Originalmente lançado para o Xbox Original, Metal Wolf Chaos, um dos jogos desenvolvidos pela From Software antes de seu sucesso com Dark Souls nunca saiu fora do Japão. Ele continuaria assim se não fosse a Devolver Digital, que relançou em remaster permitindo que possa ser jogado em todo o mundo em diversas plataformas com alta definição. Uma surpresa que ninguém pediu, mas que pode surpreender muita gente, pois Metal Wolf Chaos é muito mais divertido do que ele merecia ser.
Digo que ele não merecia ser divertido pelo conjunto da obra. A ideia por si só parece uma boa piada que você ri na primeira vez que descobre e cansa na terceira vez que contam. Metal Wolf Chaos é um jogo em que o presidente dos Estados Unidos usa um mech para enfrentar o seu Vice Presidente que deu um golpe de estado e tomou o controle do país. Antes do fim da segunda missão, essa piada é usada até se esgotar e só sobra a mecânica que a primeira vista não funciona tão bem.
É um jogo de mech em que cada fase se passa em algum local dos Estados Unidos, às vezes é necessário destruir outros mechs, em outros momentos precisa destruir objetos específicos ou tudo o que for do inimigo, e jogando da maneira errada isso pode ser bem cansativo. A partir do momento que o jogador percebe os controles, onde fica a vida e escudo do mech e as melhores maneiras de cumprir cada parte do objetivo o jogo funciona muito bem, o problema é que essa maneira nunca é apresentada pelo game, o “click” precisa vir sozinho e isso pode afastar muita gente logo de começo.
Eu fui uma dessas pessoas. Eu tive que voltar a jogar dias depois da minha primeira tentativa pois de começo eu odiei tudo nele. Eu não tinha me tocado que era necessário escolher bem as armas para sempre ter munição e também não sabia o que definia minha vida e meu escudo, e acabei gastando muito mais tempo do que era necessário nos objetivos e foi dessa maneira que aprendi.
Metal Wolf Chaos em parte é sobre saber as armas que vai usar, ser rápido na hora de trocar elas e escolher bem o que vai fazer primeiro e quem vai atacar. Com o tempo você percebe que até mesmo armas podem ser usadas tanto para ataque quanto defesa e fazer missões se torna uma busca por pontuação e velocidade de uma maneira muito funcional.
Caso você morra é preciso refazer a missão desde o início e é impressionante o quão melhor e mais rápido você consegue ser numa segunda tentativa. O jogo te empurra a agir assim, a focar no que importa e conseguir derrotar o máximo de inimigos da maneira mais eficiente possível. Foi o que mais me chamou atenção nele, mesmo tendo problemas, Metal Wolf Chaos é mecanicamente “tranquilo” e complexo ao mesmo tempo e se permite ser leve o suficiente para ser divertido e casual.
Dessa maneira, é fácil indicar ele a todos os que gostam de experimentar jogos diferentes ou jogos antigos, até porque, todo o sentimento de jogos da geração PS2,GC e Xbox está fortemente presentes em Metal Wolf Chaos XD. Um remaster surpreendente que ninguém pediu mas só é preciso um pouco de esforço para entender o quão bom é ele existir.
Metal Wolf Chaos XD está disponível para Playstation 4, Xbox One e PCEstá indicação foi feita em base de uma cópia cedida pela Devolver Digital ao Game Lodge