a entrevista.
Além disso, durante a entrevista, perguntaram a Jerk a respeito da percepção da franquia dentro cultura pop atual e como os diferentes filmes podem muda-la com o tempo.
“Deus, é uma questão difícil. Tenho certeza que vai até certo ponto, e tenho certeza que [O Reino da] Caveira de Cristal fez isso até certo ponto, mas eu realmente não penso muito a respeito disso. Obviamente nós olhamos para todas as coisas, olhamos para os filmes, mas não apenas os filmes, nós olhamos um pouco para os jogos antigos, quadrinhos… Nós temos apenas que ter certeza que qualquer coisa que a gente fizer vai se encaixar com a lore e que nós contamos uma história que funcione com a lore e que de forma alguma cai em contradição com a lore. Mas, quando diz respeito ao meu favorito, sim é Caçadores [da Arca Perdida]. Eu também amo A Grande Cruzada, eu acho que é tão legal com o Sean Connery nesse filme. Mas há muitas coisas boas em praticamente todos os filmes, você só precisa encontrar as peças que deseja usar.” responde o produtor.
O jogo de Indiana Jones continua sem data de lançamento e sem plataformas anunciadas, mas ao menos podemos ter uma noção de qual será a base utilizada para a criação do jogo. Além de ser um pouco reconfortante saber que as pessoas por trás tem apego a franquia e tenham esse cuidado com tudo que a envolve.