Jackbox Party é uma franquia de party games que tenho bastante carinho. São jogos que misturam as dinâmicas de jogos de tabuleiro com gameshow de programa de auditório e sempre que jogo com grupos de amigos em confraternizações, todos se divertem horrores.
Cada coletânea traz jogos variados e bastante casuais, porém divertidos e muito amigáveis para quem não tem costume de jogar videogame e pela a interação com o jogo ser totalmente através de um navegador acessado pelo celular ou computador facilita muito o acesso. Porém, as vezes tive problemas em jogar alguns jogos com amigos que não entendem de inglês.
Alguns jogos funcionavam bem apenas com a intuição visual ou com alguém traduzindo o que deveria ser feito, mas outros acabava sendo um ato que quebrava muito a dinâmica.
Durante a gamescom latam conversei com Andy Kniaz, Vice-Presidente Internacional, e Belia Portillo, Gerente de Marketing Global. Ambos estavam lá para apresentar a franquia para o público Brasileiro e falar sobre os planos para a localização da franquia.
Atualmente temos duas coletâneas 100% localizadas em português, o Jackbox Party Pack 10 e o Jackbox Party Starter. Sendo os dois jogos mais recentes.
O Jackbox Party Pack 10 contém cinco jogos distintos nessa pegada de boardgame com programa de auditório, já o Party Starter, como o nome sugere, é uma versão com apenas três jogos, porém mais barata. Como um dos jogos do Party Starter é o Tee K.O 2, que veio do Party 10, temos um total de sete jogos localizados para PTBR.
O Party Starter contém 3 jogos já existentes, selecionados com o propósito de ser uma apresentação do que Jackbox Party pode oferecer: Temos o antes citado Tee K.O 2, cujo é sobre desenhar e escrever prompts para criar uma camisa, temos o o Quiplash 3 que é sobre responder prompts de maneiras engraçadas para receber votos dos amigos, e Trivia Murder Party 2 que é um jogo de quiz com dinâmicas de mini games entre as perguntas.
Recebemos o código do Party Starter e joguei algumas partidas dos jogos presentes com um grupo de amigos para ver como estava a localização
Meus maiores problemas com jogar Jackbox Party com quem não entendia inglês, era que mesmo traduzindo ou o jogo ser simples o suficiente pra pessoa intuir bem, a parte do gameshow se perdia. Os jogos costumam ter um narrador ou apresentador que comenta o jogo com diversas piadinhas, o que é metade da graça dos jogos. E com as vozes em português e bem localizadas, essa parte se mantém.
As vozes que dublam cada jogo do Party Starter são bem divertidas e combinam bem com a tematica dos jogos. Piadinhas localizadas e boa dublagem faz com que todo o aspecto “gameshow” brilhe aqui
Além disso, o jogo tem opções de idioma in game, deixando você alterar o idioma dentro do próprio jogo ao invés de escolher automaticamente baseado no idioma do sistema, algo que deveria ser padrão de todo jogo mas infelizmente não é.
A parte da localização vai além de referências brasileiras na apresentação, mas está incorporada no jogo todo.
Trivia Murder Party pode lançar perguntas como “Qual dessas novelas da SBT não são mexicanas?” ou “O que diz a letra M no abecedário da Xuxa?”
Os jogos em si não são os meus favoritos da franquia, mas é uma boa seleção para apresentar Jackbox e variada o suficiente.
São jogos casuais e completamente voltados para se jogar em ocasiões sociais, seja em confraternizações presenciais ou numa chamada no Discord com um grupo de amigos.
É aquele tipo de jogo que dificilmente você jogará dezenas de horas a fio, mas de tempos em tempos pode voltar pra ele e se tornar um lugar de conforto.
O ponto mais forte é que, devido a simplicidade, é muito fácil apresentar esses jogos para quem não joga videogame.
Bem, conversando com Andy e Belia, se nada der errado a gente pode tomar como garantido todos os novos jogos chegarem localizados. Em questões de retroatividade temos um grande “depende”.
Existe sim a possibilidade de localizar jogos mais antigos, mas esses são um tanto mais difíceis pela logística e dependeria muito da recepção que a franquia receber no Brasil após a localização.
O que me anima é que com a vinda do Party Starter, existe a possibilidade de vir outras coletâneas revisitando jogos antigos específicos, o que seria uma forma de localizar alguns títulos antigos que se beneficiariam muito de uma localização.
O próprio Trivia Murder Party era um jogo que tinha dificuldade de jogar com algumas pessoas devido a barreira linguística e cultural, e hoje, é um dos jogos mais divertidos para jogar casualmente com diversos grupos de amigos.