Indicação – Sword of Ditto

Por Ramon Davi

The Sword of Ditto é um jogo roguelite onde uma ilha chamada Ditto tem uma maldição que faz com que a cada 100 anos uma bruxa chamada Mormo tenta destruir a ilha. Na tentativa de salvar a ilha, entra nós, jogadores, com a espada de Ditto.

O jogo é bem simples. Com inspiração nos jogo da franquia Zelda e em rogue lites, o jogador a cada morte volta após 100 anos com um novo personagem, o mesmo acontece caso ganhe da Momo. Com isso a modificação do mapa irá sempre ser diferente e as falas do npcs mudarão dependendo de você ter morrido ou ganhado.

O combate de Sword of Ditto é básico, o jogador pode bater fazendo um pequeno combo ou rolar para desviar de ataques inimigos. Evoluindo sua espada com o EXP dos inimigos você poderá ganhar novas habilidades de combate. Além da espada, temos os brinquedos, armas secundárias que você pode comprar ou fazer as dungeons de brinquedo para conseguir. Cada uma tem uma mecânica própria, elas vão de pistolas de água até um item que permite o personagem ficar gigante que podem ajudar em puzzles e combates.

Entretanto, o mais impactante em Sword of Ditto é a sua beleza, desenhada à mão de uma forma cartunesca e bonitinha, por si só ela torna o jogo mais agradável e facilita até mesmo a não perceber sua repetição. Cada detalhe, personagem e item carrega consigo carrega um visual que parece ter sido retirado de algum desenho do Cartoon Network e isso funciona muito bem com suas mecânicas.

Sword of Ditto era um jogo em que eu não esperava nada. Pensava que seria banal e sem graça, mas me surpreendi muito com side quests pequenas e uma gameplay cativante. Mesmo sendo muito repetitivo já que demora para pegar novas habilidades, é um bom jogo para passar o tempo e relaxar. Se não bastasse as mecânicas, ele vale muito apena por sua beleza que acompanha o jogador em cada evolução e partida que o torna ainda mais agradável.