Melty Blood: Type Lumina é o jogo de 2021 para Guilherme Santos

Por Guilherme Santos

Melty Blood Type Lumina é um jogo de luta 2D desenvolvido pela French Bread e publicado pela Delightworks em 30 de setembro de 2021. Melty Blood é um jogo de luta spin-off de uma visual novel chamada Tsukihime, que recebeu um remake chamado Tsukihime: a piece of blue glass moon em 2021, e como um side game para promover o lançamento da Visual Novel, um novo Melty Blood também foi lançado, com gráficos e mecânicas atualizadas.

O que me faz escolher Melty Blood: Type Lumina como meu jogo favorito em 2021, envolve uma série de motivos diferentes que eu vou tentar explicar aqui.

Não só pelo fato de eu não ter jogado tantos lançamentos de 2021 assim, e outros amigos do Game Lodge acabarem falando de outros jogos que eu escolheria (…Final Fantasy XIV: Endwalker também é meu verdadeiro jogo do ano) e eu querer deixar um pouco mais variado trazendo uma escolha inusitada até, por isso eu escolhi Melty Blood.

Porém, um dos outros grande motivos pela escolha desse jogo foi que em 2021 foi o ano em que eu comecei a mergulhar em mídias relacionadas a TYPE-MOON, uma desenvolvedora japonesa mais conhecida pelas suas visual novels e extremamente famosa pela franquia Fate.

Eu comecei lendo a visual novel de Fate Stay/night e assistindo aos animes e filmes (e jogado FGO…) e aos poucos começando a criar interesse nas outras franquias da Type-Moon, como Tsukihime, Mahou Tsukai no Yoru e Kara no Kyokai. E mais recentemente ter começado a ler Tsukihime: A piece of blue glass moon, e ter criado grande simpatia com os personagens, história, musica e o mundo da série num geral, fez com que eu visse Melty Blood com outros olhos.

Eu facilmente poderia dar o meu jogo do ano para Tsukihime: A piece of blue glass moon… se o jogo estivesse completamente traduzido, no momento a visual novel conta apenas com uma tradução de fãs dos 5 primeiros capítulos da história, e eu achei que não seria uma boa escolha colocar um jogo que não está traduzido oficialmente ou completamente traduzido, e que eu obviamente não joguei até o final pelo motivo citado acima.

Outro motivo que me faz escolher Type Lumina é pelo fato de eu realmente gostar muito de jogos de luta. Mais cedo no ano tendo jogado bastante Guilty Gear Strive, e mais recentemente tenho jogado Blazblue: Centralfiction e entre outros, apesar de eu não ser um jogador excepcional de Fighting Games, eu curto demais jogar ocasionalmente.

Melty Blood Type Lumina é um anime fighter bastante focado em movimentação, e eu acho que esse foi um dos motivos de eu acabar gostando mais Melty do que qualquer outro Fighting game, eu realmente gostei demais de como o jogo funciona, as mecânicas e a variedade de coisas que se pode fazer durante as partidas envolvendo as Moon Skills, Moon Drives, Blood Heat, Arc Drivers e Last Arcs e entre outros, eu acho que Melty consegue ter uma identidade própria com isso.

O jogo é incrivelmente divertido, e é muito gostoso de jogar, os controles são fáceis de entender, ele tem mecânicas bem únicas, uma meio besta, mas que eu gosto demais, é como você pode se movimentar pelo estágio antes mesmo do round começar, podendo escolher em qual lado da tela você quer ficar, só tem que tomar cuidado para não se colocar em situação de desvantagem logo no começo da partida.

Eu também acho Melty lindo demais, esteticamente falando, os visuais, a interface, os menus são feitos com muito capricho, o jogo tem uma atmosfera pegou emprestado de Tsukihime que é simplesmente fenomenal, todos os estágios do jogo são maravilhosos, os sprites/pixel art 2d dos personagens são muito boas, eu também gosto demais da possibilidade de editar as cores de cada personagem isso adiciona muito charme ao game.

O jogo conta com diversos modos diferentes, que agregam muito mais pro fanservice, o modo história do jogo tem ótimas interações entre os personagens, o modo arcade e entre outros, ótimas ilustrações como recompensas, existe uma moeda in-game que pode ser usada para comprar vários tipos de itens customizáveis e ilustrações.

Outro grande fator, e um dos que faz a franquia ser relativamente conhecida, é a trilha sonora. A musica desse jogo e dessa franquia em um geral é espetacular, o compositor do jogo “Raito” fez um excelente trabalho aqui, mesmo que o jogo não te atraia por ser um jogo de luta recomendo demais ir dar uma escutada na trilha sonora por que é incrível demais.

Obviamente ele não é perfeito quando comparado a outros jogos, ele tem sim vários problemas como a própria mecânica de shield/counter, que a princípio é uma ferramenta muito legal de usar, mas o pessoal começou a abusar demais e percebendo a quão quebrada é essa mecânica.

O Online do jogo, apesar de sim ter Rollback Netcode, não é muito bem implementado e diversas partidas sofrem de lag constante, eu por sorte jogando com amigos e com outras pessoas ao redor do mundo não tive lá tantos problema com lag, porém encontrei sim várias partidas aonde a conexão com o oponente era ótima e ainda sim sofria de lag.

Hoje em dia o online do jogo está bem decaído, não há tantas pessoas online para jogar contra, e apenas oponentes com 1 barra de conexão, com a chegada das recentes DLCs o jogo deu uma revivida, mas ainda sim, a gama de jogadores online é bem escassa, infelizmente.

E um dos principais problemas, é que não importa com qual personagem você jogue, meio que cada um parece o mesmo, todos tem skills e supers diferentes, mas no neutro, ou fazendo combos, muitas das vezes você pode só abusar do auto combo, e meio que todos os personagens parecem meio igual um ao outro em gameplay, meio que tirou um pouco da variedade de cada personagem.

Mas além disso e ainda acho Melty um ótimo jogo de luta extremamente divertido, ele tem problemas sim, mas não acho que são tão ruins assim ao ponto de ficar injogável, eu só acho que ele precise de mais ajustes e patchs que consertem o que a comunidade tem pedido.

Eu realmente acho que o jogo pode ter um futuro muito bom, visto a gama de personagens que eles podes estar adicionando como DLC, que inclusive todos os personagens do Season Pass são gratuitos, o que eu achei muito bacana da parte da desenvolvedora.

Eu acho que Melty Blood: Type Lumina faz um excelente trabalho em fazer um fanservice para os fãs da TYPE-MOON num geral, ver as interações dos personagens e jogar com personagens de outras séries como a Saber de Fate/Stay Night por exemplo foram experiências muito bacanas para me fazer continuar envolvido no multiverso de coisas da TYPE-MOON, ou como muitos chamam, o Nasuverse.

Até mais recentemente com a adição da Aozaki Aoko como personagem jogável, eu não ainda não li Mahou Tsukai No Yoru, mas o fato poder jogar com ela, me despertou muito mais interesse em ir atrás e ler a VN para saber mais sobre a personagem.

No final das contas Melty Blood: Type Lumina foi uma das melhores experiências que tive com videogames em 2021, justamente por estar tão imerso nesse universo da type-moon e por quê legitimamente esse jogo é incrivelmente divertido, é super fácil de começar a jogar, e é um ótimo fanservice para os fãs, tem uma trilha sonora absurda de boa, por isso eu recomendo demais para qualquer fã da type-moon e fãs de fighting games no geral.

Melty Blood Type Lumina está disponível para PC (Steam), PS4, Xbox One e Switch.