Valheim já é um tremendo sucesso em diversos sentidos. O jogo survivor e de exploração no mundo viking conseguiu, com simplicidade, chamar atenção de forma que jogos com nome como Connan não conseguiram. Entretanto, essa conquista não foi atoa, Valheim é, sem dúvida, um jogo especial e merece a indicação.
Ainda em early access, é difícil apontar algo realmente grande que precisa ser acrescentado ou resolvido. O ponto de Valheim é justamente simplificar alguns detalhes e dar mais liberdade a outros. Tudo isso mantendo as mecânicas comuns do gênero como construção de base, criação de item e a necessidade de procurar por recursos. Elementos que o jogo também trabalha com pequenas diferenças.
Valheim é focado em sistemas e em como o jogador pode trabalhar com eles. Dessa forma, quebrar árvores além de coleta de recursos, também é sobre derrubar e poder acertar outras árvores, inimigos e até o jogador com a sua queda.
Com a liberdade de construção, construir uma base ou casa permite que o jogador seja criativo para resolver e contornar os problemas que o jogo dá como dificuldade. Uma fogueira dentro de casa, algo comum em jogos do gênero, se não for bem planejada,pode matar o jogador sufocado. É preciso criar janelas e aberturas de ar da mesma forma que o jogador precisa se preocupar em proteção para sua base, pois criaturas podem atacar e destruir tudo.
Essa ideia de permitir criatividade para enfrentar os problemas é a base de Valheim e funciona muito bem. É um método de game design que aos poucos ganha mais força e estão presentes em jogos como Breath of the Wild, é como se a base do mundo fosse construída para que tudo dialogue entre si. Jogos baseados em sistema.
Dessa forma, o jogo de sobrevivência Viking deixa de ser apenas sobre cumprir objetivos e trabalhar da maneira que o jogo quer que você trabalhe para sobreviver, ele é um playground de sobrevivência que até mesmo comer deixa de ser uma necessidade, e sim estratégia.
Ele é tão focado nessa ideia de não obrigar o jogador a ser de uma maneira específica, que comida deixa de ser sobre matar fome e sim aumentar vida e suas melhorias de personagem fogem de pontos e atributos e melhoram conforme são usadas.
São esses elementos que tornam o jogo tão especial e que dão sentido ao sucesso que tem feito, uma coleção parruda de sistemas que conversam muito bem e garantem que o jogador não vai apenas replicar o que os desenvolvedores querem. Ele é sobre exploração da melhor maneira, pois realmente faz diferença aprender sobre o mundo e experimentar formas diferentes de agir.
Valheim é praticamente o jogo de survivor atualmente e é uma indicação forte para todos que gostam do gênero. Principalmente se tem amigos para jogar, já que tudo isso pode ser jogado online e funciona muito bem. Valheim é especial e pode se tornar ainda mais até seu lançamento oficial.
Valheim está disponível para PC em Early Access
Está indicação foi feita em base de uma cópia cedida pela assessoria ao Game Lodge
Confira mais posts como esse clicando aqui